TIC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

Tecnologias da Informação e Comunicação
1. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Especificação de Software
Tecnologias da Informação e Comunicação
INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Tecnologias da Informação e Comunicação Formadora: Rute Santos
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Escola Básica de Rio Tinto nº2
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Conceitos Introdutórios
TIC - Conceitos Introdutórios
7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Tecnologias da Informação e Comunicação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Conceitos Básico  Informática  Tecnologias da Informação  Diferença entre Informação e Dados  Diferentes Áreas das Tecnologias da Informação  Estrutura.
E SCOLA B ÁSICA E S ECUNDÁRIA DE F AJÕES Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 2010/11 1.
Escola Secundária de Monserrate
1 Wireshark um Analisador de Pacotes Marcelo Wurdig - Marçal Pizzi.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Aula 01 Conhecendo o Computador Prof. Filipe Mutz.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
Sistema Computacional. Veículo Submarino para inspecção da plataforma continental Sistema Computacional Hardware e software responsável pelo controlo.
A importância e o poder da informação Prof. Enir da Silva Fonseca
Origem da palavra Informática
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Leonardo Estrela, nº20, 10ºITM. Índice Introdução Periféricos de Entrada Joystick Exemplos de Joystick.
Atividade Lúdico Expressiva: Multimédia Sumário: Apresentação dos termos hardware e software. Identificação de alguns componentes de um computador.
Introdução às T.I.C. Conceitos básicos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação Tipos de software e programas de aplicações informáticas.
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Prof. Ricardo Lima Filosofia
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Simbologia e Diagramas de Circuitos Eletrônicos.
Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais.
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Perspectivas de conhecimento na área do mar Manuel Rui F. Azevedo Alves Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Atividade Sistemática Trabalho em Equipe Identificar Problemas Potenciais, suas Causas e seus Efeitos. O FMEA tem a função de identificar os problemas.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
TIC 1. Informática  A palavra informática tem origem na junção das palavras informação e automática  Informática significa, portanto, tratamento da.
Estrutura do computador
1  Enquadramento  Resultados  Desenvolvimentos futuros Informação Estatística sobre Comunicações Electrónicas.
Professor: Weverton Mendes. NOTEBOOK Informática Hoje. Surgimento dos Notebooks. Tipo de aparelhos Móveis.
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Oficina de Informática
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 1. Engenharia de Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
Transcrição da apresentação:

TIC

Informática A palavra informática tem origem na junção das palavras informação e automática Informática significa, portanto, tratamento da informação por meios automáticos TIC – 9º ano

Tecnologias da Informação A expressão Tecnologias da Informação – TI (ou IT) surge quase como um sinónimo de informática Actualmente também se utiliza bastante a designação Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC TIC – 9º ano

Isto traduz o facto de que o tratamento da informação cada vez mais se liga a processos de transmissão ou comunicação da informação de uns locais para outros, a pequenas ou grandes distâncias TIC – 9º ano

As TIC As TIC dizem respeito a processos de tratamento, controlo e comunicação de informação, fundamentalmente baseados em meios informáticos As TIC incluem, para além da informática propriamente dita, outras áreas interligadas, entre as quais: TIC – 9º ano

Telemática – combinação das telecomunicações com a informática Burótica – utilização das tecnologias de informação e comunicação no escritório Telemática – combinação das telecomunicações com a informática Controlo e automação – processos de produção industrial controlados por meios informáticos TIC – 9º ano

Dados e informação Ao falarmos de Informática e TIC, devemos começar por esclarecer o que se entende por informação Em informática os dois termos – dados e informação – são frequentemente utilizados com o mesmo significado. No entanto, convém ter a noção da distinção entre estes dois termos: TIC – 9º ano

Dados – são representações codificadas de factos ou eventos, objectos, pessoas ou outros tipos de entidades. Essas representações codificadas podem ser palavras, números ou outros tipos de códigos ou símbolos Informação – diz respeito a um conjunto de dados articulados entre si de modo a assumirem um certo significado e a poderem traduzir-se em conhecimento para os seres humanos TIC – 9º ano

De uma certa forma simplificada, podemos dizer que a informação é constituída por dados organizados com algum significado para nós, seres humanos; os dados, por si só, podem não ter qualquer significado TIC – 9º ano

Características da boa informação Podem-se destacar: Exactidão, fiabilidade, rigor – ou seja, o grau de correspondência entre a informação e a realidade a que ela se refere Clareza, compreensibilidade – a forma como a informação é representada: se é apresentada de forma que seja facilmente compreendida ou se, por outro lado, é complexa e confusa TIC – 9º ano

Pertinência – o grau em que a informação se refere ou não a algo com interesse para o contexto em que se está a analisar Oportunidade – tem a ver com o tempo ou o momento em que a informação é disponibilizada Acessibilidade – refere-se à facilidade ou dificuldade com que a informação pode ser disponibilizada, acedida ou obtida TIC – 9º ano

Principais áreas das TIC Para além da informática propriamente dita, as TIC expandem-se para outras áreas, entre as quais se destacam as seguintes: Burótica, Telemática, Controlo e Automação TIC – 9º ano

Informática A informática constitui actualmente um domínio muito amplo que diz respeito à concepção, criação, utilização e manutenção de sistemas informáticos. Podemos identificar as seguintes áreas principais em que se subdivide a informática, como actividade científica, técnica e profissional: TIC – 9º ano

Informática na óptica do hardware – concepção e implementação dos componente de hardware Informática na óptica do software – concepção e desenvolvimento do software necessário ao funcionamento do hardware TIC – 9º ano

Informática na óptica do utilizador – operação ou utilização dos sistemas informáticos para a realização de determinadas tarefas de tratamento de informação, com fins diversificados (elaboração de documentos, manipulação de informação de bases de dados, desenho assistido por computador, etc) TIC – 9º ano

Informática na óptica dos técnicos de informática ou técnicos de manutenção de sistemas – montagem, manutenção e reparação de sistemas informáticos TIC – 9º ano

As áreas de aplicação dos meios informáticos são inúmeras, tendo-se assistido, nos últimos tempos, à informatização ou introdução da informática em quase todos os sectores da vida social: administração pública, actividades empresariais, sistema educativo, sistema de saúde, comunicação social, etc TIC – 9º ano

Programas de processamento de texto Programas de folhas de cálculo Os programas de aplicação informática – muitas vezes designados por aplicações informáticas – são também muito diversificados, entre os principais tipos de programas temos: Programas de processamento de texto Programas de folhas de cálculo Programas de bases de dados TIC – 9º ano

Programas de acesso à Internet e utilização dos seus serviços Programas de desenho Programas de acesso à Internet e utilização dos seus serviços Programas de modelação e simulação computacional Sistemas de Inteligência Artificial Programas de entretenimento Etc. TIC – 9º ano

Burótica Burótica – de bureau – designa a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação de informação num escritório ou parte administrativa de uma organização Uma expressão actualmente utilizada com o mesmo significado é ofimática – de office TIC – 9º ano

Em qualquer dos casos, trata-se de conceber, adaptar e utilizar meios informáticos para recolher, tratar e fazer circular a informação que interessa a uma organização Para tal, as organizações podem necessitar não apenas de instalar um determinado número de computadores e respectivo software como também, usualmente, montar uma rede de computadores, ter uma ligação à Internet e/ou outros serviços telemáticos TIC – 9º ano

Telemática A telemática conjuga os meios informáticos (computadores, routers, etc) com os meios de comunicação à distância ou telecomunicações (linhas telefónicas, satélites, etc) A própria palavra telemática é uma área das TIC em grande desenvolvimento e com grandes potencialidade e perspectivas TIC – 9º ano

A forma mais simples de efectuar uma comunicação telemática é utilizar um modem, ligando um computador pessoal à rede telefónica e desta forma, entrar em contacto com outro computador ou outras redes de computadores Actualmente, as comunicações telemáticas passam, na sua maioria pela Internet TIC – 9º ano

Controlo e automação As tecnologias de controlo e automação dizem respeito a sistemas e processos de controlo da produção industrial Alguns dos principais domínios já consagrados nesta área são os seguintes: TIC – 9º ano

Sistemas de Aquisição e Tratamento de Dados – sistemas constituídos por sensores e outros dispositivos electrónicos que captam dados do mundo exterior e canalizam-nos para computadores onde determinados programas fazem o tratamento desses dados TIC – 9º ano

Robótica – sistemas electromecânicos em que intervêm meios e processos informáticos TIC – 9º ano

Computer Aided Manufacturing – sistemas de fabrico (normalmente de peças) controlado por computador. (Podem ser CAD (computer aided design) ou CAM (computer aided manufacturing)) TIC – 9º ano

Hardware e Software Os sistemas informáticos, em geral, são constituídos por dois tipos de componentes: hardware e software O hardware refere-se aos dispositivos físicos que constituem um sistema informático (computadores e outros dispositivos relacionados) TIC – 9º ano

A nível de hardware, é costume distinguir-se entre: Componentes centrais do computador – processador, memórias centrais Periféricos ou dispositivos de I/O (input/output) – dispositivos que podem ligar-se a um computador para entrada e/ou saída de dados, tais como: teclado, rato, monitor, impressora, scanner, etc TIC – 9º ano

O software, por sua vez, tem a ver com os programas de computador, ou seja, instruções que são capazes de fazer funcionar o hardware, sob intervenção mais ou menos interactiva dos utilizadores TIC – 9º ano

Software A nível de software é costume distinguir-se entre: Software de sistema – é fundamental, o sistema operativo, que consiste numa primeira camada de software ou conjunto de instruções que transformam o hardware num sistema com o qual o utilizador pode interactuar e fazer funcionar os seus programas. TIC – 9º ano

Software de aplicação – engloba todo o restante tipo de programas de computador com os quais o utilizador pode realizar determinadas tarefas, como, por exemplo: programas de folha de cálculo, programas de processamento de texto, etc TIC – 9º ano

Sistemas operativos O sistema operativo, conjuntamente com o tipo de processador para que foi criado, constitui aquilo que se costuma designar por plataforma computacional. Cada plataforma computacional determina que os programas de aplicação sejam escrito de acordo com as suas características TIC – 9º ano

Um sistema operativo pode ser analisado a dois níveis principais: Nível do núcleo – (kernel) a este nível, o SO é responsável por gerir o funcionamento do hardware (processador, memória, interacção com os periféricos) e controlar as solicitações do utilizador e dos seus programas em relação a esses recursos de hardware TIC – 9º ano

Nível da interface com o utilizador – (GUI – graphics user interface) este é o nível do SO em que o utilizador pode interargir com os sistema TIC – 9º ano

Software de aplicação O software de aplicação engloba, como já referimos, todos os programas de computador que se destinam a realizar tarefas com interesse para os utilizadores, para além daquilo que o software de sistema permite ou é vocacionado TIC – 9º ano

O software de aplicação abarca programas de géneros muito diversificados, tornando difícil uma classificação simples e clara. Procurando uma classificação geral deste tipo de software, podemos começar por distinguir entre: TIC – 9º ano

Software de aplicação de uso específico – que se destina a realizar uma função ou conjunto de funções específicas. Por exemplo um programa concebido para controlar tráfego ferroviário, jogos de computador, etc Software de aplicação de usos genéricos – programas que permitem que os utilizadores realizem trabalhos diversificados, tais como: TIC – 9º ano

Programas de processamento de texto Programas de desenho Programas de apresentação electrónica Programas de folha de cálculo Programas de gestão de bases de dados TIC – 9º ano

De entre este último tipo de software, pode-se distinguir: Software de autoria e apresentação – processadores de texto, programas de apresentação electrónica, etc Software de gestão e análise de dados – nesta categoria entram os programas de gestão de bases de dados e as folhas de cálculo TIC – 9º ano

Software de agendamento de actividades Software de comunicações e de trabalhos de grupo – programas que permitem efectuar comunicações entre computadores (em redes locais ou, por exemplo, na Internet): browsers, programas de correio electrónico, videoconferência, etc TIC – 9º ano