Gamificação do Ensino Seiji Isotani

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão da aprendizagem: metas, competências e resultados
Advertisements

Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional
Apresentando.
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Curso de novas tecnologias na escola
Por: Cristina de Fátima Silva
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
Discutindo práticas em Matemática
A APRENDIZAGEM EFETIVA
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Estratégias de Sucesso
Os Mediadores. Na aula anterior você estudou alguns dos principais conceitos de EaD. Nesta aula você aprenderá sobre as principais formas para mediação.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu. (John M. Richardson Jr.)
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
INF 1771 – Inteligência Artificial
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
AVALIAÇÃO.
Currículo por Competências e Habilidades.
Propostas de layout Modelo 1
educação NA ERA DIGITAL
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Webfólio União Educacional Minas Gerais
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Apresentação. Seja bem-vindo ao módulo Formação de Monitores.
Construindo o futuro do seu filho!
Trabalhando com Grupos
Criação de Ambientes Eficazes de Aprendizagem: sessão dois CONSÓRCIO STHEM BRAZIL LORENA, BRASIL May 29, 2014 Dr. Peter Dourmashkin Physics Department.
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Paula Cristina dos Reis
RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
Introdução à Didática 6a Aula Prof.: Pr. Kenneth Eagleton
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
GAMIFICAÇÃO ERIC SANTOS DE PAULA GLAUCIMAR SIQUEIRA
3ª Coordenadoria Regional de Educação
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Projeto de Orientação de Estudo - 2º ano (EF)
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Projeto de Capacitação em Pesquisa na Internet
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Wagner Vilas Boas de Souza Ministério da Educação
Professor Dr. Renato Vaz
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Experimentação Teóricos e conceituais Sociológicos, políticos, etc. É a prática? É o espetáculo? ilustra teorias? Demonstração ou verificação dos fatos?
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Taina Soares Sabino Orientador:Jurandyr Carneiro Nobre de Lacerda Neto IFSP CAMPUS ARARAQUARA.
Responsável Prof. Seiji Isotani Projeto de Recuperação da Disciplina Departamento de Sistemas de Computação.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

Gamificação do Ensino Seiji Isotani 5 segundos Seiji Isotani Laboratório de Computação Aplicada à Educação Universidade de São Paulo (USP)

Antigamente .... 15 segundos

Antigamente .... 10 15 segundos

Atualmente .... 15 segundos

Atualmente .... 15 segundos

Atualmente .... 15 segundos

Guilherme até aqui O que está diferente?

Geração Y 30 segundos

1 min

15 segundos

15 segundos

15 segundos

O perfil dos alunos mudou muito .... Matheus até aqui Mas os métodos de ensino ....

Ou seja, ESTUDAR não é atrativo, muito menos motivador !

E o Resultado ?

A percepção do povo brasileiro sobre a qualidade da educação básica segundo o Ibope: 25% avaliam a educação básica pública como ótima e boa 45% a avaliam como regular/satisfatória 28% apenas acredita que a situação do ensino público é péssima ou ruim.  Fonte: http://www.cepae.ufg.br/pages/9488

E como você pode auxiliar ?

Criando atividades que façam com que a educação seja tão atrativa e motivadora quanto outras mídias

Gamificação 15 segundos

Gamificação Mas peraí ... O que é um game? 30 segundos

Sistema (espaço do jogo) 1 min

Jogadores 1 min

Desafio 1 min

Regras 15 segundos

Interatividade

Feedback

Resultados Quantificáveis

Uso da mecânica dos jogos, estética e pensamento baseado em jogos para Gamificação Uso da mecânica dos jogos, estética e pensamento baseado em jogos para engajar pessoas, motivar ações, promover a aprendizagem e resolver problemas 15 segundos (Kapp, 2012)

Teoria da diversão (fun theory) 4 min

5 portas 30 segundos

Desafio Guilherme até aqui.

Desafio 1 min

1 min

Desafio 1 sec Solução

Solução 30 segundos

Múltiplas opções 30 segundos

Construção passo-a-passo 30 segundos

Desafio Feedback Solução

Métrica / Feedback Rápido

Dicas para tomada de decisão

Errar é humano ... E é bom saber !!!

Notas Evolutivas

Desafio Feedback Solução Recompensa

Recompensa

Motivar a realização de ações desejáveis

Reconhecimento Desafio Feedback Solução Recompensa

Reconhecimento

Permite criar comunidades de prática

Competição saudável

Resumindo

Matheus até aqui.

O que não é Gamificação Matheus até aqui.

Aprender usando um jogo

Medalhas, pontos e reconhecimento oferecidos sem planejamento instrucional adequado

“Trivialização” da aprendizagem 10

Perfeito para qualquer situação de aprendizagem 15 segundos

Novidade Apesar do termo ter se tornado conhecido mais recentemente. A gamificação é utilizada a séculos. A diferença é a forma como estes elementos estão sendo utilizados de maneira muito mais coesa 15 segundos

Propor uma aula gamificada baseada na Aula 4