PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.

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PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

Capítulo 06 – MISSÃO E VISÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

O MOMENTO DA CRIATIVIDADE A criatividade, no desenho da estratégia, existe em diversos momentos: na concepção do produto ou serviço a ser enfatizada pela estratégia; na comunicação, interna e externa, para alavancar as vendas do produto; na adoção de canais de distribuição alternativos; nos mercados que a empresa escolhe. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 06 – MISSÃO E VISÃO

O MOMENTO DA CRIATIVIDADE Exemplos de criatividade: post-it® da 3M; máquina fotográfica digital; McDonald’s; restaurantes que vendem refeições por quilo. Criatividade na campanha promocional; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 06 – MISSÃO E VISÃO

O MOMENTO DA CRIATIVIDADE Prahalad propõe: O processo estratégico deve entender como criar novas atividades, novos empreendimentos e novos negócios. A estratégia torna-se um processo de descoberta; Então, a estratégia passa a ser inovação e criatividade: a busca de novos padrões de oportunidades e de novos padrões de interação entre clientes, empresas, tecnologias e mercados [...]. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 06 – MISSÃO E VISÃO

SINGULARIDADE DA ESTRATÉGIA A estratégia de cada empresa é única; Deve ser formulada a partir da natureza e das necessidades dos negócios constantes na carteira da empresa; O macroambiente, o ambiente operacional, o mercado, os consumidores e os concorrentes serão sempre diferentes de alguma forma. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 06 – MISSÃO E VISÃO

MISSÃO A missão responde à pergunta mais básica que uma organização pode ser propor: para que existimos? promove um sentido mais amplo às atividades diárias e desperta para a importância do cotidiano, oferecendo uma visão do todo; Exemplos de missão: Merck (indústria farmacêutica) Preservara e melhorar a vida do ser humano Centerpillar (máquinas e equipamentos) Ser a líder no fornecimento do maior valor em máquinas, equipamentos e serviços de suporte para clientes dedicados à construção da infraestrutura do mundo, seu desenvolvimento e transporte de recursos. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 06 – MISSÃO E VISÃO

MISSÃO GE – General Electric (equipamentos) Melhorar a qualidade de vida por meio da tecnologia e da inovação. Irmãs da Caridade (Congregação fundada por Madre Tereza de Calcutá) Levar alegria e ternura ao próximo. A missão dependerá entre outros motivos, da própria cultura organizacional; Exemplo: Prefeitura da cidade de Pato Branco – Paraná(1997). Missão1 - Transformar Pato Branco em um grande polo de indústrias eletrônicas e eletromecânicas. Missão 2 – Aprimorar o exercício de cidadania plena, com todos os seus direitos e deveres. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 06 – MISSÃO E VISÃO

MISSÃO Missão e negócio - o negócio deve aparecer na missão. nossa missão é oferecer os melhores produtos e serviços, melhorando nossa qualidade a cada dia e procurando sempre o cliente. (missão equivocada) Vantagens da missão ajudam todos a compreender o que fazem na organização e a uniformizar os esforços de todos no que é fundamental para a empresa; constitui uma regra de decisão final. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 06 – MISSÃO E VISÃO

MISSÃO Missão e mudança – a mudança sinaliza uma transformação no modo como a empresa concebe seu negócio e, no fundo, a si mesma. Missão e comunicação interna e externa - Telecom Itália, no Sul do Brasil (TIM Sul) “Viver sem fronteiras” Boeing “Voou, está obsoleto”. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 06 – MISSÃO E VISÃO

VISÃO Trata-se de responder “aonde a organização quer chegar” Envolve os desejos de onde se quer chegar, compreendendo temas como valores, desejos, vontades, sonhos e ambição. Missão e Visão Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 06 – MISSÃO E VISÃO CARACTERÍSTICAS DA MISSÃOCARACTERÍSTICAS DA VISÃO Identifica o negócioÉ o que se”sonha” para o negócio É a partidaÉ a chegada É a “carteira de identidade da empresa”É o “passaporte” para o futuro Identifica “quem somos”Projeta “quem desejamos ser” Foco do presente para o futuroFocalizada no futuro Vocações para a eternidadeÉ mutável, conforme os desafios