Empreende dorismo Enquadramento Histórico. empreendedorismo  As preocupações com a temática do empreendedorismo são relativamente recentes  O mundo.

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Empreende dorismo Enquadramento Histórico

empreendedorismo  As preocupações com a temática do empreendedorismo são relativamente recentes  O mundo encontra-se num momento de viragem histórica equivalente, embora a um ritmo muito mais rápido e mais complexo, à da época dos descobrimentos  Estas mudanças são radicais e manifestam-se a vários níveis: social, pessoal, político e económico

empreendedorismo  Neste contexto de mudança o desemprego tornou-se um problema cada vez mais evidente e foi para o tentar resolver que o tema do empreendedorismo apareceu, nos últimos anos do século passado  Já neste século, e através de um estudo europeu “O Eurobarómetro Flash 2004” ficou- se a saber que os europeus se mostram “relutantes em aproveitar oportunidades de emprego por conta própria e de atividades empresariais”

para contrariar esta realidade…  A Comissão Europeia propôs reformular a estratégia de Lisboa com a finalidade de atingir maiores índices de crescimento e emprego considerando como essencial promover uma cultura mais orientada para o fomento do empreendedorismo  O Conselho Europeu procurou “ a promoção do empreendedorismo entre os jovens, elemento chave do Pacto Europeu para a Juventude”

Como…  Portugal integra um espaço político, económico, social e cultural – União Europeia – onde a competição e a capacidade para competir são essenciais para vencer e para progredir e onde a criação de valor e o crescimento da riqueza são objetivos que fazem parte da planificação das organizações e das empresas, estas determinações também lhe são aplicadas

Assim…  Esta aposta no fomento do espírito empreendedor prende-se com o facto de se acreditar que esta é a chave para a criação de emprego, para a melhoria da competitividade e do crescimento económico  O tema do empreendedorismo generaliza-se e o Ministério da Educação lança o Projeto Educação para o Empreendedorismo com o claro objetivo de promover o empreendedorismo junto dos mais jovens, nas escolas

Empreendedorismo…nas escolas  É na escola que se pode aprender e treinar competências e atitudes que promovam uma relação positiva com o risco, o saber planear e calcular oportunidades e identificar ameaças, desenvolver a capacidade de tomar a iniciativa e inovar com responsabilidade e racionalidade.

Empreender…  Não é só criar empresas. Implica correr o risco de o fazer, mas também saber como o fazer. Planear, calcular oportunidades e identificar ameaças, possuir iniciativa e arrojo tanto como responsabilidade e racionalidade.