PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM TRÊS ANOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém
O que nos desafia??? 1. A compreensão do Ensino Médio Integrado A Educação Profissional Técnica de Nível Médio pode ser desenvolvida nas formas articulada e Subsequente ao Ensino Médio. A articulada (Integrada - matrícula única; ou Concomitante - matrículas distintas) A Subsequente (Exclusiva a concluintes do Ensino médio). Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém
“ Mas o Curso Integrado não é a somatória ou a sobreposição de dois cursos diferentes, um técnico mais outro de ensino médio (esse é o conceito do concomitante). Ele é a síntese entre os dois cursos, que se transformam em um curso único, condensado com Projeto Pedagógico único, currículo único e matrícula única... O arranjo curricular pode possibilitar uma economia de carga horária mínima exigida”. (SANTOS, 2012). Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém
Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – Carga Horária Mínima Cursos com 800 h h Cursos com h – h Cursos com h – h - A Prática Profissional integra as cargas horárias mínimas de cada habilitação. - O Estágio se obrigatório deverá ser adicionado à Carga Horária Mínima. Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém
- Atividades não presenciais de até 20% da carga horária do curso. (suporte técnico; atendimento docente / Tutores). 2. Registro de dados no SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação profissional e Tecnológica) É registrada a carga horária mínima do curso Repasse de recursos de acordo com o SISTEC Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém
3. Evasão 4. Retenção 5. Período de Integralização 6. Estágio durante o curso 7. Avaliação discente (Critérios e Metodologias) 8. Certificação ENEM 9. Acompanhamento das Equipes Pedagógicas e Assistência Estudantil (Rendimento) 10. Plano de Permanência e Êxito do Estudante Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém
POSSIBILIDADES Revisão e atualização dos PPCs Proposta adequada à peculiaridades e interesses Evitar sombreamento de disciplinas Priorizar os Projetos Integradores; a Pesquisa como princípio pedagógico e o trabalho como principio educativo Incluir estágio apenas quando obrigatório Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém
OBRIGADA!!! Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém