Avanços e Desafios para 2010 Janaina Sallas. Avanços e Desafios para 2010 Projeto (TC n°.37 OPAS/ANVISA, parceria CGLAB) Início: 06 de julho de 2005 Término:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDE NACIONAL DE MONITORAMENTO DA RESISTÊNCIA MICROBIANA EM SERVIÇOS DE SAÚDE: “REDE RM” Análise dos dados ENAVISS Salvador, BA outubro de 2009.
Advertisements

PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Thalita Antony de Souza Lima
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.

TREINAMENTOS PARA 2011 Calendário de Treinamento para RBMLQ-I 2011 Marcio Ribeiro de Paiva Coordenação-Geral da RBMLQ-I.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde Gerência de Investigação.
REUNIÃO REGIONAL NORDESTE 2° CICLO CONTROLE METROLÓGICO DE CRONOTACÓGRAFOS São Paulo 12 de julho de Camila Herzog Koch- Superintendente Surrs.
Ações de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde Cíntia Faiçal Parenti Agência.
Gestão de medicamentos
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
Programa Nacional de Tecnologia Educacional PROINFO DCE/SEB/MEC Curitiba, novembro de 2012.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
1. Programa Gás Legal reuniões pelo Brasil. - Mais de pessoas presentes. + de 50 palestras para autoridades, funcionários de distribuidoras.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
Plano de Atenção Oncológica: o lugar da Oncologia Pediátrica
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
Fórum Nacional do CONFAP Apoio a C, T & I no Brasil em parceria com os Estados Resultados e Perspectivas Brasilia, 10 de março de 2016.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Rede Sentinela e PNSP Seminário de Segurança do Paciente e as Redes de Atenção à Saúde Alessandra Pessoa Gerência de Monitoramento do Risco Gerência-Geral.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Coordenadora de Programas Estratégicos do SUS - COPES/DSNVS/ANVISA
E-Saúde e o SUS Reestruturação dos sistemas de informação em saúde do MS em busca de um SUS eletrônico: Cartão Nacional de Saúde e-SUS Hospitalar e-SUS.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde São Paulo, 8 de outubro de 2009.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
A ATENÇÃO DOMICILIAR E A ATENÇÃO HOSPITALAR Ana Maria Malik CONGRESSO REGIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE - CENTRO OESTE, SUL E SUDESTE 15/04/2015.
Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECO II Reunião de Coordenação da Rede ePORTUGUÊSe Evolução da Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil Maputo, 18 de novembro.
Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial Outubro de Cristina.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Perfil da Regulação de Neurocirurgia em Urgência no Município de São Paulo Hilário SG, Lopez Camanho ED, Salomão SHC, Tavares RGNS, Nomiyama IC Sec. Municipal.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Curso a distância Disseminadores de Educação Fiscal
BIOSSEGURANÇA Enfª Patrícia Lemos Mestre em Enfermagem Especialista em Formação Pedagógica Superior na Área de Saúde.
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Projetos estratégicos COGEF ARP – Aceleração da Realização dos Projetos Produto 6.09: "Sistemas Integrados de Planejamento e Finanças" ARP – Aceleração.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E ENFRENTAMENTO DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE BRASÍLIA, 26 DE JANEIRO DE 2017.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

Avanços e Desafios para 2010 Janaina Sallas

Avanços e Desafios para 2010 Projeto (TC n°.37 OPAS/ANVISA, parceria CGLAB) Início: 06 de julho de 2005 Término: 30 de dezembro de 2009 Programa Nacional de Controle de Infecção Hospitalar 3° Desafio Global da Aliança Mundial pela Segurança dos Pacientes

Avanços e Desafios para 2010 Estrutura na formação I.114 Hospitais Sentinelas e Colaboradores; II.Coordenação Estadual do Projeto RM (VISA, gestor do SINAIS, CECIH, VE, LACEN e Coordenações Municipais); III.Colaboradores AMPA AC RO MT MS SPSP MGMG ES RJRJ BA GO DF TO MA PIPI CE RN PE PB AL SE RR AP PR SC RS Norte Centro-Oeste Nordeste Sul Sudeste Legenda Regiões nº hospitais nº hospitais Rede RM

Avanços e Desafios para 2010 Termo de Adesão - Critérios de exclusão de hospitais colaboradores da Rede RM desao_final.pdf 1- Deixar de ter ou atender ou notificar ou implantar ou enviar: Laboratório clínico próprio implantado. Critérios definidos pela Portaria MS n° 2616, de 12 de maio de Resolução da Diretoria Colegiada – RDC/Anvisa n° 302, de 13 de outubro de À Coordenação Nacional, Estadual e Municipal da Rede RM as infecções hospitalares, perfil de resistência microbiana e surtos sob monitoramento da Rede RM. Programa de Controle Interno da Qualidade - CIQ no Laboratório Clínico. Resultados CIQ dos Laboratórios Clínicos à Coordenação Nacional, Estadual e Municipal da Rede RM. Metodologia para identificação e determinação de sensibilidade aos antimicrobianos padronizada pelo Clinical and Laboratory Standart Institute (CLSI).

Avanços e Desafios para 2010 Termo de Adesão - Critérios de exclusão de hospitais colaboradores da Rede RM 2- Deixar de ter ou atender ou notificar ou implantar ou enviar ou participar: Programa de Controle Externo da Qualidade - CEQ no Laboratório Clínico. LACEN as cepas inconclusivas sob monitoramento da Rede RM. Todos os envios deverão estar acompanhados das provas realizadas e resultados. Comunicar ao Coordenador da Rede RM do Hospital Colaborador qualquer situação que coloque em risco a qualidade dos dados gerados pelo Laboratório Clínico (produtos e serviços). Fluxos de informação entre os participantes da Rede RM. As alterações de seus participantes de suas instituições. VISAS e ANVISA quaisquer problemas de qualidade e desvio de uso (discos, meios de cultura, insumos, produtos, etc.). CCIH com SCIH implantado. Leitos de Unidade de Terapia Intensiva Procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade.

Avanços e Desafios para 2010 Estrutura Atual I.72 Hospitais Sentinelas e Colaboradores II.2 Coordenações Municipais de Resistência Microbiana III.5 Coordenações Estaduais de Resistência Microbiana AMPA AC RO MT MS SPSP MGMG ES RJRJ BA GO DF TO MA PIPI CE RN PE PB AL SE RR AP PR SC RS Norte 9 5 Centro-Oeste 12 6 Nordeste Sul Sudeste Legenda Regiões nº hospitais nº hospitais Rede RM

Avanços e Desafios para 2010 Metodologia I.Critério de Infecção de Corrente Sanguínea Primária (NNIS) II.Laboratório (CLSI) Metodologia I.Critério de Infecção de Corrente Sanguínea Primária (Nacional) II.Laboratório (CLSI)

Avanços e Desafios para 2010 Ações I.Padronização das metodologias por meio de capacitações (CCIH, VISA, Laboratórios, CECIH) 8 cursos presencias 3 cursos à distância II.Distribuição do CLSI 13 módulos III.Cepas de referências 9152 cepas distribuidas Ações I.Capacitações II.Distribuição do CLSI 4 módulos III.Cepas de referências Cepas ATCC INCQS IV.Avaliação Externa da Qualidade

Avanços e Desafios para 2010 Ações I.Elaboração de material científico Atualização do Manual de Microbiologia Elaboração de Manual de Interpretação dos Resultados de Testes de Susceptibilidade II.SINAIS 20 de maio de 2009 (Of. Circular 007/2009) 746 serviços de saúde foram cadastrados e somente 151 transmitiram pelo menos uma vez III.Planilhas Ações I.Elaboração e atualização de material científico II.Padronização de ferramenta informatizada

Avanços e Desafios para 2010 Ações I.Definição de Rede de Referência Ações I.Oficialização de Rede de Referência LRN, LRR, CC

Avanços e Desafios para 2010 Ações I.Edital de pesquisas Ações I.Elaboração de novos editais de pesquisas

Avanços e Desafios para 2010 Ações I.Coordenações Estaduais de Resistência Microbiana II.Retroalimentação Publicação de Boletim r/rede_rm/index.asp Ações I. Fortalecimento da Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar – CECIH II. Retroalimentação III. Integração com a Rede Nacional de Investigação de Surtos e Eventos Adversos - Reniss

Avanços e Desafios para 2010 Ações I.CURAREM Comitê Técnico Assessor para Uso Racional de Antimicrobianos e Resistência Microbiana, PORTARIA Nº 1.133/GM de 6 de Julho de 2005 II.CATREM Comissão de Assessoria Técnica em Resistência Microbiana em Serviços de Saúde PORTARIA Nº. 629, de 8 de Junho de 2009 Ações I.Fortalecimento do CURAREM e CATREM

MUITO OBRIGADA!