1 DADOS EMPÍRICOS DO ENCCEJA LiSBOA. Coordenadora Pedagógica: Rejane Lima - Aplicação e Criação das Variáveis: Prof. Rita Maia 2  Foram aplicados 30.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Pedagogia da pesquisa-ação
Curso de novas tecnologias na escola
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Vídeo Educar – Rubem Alves
Projeto de Formação Continuada de Educadores
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Construindo uma identidade profissional
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Educação e Práticas Pedagógicas
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
Educação Ambiental - GPEEA
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Tecnologia e Educação.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Módulo 6 - Estudo de Caso e Plano de Ação Pedagógica
Portfólio de Estágio Supervisionado
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
A formação integral do cristão
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
O sujeito e suas singularidade
Tendência Progressista Libertadora
Projeto Institucional das escolas Salesianas
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
5 Princípios da Educação Libertária - Material de Apoio Educação Braslieira Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
Construindo a cultura educacional inclusiva
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Projeto de pesquisa apresentado
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
Planejamento de Ensino
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
Empreendedorismo Prof. Sedenilso Machado. Mestre em Organizações e Desenvolvimento – Unifae; Especialista em Marketing Empresarial – UFPR; Formado em.
I ENCONTRO DE LÍNGUA PORTUGUESA Formadora: Profª Lenís Almeida da Silva Perez Graduada em Letras Vernáculas - UEFS Especialista em Estudos Literários –
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Comitê Assessor Interinstitucional Novembro de 2009.
Transcrição da apresentação:

1 DADOS EMPÍRICOS DO ENCCEJA LiSBOA

Coordenadora Pedagógica: Rejane Lima - Aplicação e Criação das Variáveis: Prof. Rita Maia 2  Foram aplicados 30 inqueritos na turma ENCCEJA Lisboa.  A idade dos alunos compreendem uma média entre 30 a 65 anos  Para este tema contamos com 3 temáticas

3 Bom Caracterização do espaço 5 Razoável 25

4 Bom Razoável Mau Nulo Caracterização do horário

5 Apoio do aluno pela coordenação Bom Razoável Mau Nulo 3

6 Conteúdo das palestras Razoavel 3 Mau 0 Bom 24

7 Os Professores e Professoras ENCCEJA, além de obterem a licenciatura, contamos com pós graduados e mestres e doutorandos. Estão momentaneamente como voluntários empenhando para que sua missão educacional, trabalhando com método construtivista voltado para experiências de Paulo Freire, atribui importância ao momento pedagógico, mas com meios diferentes, como praxis social, como construção de um mundo refletido com o povo além de valorizar o diálogo como o elemento chave onde o professor e aluno sejam sujeitos atuantes.

8 Aconselharia este curso? NulosNãoSimTotal

9 Importância do curso para a percepção do Consulado como espaço de acolhimento

10 Assiduidade e pontualidade SIM - 29 ÁS VEZES - 0 NÃO - 0 NULO - 1

11 SIM - 27 ÁS VEZES - 1 NÃO - 0 NULO - 2 Há estímulo para a leitura e cultura em geral? Os temas ensinados nas aulas vão ao encontro da grade curricular do Encceja? SIM - 27 ÁS VEZES - 1 NÃO - 1 NULO - 1

12 SIM - 23 ÁS VEZES - 6 NÃO - 0 NULO - 1 As aulas presenciais contribuem para o melhor conhecimento? As aulas são bem preparadas? SIM - 27 ÁS VEZES - 1 NÃO - 0 NULO - 2

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire Coordenadora Pedagógica: Rejane Lima - Aplicação e Criação das Variáveis: Prof. Rita Maia 13