Observações críticas de Piaget à Chomsky e Vygotsky sobre as origens do pensamento e da linguagem Adrián Oscar Dongo Montoya.

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Transcrição da apresentação:

Observações críticas de Piaget à Chomsky e Vygotsky sobre as origens do pensamento e da linguagem Adrián Oscar Dongo Montoya

PESQUISAS DE PIAGET SOBRE O PENSAMENTO E A LINGUAGEM

Década de 20: trabalhos sobre a evolução e socialização do pensamento e da linguagem Explicação exógena dos seus progressos Décadas de 30 e 40: pesquisas sobre as origens sensório- motoras do pensamento e da linguagem Explicação endógena dos seus progressos Para o autor, existe uma evolução do pensamento científico de Piaget: dialética Hegel

Pesquisas de Piaget na década de 20 Pesquisas sobre a evolução e socialização do pensamento e da linguagem Para Piaget, nesta fase de suas pesquisas, a passagem do Egocentrismo infantil ObjetividadePensamento lógico Relacionada à linguagem socializada

Sucessão evolutiva do pensamento individual e incomunicável para o pensamento socializado: o progresso é atribuído à ação do meio social e da linguagem A aquisição da linguagem e a interação social (troca e cooperação entre indivíduos) estariam explicando, nessa época, a evolução do pensamento e da linguagem – explicação exógena

Pesquisas de Piaget nas décadas de 30 e 40 origens sensório-motoras do pensamento e da imagem mental transição da inteligência sensório-motora para a inteligência conceptual Para Piaget, a linguagem é uma construção da inteligência sensório-motora, preparada passo a passo, até se concretizar no período pré-operatório

No início do desenvolvimento da inteligência sensório motora, os comportamentos da criança apresentam-se sob a forma de esquemas reflexos Os esquemas reflexos começam a assimilar certos elementos exteriores e a ampliar-se em função de uma experiência adquirida sob a forma de reações circulares primárias

A criança assimila informações à cerca do uso dos objetos. Inicia-se aí uma segunda fase de reações circulares, as reações circulares secundárias, onde surgem as combinações de diferentes esquemas, que possibilitam ações voluntárias do bebê no uso destes objetos Na quarta fase há aplicação de meios já conhecidos para resolver situações novas. A criança começa a agir com intencionalidade, ou seja, direciona os objetos a uma determinada ação com uma finalidade específica

Na quinta fase, a criança faz experiências com os objetos do meio externo e descobre novos meios para resolver certas situações por experimentação ativa – reação circular terciária Na sexta fase, aparece a possibilidade da invenção de novos meios por meio de manobras ou operações simplesmente mentais

Na última fase da inteligência sensório-motora pode-se constatar a formação simultânea dos significantes simbólicos, na forma de gestos imitativos, que se prolongarão, transformando-se nas futuras imagens mentais A imagem mental se constitui como significante que se reporta a uma situação ou a um objeto particular, sem esquecer que este objeto também está relacionado a um esquema conceptual ou pré-conceptual

A capacidade de representação, o jogo simbólico, a imagem mental e a linguagem, enfim, a constituição da função simbólica (capacidade de representar um significado através de um significante) passará a refletir um sistema conceptual A aquisição da linguagem se encontra atrelada à constituição da capacidade humana de representar e, por isso ao exercício da função simbólica

Crítica ao inatismo: Debate Piaget-Chomsky

Para criar e demonstrar sua teoria de construção do conhecimento e, ainda, para chegar ao equilíbrio na interação homem e meio ambiente, Piaget desenvolveu uma análise crítica às teorias empiristas e inatista do conhecimento. Para os empiristas, a construção do conhecimento é resultado positivo das experiências concretas do homem com o mundo sensível, através da percepção. Nesse sentido, o homem nasce com a capacidade mental extremamente reduzida e apenas o contato direto com o exterior possibilita a assimilação e criação de conhecimentos. Por outro lado, os inatistas acreditam que o homem já nasce com sua estrutura cognitivo-biológica formada, ou seja, ela é inata ao ser humano, pois, ao nascer, o homem traz consigo a estrutura cognitiva necessária a construção de conhecimentos.

A crítica de Piaget aos empiristas parte do pressuposto de que toda a experiência, apesar de ser externa, depende de uma base cognitiva interna, que faz parte da estrutura biológica do homem e/ou que vai sendo construída no processo de desenvolvimento da inteligência. Para Piaget, embora a experiência sensível seja extremamente importante ao desenvolvimento cognitivo, ela não pode ser tomada como único mecanismo que viabiliza o processo de construção do saber.

Opondo-se também aos inatistas, Piaget afirma não ser possível que a estrutura cognitiva esteja completamente formada desde o nascimento, visto que grande parte dessa estrutura é construída e aprimorada a partir das experiências concretas. Ainda que alguns aspectos da cognição existam desde o nascimento, eles somente poderão desenvolver-se no contato direto com o mundo. Para Piaget, grande parte do conhecimento construído pelo homem é resultado do seu esforço de compreender e dar significado ao mundo. Nessa tentativa de interação e compreensão do meio, o homem desenvolve alguns equipamentos neurológicos herdados que facilitam o funcionamento intelectual.

A linguagem precede o pensamento? O Pensamento precede a linguagem?

O estudo da aquisição da linguagem tem uma longa história, porém nos últimos anos 30 anos, os trabalhos sobre o assunto têm crescido de maneira explosiva. Ninguém duvidaria de que o motor desse interesse foram os escritos de Noam Chomsky. ¿Quem é ele? Como lingüista, o objetivo central de Chomsky é construir uma teoria da linguagem. O estudioso filia-se a teoria gerativista.

Noam Avram Chomsky nasceu na Philadelphia, Pennsylvania em 7 de Dezembro de Começou a estudar cedo, no Oak Lane Country Day School e no Central High School. Na Universidade da Pennsylvania estudou lingüística, matemática, e filosofia. Em 1955, ele tornou-se Ph. D. na Universidade da Pennsylvania, entretanto, a maioria das suas pesquisas, que o levaram a este grau, foram feitas na Universidade de Harvard entre 1951 e Após, passou a lecionar no Massachusetts Institute of Technology, onde ele conquistou a Ferrari P. Ward Chair of Modern Language and Linguistics. Casou-se com Carol Schatz, em 24 Dezembro de 1949 e teve dois filhos. Noam teve uma grande reputação em lingüística. Aprendeu alguns dos princípios históricos da lingüística com o seu pai, William.

O Programa Gerativista As línguas naturais são um dote do ser humano, e apenas dele. Nenhum animal fala como nós falamos. Parece bastante plausível supor que a capacidade de falar uma língua tem conexão direta com o aparato genético do homem e que é isso que distingue o homem de todas as outras espécies. Supõe-se postular que o homem possui em seu aparato genético alguma coisa como uma faculdade da linguagem (gramática universal), alocada no cérebro, uma hipótese plausível que se presta a marcar a diferença fundamental entre os homens e os outros seres do planeta. Portanto, um dos pilares da Teoria Gerativa, é justamente o inatismo (núcleo fixo)– a concepção de que há uma dotação genética que nos capacita a adquirir e usar uma língua.

Nessa abordagem afirma-se que o corpo humano é composto por órgãos diferentes que desempenham funções diferentes, cada um deles com funcionamento específico. Baseando-se nesta conhecida estrutura do corpo humano, postula-se que mente/cérebro também é modular, isto é, é composta por módulos ou órgãos responsáveis por diferentes atividades. Afirma-se assim, que a faculdade da linguagem não é parte da inteligência como um todo, mas é específica. Uma conseqüência da postura inatista é que em determinado ponto, uma nova capacidade pode surgir sem um precursor óbvio na experiência acumulada da criança, tende-se adotar uma visão descontínua de outros aspectos do desenvolvimento.

Crítica ao reducionismo social: Debate Piaget- Vygotsky

Pontos de desacordo entre Piaget e Vygotsky Defende que tudo está fora do indivíduo; posteriormente, tudo passa para o seu interior, ele diz: “ O próprio mecanismo que subjaz às funções psíquicas superiores é uma cópia do social(...)”; Portanto,explica o desenvolvimento a partir da influência exterior; Essa lei transmite a crença que o autor tem na influência social como determinante do desenvolvimento psicológico;

Defende um ponto de vista empirista – o conhecimento vem de fora, foi construído por outros; Sua pretensão é mostrar como os homens mudam e como a cultura os modela; Desconsidera o trabalho construtivo do sujeito, embora critique os comportamentalistas; O autor não explica a atividade do sujeito que recebe a informação do exterior Vygotsky diz que os conceitos são o significado das palavras e que os conceitos científicos têm uma origem e um desenvolvimento distinto dos conceitos cotidianos;