A Escola Nova como proposta de organização do sistema educativo e escolarização do social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANISIO TEIXEIRA
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
I- Concepção de Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO GEPFICA – GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM FORMAÇÃO INICIAL,
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente; Produzido pelas universitárias:
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
CIDADANIA Cidadania é a síntese das conquistas dos direitos obtidos
Intervenção psicológica
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
Organização e Prática da Educação Infantil
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
A REVOLUÇÃO DE 1930 E A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA (1930), CHEFIADO POR FRANCISCO CAMPOS.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Conceitos e Gerações de EAD
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA: Estratégia de aproximação
PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
1º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José
Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
/ / Década de SAIR.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Prof. Daniela Reis.
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.

Currículo e diversidade
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
 Financiamento zero  Gestão da educação era deixada nas mãos Jesuítas  Escolas das primeiras letras para indígenas e filhos de colonos  Ênfase no.
ARS Norte, I.P. Gabinete de Gestão do Conhecimento Plano de Formação 2010 Acções de Abril.
Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG) Faculdade de Educação
Concepções em Educação Matemática
Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/
MÍDIA KIT Drauzio Varella Drauzio Varella é médico cancerologista, formado pela USP. Nasceu em São Paulo, em Foi um dos fundadores do Curso.
A PSICOLOGIA CIENTÍFICA NO BRASIL
Tecnologia da educação
Presidência Luiz Felipe e Gabriel Valle.
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
3ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia Mesa 5: Inovação, Propriedade Intelectual e Conhecimento.
Prof. Ms. Luiz Fernando Costa.  O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma.
Censo Escolar 2010 Visão geral dos principais resultados Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
“O que dava tranqüilidade ao ensino... era não estar comprometido com o futuro, mas com o passado. Hoje a situação é polarmente oposta: todo saber foi.
Transcrição da apresentação:

A Escola Nova como proposta de organização do sistema educativo e escolarização do social.

Reformas dos sistemas educativos – Sampaio Dória (SP) – Lourenço Filho (CE) – Carneiro Leão (RJ) – Anísio Teixeira (BA) – Francisco Campos (MG) - Fernando de Azevedo (RJ) – Carneiro Leão (PE) – Lourenço Filho (SP) – Anísio Teixeira (RJ) 1933 – Fernando de Azevedo (SP)

Diferentes propostas mas alguns primados comuns Escola ativa: o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem. –Método de projetos –Método de centros de interesse –Trabalho realizado em colaboração (grupos) –Aluno experimentador –Atividades de excursão

Método de projetos

Centro de interesse: O leite (1931)

Outros primados comuns Interesse psicológico sobre a criança e a atividade educativa. –Difusão dos testes de inteligência Cuidados com a higiene –Pelotão de saúde –Copo de leite –Fichas antropométricas –Gabinetes dentários –Assistência alimentar e médica

A preocupação higiênica fazia-se sentir também nos concursos de beleza infantil À educação higiênica associava-se a formação da criança para controle dos hábitos familiares.

e nos concursos de robustez infantil dissemina- dos a partir da década de 1920.

Os parques infantis (1935): formação física da criança saudável.

Uso de novas tecnologias –A biblioteca escolar –O museu escolar –O cinema –O rádio educativo Outros primados comuns

Ruralismo pedagógico Comunicação com outros países (Panamericanismo) Trabalhos manuais Outros primados comuns

Difusão de impressos Nova cultura profissional docente Coleções: –Biblioteca da Educação – 1927 – Lourenço Filho – Cia. Melhoramentos de S.Paulo (SP) –Coleção Pedagógica – 1929 – Paulo maranhão – F.Brigiet & Cia (RJ) –Biblioteca Pedagógica Brasileira – 1931 – Fernando de Azevedo – Cia. Editora Nacional (SP)

Formação docente Criação dos Institutos de Educação – – Rio de Janeiro – reforma Anísio Teixeira (incorporação à UDF em 1935) – – São Paulo – reforma Fernando de Azevedo (incorporação à USP em 1934)

Disputas no campo O Manifesto de 1932 (19 de março) –Signatários: Fernando de Azevedo, Afrânio Peixoto, Sampaio Dória, Lourenço Filho, Roquette Pinto, Julio de Mesquita Filho, Raul Briquet, Mario Cassasanta, Delgado de Carvalho, Almeida Junior, J.P. Fontenelle, Roldão de barros, Noemy Silveira, Hermes Lima, Attilio Vivacqua, Francisco Venâncio Filho, Paulo Maranhão, Cecilia Meirelles, Garcia de Rezende, Nóbrega da Cunha, Paschoal Lemme, Raul Gomes.

Propostas do Manifesto: –Escola socializadora, reconstituída sobre a base da atividade e da produção (primária e secundária) –Formação para o magistério em nível superior –Escolas profissionais divididas em cultura humanista (3 anos) e cultura profissional (3 anos) –Escola única (horizontal e verticalmente) –Laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e coeducação dos sexos.

Embate Pioneiros X Católicos pela definição dos rumos da educação nacional –Criação do Ministério de Educação e Saúde em –Ensino religioso –Primados pedagógicos X primados filosóficos Escola Nova como movimento

Mulher e magistério Celibato pedagógico (1927 – I Conferência Nacional de Educação) Educação sexual Direito ao voto (24 de fevereiro de 1932) Maternidade cívica.