PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM TRÊS ANOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Advertisements

2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
2009.
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Diretrizes para os Institutos Federais
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Câmara de Avaliação. Processo de Avaliação de Cursos de Graduação: Câmara de Avaliação.
ORIENTAÇÕES SOBRE A COLETA NO SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
SEJAM BEM-VINDOS!.
Aproveitamento de Estudos
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
ESTÁGIO PROFISSIONAL Legislação pertinente:
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Educação a Distância – Soluções Educacionais
Ensino Médio e Educação Profissional
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
Ministério da Educação
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
Plano de Gestão da Escola
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Discentes Os escores de ingresso no curso caracterizam candidatos de alto nível? Avaliação Externa: A Sim Avaliação Interna Sim
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Currículos da Educação Profissional Elvira Godiva Junqueira FATEC Aula 03 24/09/2011.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: O ESTADO DA ARTE DOS.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
De acordo com a LDB, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio abrange tanto a habilitação profissional específica, quanto as qualificações profissionais.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO Professora Responsável Cláudia Cláudia Silveira da Cunha 2012.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Técnico em Transações Imobiliárias. Como funciona? Aula presencial 2x na semana (20% da carga horária do curso) AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Aprovada pelo CONIF e Homologada pela SETEC/MEC
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: NOVOS DESAFIOS Selma Silva Belém 2016.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM TRÊS ANOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém

O que nos desafia??? 1. A compreensão do Ensino Médio Integrado  A Educação Profissional Técnica de Nível Médio pode ser desenvolvida nas formas articulada e Subsequente ao Ensino Médio.  A articulada (Integrada - matrícula única; ou Concomitante - matrículas distintas)  A Subsequente (Exclusiva a concluintes do Ensino médio). Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém

“ Mas o Curso Integrado não é a somatória ou a sobreposição de dois cursos diferentes, um técnico mais outro de ensino médio (esse é o conceito do concomitante). Ele é a síntese entre os dois cursos, que se transformam em um curso único, condensado com Projeto Pedagógico único, currículo único e matrícula única... O arranjo curricular pode possibilitar uma economia de carga horária mínima exigida”. (SANTOS, 2012). Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém

Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – Carga Horária Mínima  Cursos com 800 h h  Cursos com h – h  Cursos com h – h - A Prática Profissional integra as cargas horárias mínimas de cada habilitação. - O Estágio se obrigatório deverá ser adicionado à Carga Horária Mínima. Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém

- Atividades não presenciais de até 20% da carga horária do curso. (suporte técnico; atendimento docente / Tutores). 2. Registro de dados no SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação profissional e Tecnológica)  É registrada a carga horária mínima do curso  Repasse de recursos de acordo com o SISTEC Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém

3. Evasão 4. Retenção 5. Período de Integralização 6. Estágio durante o curso 7. Avaliação discente (Critérios e Metodologias) 8. Certificação ENEM 9. Acompanhamento das Equipes Pedagógicas e Assistência Estudantil (Rendimento) 10. Plano de Permanência e Êxito do Estudante Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém

POSSIBILIDADES Revisão e atualização dos PPCs  Proposta adequada à peculiaridades e interesses  Evitar sombreamento de disciplinas  Priorizar os Projetos Integradores; a Pesquisa como princípio pedagógico e o trabalho como principio educativo  Incluir estágio apenas quando obrigatório Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém

OBRIGADA!!! Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém