Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luciana Ribeiro Campos
Advertisements

Órgãos e Política Ambiental
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
PLANO DE GESTÃO.
Atuação Fiesp/Ciesp em Fóruns Ambientais
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Meta de 2008 – hectares Realizado = hectares com beneficiados.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
Avanços na proposta do Novo Código Ambiental Brasileiro
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
meio ambiente FÓRUM MUNDIAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas
Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
I - a água é um bem de domínio público;
SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
PROPROSTA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO DOCE SECRATARIA EXECUTIVA DO CBH-DOCE.
BACIAS PCJ.
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
Proposta Técnica Preliminar
ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO ESTADO DO PARANÁ
BENITO MARAGON MARIA DE LOURDES AMARAL NASCIMENTO.
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Conferência das Cidades Mato Grosso
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
Doutoranda Karina T. Bernardo Prof. Dr. Victor Eduardo Lima Ranieri 06/08/2013.
Cobrança pelo Uso da Água
2004 ANO ESTADUAL DAS ÁGUAS.
Controle Social na Gestão das Águas
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES
SERVIÇOS AMBIENTAIS : DESAFIOS E OPORTUNIDADES CEMAER Eder Zanetti 2010.
Constituição Federal Constituição Estadual.
GESTÃO DAS ÁGUAS E OUTORGA DE DIREITO DE USO DA ÁGUA
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
UNIDADE IV: POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Proposta discutida pelas principais instituições públicas executoras e detentoras da cartografia estadual em 08 e 09 de julho de 2010 e aprovada pelo Conselho.
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais 22/4/2009.
Meio Ambiente e Sociedade Políticas Públicas e Ambientais
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Bacia do Rio Caí
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Ricardo Aguilar Galeno Data: 20/10/09.
1 OFICINA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RIO GRANDE DO SUL Discussão em grupo Dezembro de 2011.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
A Lei nº14.881, de 27/01/2011, criou o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) com o propósito de apoiar e desenvolver.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Qualidade Ambiental Compreende-se todas as ações referentes a aplicação dos instrumentos de comando e controle na gestão de meio ambiente e recursos hídricos:
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
Brasília, 16 setembro de Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei n° de 08 de janeiro de 1997 Abordagem
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo - Situação atual -
Engº Marcos Rodolfo Schoene Diretor Presidente Seminário Estadual sobre Pagamento por S erviços A mbientais EXPERIÊNCIAS EM PSA PROGRAMA SOS NASCENTES.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Transcrição da apresentação:

Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.

A Secretaria possui cinco Coordenadorias: Coordenadoria de Recursos Hídricos e Atmosféricos – CRHA Coordenadoria de Biodiversidade e Florestas – CBIO Coordenadoria de Resíduos Sólidos – CRES Coordenadoria de Mudanças Climáticas – CMC Coordenadoria de Educação Ambiental – CEA CORDENADORIAS

INSTITUIÇÕES VINCULADAS A Secretaria e suas quatro Instituições vinculadas: Instituto de Ambiental do Paraná – IAP Instituto de Terras, Cartografia e Geociências – ITCG Instituto das Águas do Paraná – AGUASPARANÁ Serviço Geológico do Paraná – MINEROPAR

Responsável por cumprir a legislação ambiental com o controle, licenciamento e fiscalização, exercendo o poder de polícia administrativa na área ambiental. O IAP também desenvolve ações de proteção, preservação, conservação e recuperação do patrimônio ambiental no território estadual. Estão sob sua responsabilidade direta as 68 Unidades de Conservação estaduais. INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ - IAP INSTITUIÇÕES VINCULADAS

INSTITUTO DE TERRAS, CARTOGRAFIA E GEOCIÊNCIAS - ITCG INSTITUIÇÕES VINCULADAS Responsável por executar a política fundiária no Paraná, tendo por finalidade a colonização e o desenvolvimento rural do Estado, a execução de serviços cartográficos, a elaboração do cadastro territorial rural e de sua estatística imobiliária, bem como a pesquisa nas áreas fundiária, agrária e de geociências.

INSTITUTO DAS ÁGUAS DO PARANÁ INSTITUIÇÕES VINCULADAS Responsável pela regulação do uso da água, implementação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos (outorga, planos de bacias, cobrança pelo uso da água, enquadramento, sistema de informações), implementação dos sistemas de gerenciamento (comitês e agencias de bacias); e execução de ações, projetos técnicos de conservação dos aspectos quantitativos e qualitativos das águas.

SERVIÇO GEOLÓGICO DO PARANÁ - MINEROPAR INSTITUIÇÕES VINCULADAS Responsável por executar as atividades de geologia de competência do Estado gerando dados e informações geológicas, básicas e temáticas, aplicáveis ao planejamento e gestão do uso e ocupação do meio físico e fomento à indústria mineral.

PRINCIPAIS PROJETOS Revitalização do Rio Iguaçu Despoluir e conservar as sub-bacias hidrográficas do Rio Iguaçu Modernização do Licenciamento Ambiental Descentralizar as ações de licenciamento e implantar o Sistema de Gestão Ambiental Restauração Florestal Promover a restauração da cobertura florestal

PRINCIPAIS PROJETOS Parques do Paraná Conhecer para conservar Adotar modelos de gestão no conjunto de parques com infraestrutura de recepção e ecoturismo Pagamento por serviços ambientais Remunerar os proprietários rurais para a prática da Conservação da Água e para Reserva do Patrimônio Público Natural – RPPN Selo CLIMA PARANÁ Calcular a “pegada de carbono”, reduzir as emissões, ganhar competitividade econômica

Ricardo Soavinski Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (41) OBRIGADO