Fundamentos da Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Geral da Administração
Advertisements

Introdução à Teoria Geral da Administração
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
A Administração e suas perspectivas
INDYU Equipe:Tiago magalhães Jefferson Vinicius Hugo Guilherme André.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Teoria Geral da Administra ç ão Fundamentos da Gestão do Esporte e do Lazer.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
Gestão de compras 4 CAPÍTULO. 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios.
Estrutura Organizacional
Disciplina: Negociação em Gestão Empresarial Carga horária: 45 horas Professora: Eliaura Maria Brito Santos.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Introdução a Administração Renata Wanderley. Apresentação do professor Graduada em Administração de Empresas UFPE – 1990 Pós graduação em Marketing FECAP/UPE.
Escolas Fundadoras da Administração: Fayol
Introdução à Administração
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
História da administração. A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Metáfora 1 Imagens da Organização Cap. 2 As organizações como máquinas Gestão Ambiental Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo.
Teoria da Contingência Prof. Me. Wesley Vieira Borges
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Introdução à Administração
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/15 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge MBA UNIP 1/14 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PROF. ELCIO HENRIQUE DOS SANTOS – 2010.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Slides 1 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 1 – Por que estudar as organizações ? Homem.
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi.
Psicologia aplicada ao trabalho
1 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Profª. Graziela Fátima Pereira CRA/MG
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS Professora Ana Paula Soares.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
Fundamentos da Administração
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
Grupo-1 Estrutura Simples Gabriel Aguiar Mateus Priolli Lucas Cappobianco Yuri Janotti Guilherme Silva.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
TGA – Teoria Geral de Administração Teoria Geral da Administração CAPÍTULOS 1.A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS 2.GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS 3.ADMINISTRAÇÃO.
Logística de Transportes
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
Teoria Geral de Administração Introdução Abordagem prática.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
ADMINISTRAÇÃO BÁSICA.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Perspectiva Moderna da Administração Administração por Objetivos Prof. Pedro Xavier da Penha.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos da Administração Conteúdo Programático 1. Antecedentes Históricos da Administração - Conceitos e princípios; - Evolução histórica. 2. Abordagem Clássica da Administração - Princípios e características da Administração Científica de Taylor;

3. Abordagem Humanística da Administração - Funções e Princípios da Administração para Ford; Teoria Clássica de Fayol; - Análise crítica da abordagem clássica. 3. Abordagem Humanística da Administração - Teoria das Relações Humanas; - Motivação, Hierarquia das Necessidades; - Liderança; - Comunicação; - Organização Informal.

4. Abordagem Estruturalista da Administração - Modelo Burocrático da Administração - Teoria da Burocracia 5. Abordagem Humanística da Administração - Teoria das Relações Humanas; - Motivação, Hierarquia das Necessidades; - Liderança; - Comunicação; - Organização Informal.

6. Modelo Japonês de Administração - Os 5 “S” - Qualidade nas organizações - Sistema Toyota de Produção

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: - CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração – Editora McGraw-Hill - MAXIMIANO, Antônio César. Teoria Geral da Administração, São Paulo, Atlas, 2000. - TAYLOR, Frederick W. Princípios da Administração Científica – São Paulo, Atlas.

COMPLEMENTAR: - MORGAN, Gareth. Imagens da Organização – São Paulo, Atlas;     - FLEURY, Afonso. Aprendizagem e Inovação Organizacional – São Paulo, Atlas;     - DRUCKER, Peter F. Administração em Tempos de Grandes Mudanças – São Paulo, Pioneira;    - FAYOL, Henry. Administração Industrial e Geral, São Paulo, Atlas;     - CARMO NETO, Dionísio. Lógica do Empreendedor. Como Traçar o Percurso do Sucesso – ed. Salvador: Universitária Americana;     - BERNARDES, Cyro. Teoria Geral das Organizações – São Paulo, Atlas;     - Outras Publicações: Revistas: Exame, Veja e Você S/A, Gazeta Mercantil, Jornais Diversos.  

ADMINISTRAÇÃO   - Vem do latim ad (direção para, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro;

  “A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada a situação”. (Chiavenato)  

“Administração é o processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos”. (Maximiano)

Globalização Significa a internacionalização dos negócios e do sistema produtivo e financeiro, fazendo com que o ambiente organizacional se torne imenso, complexo, mutável e incerto.

Globalização Quebra de Fronteiras Competitivo Diferencial (habilidades e competências)

Organização É uma entidade social composta de pessoas e de recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum.

Habilidades Gerenciais Habilidade técnica: utilização de conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. Habilidade humana: capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupo de pessoas. Habilidade conceitual: capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes.

Níveis Administrativos Habilidades Necessárias Alta Direção Institucional Conceituais Humanas Técnicas --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Intermediário Gerência ----------------------------------------------------------------------------------------------------- ------- Operacional Supervisão

Tarefas Pessoas Estrutura Organização Ambiente Tecnologia

Administração Significa a maneira de governar organizações ou parte delas. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.