Conjuntos Conjuntos Profª Juliana Schivani Intuitivamente, representados por letras maiúsculas, os conjuntos são agrupamentos de objetos denominados.

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MATEMÁTICA M.1 Abertura: Conjuntos: uma noção que organiza… Capítulo 1: Noções de conjuntos Capítulo 2: Operações com conjuntos Resolução dos exercícios.
Transcrição da apresentação:

Conjuntos Conjuntos Profª Juliana Schivani Intuitivamente, representados por letras maiúsculas, os conjuntos são agrupamentos de objetos denominados elementos do conjunto e, geralmente, representados por números ou letras minúsculas.

Relação de pertinência e inclusão V = {a, e, i, o, u} ou V = {x | x é vogal} Conjuntos Profª Juliana Schivani a e i o u A = {2} 2 B = {2, 4, 6, 8, 10, 12,...} ou P = {2x | x ∈ N} b V b ∉ V 2 P 2 ∈ P Não pertence Pertence Está contidoNão está contido X = ⏀ Conjunto unitário Subconjunto de B Conjunto vazio

Conjuntos Profª Juliana Schivani

Operações com Conjuntos Conjuntos Profª Juliana Schivani E D V Suponha que foi realizada uma entrevista com alguns adolescentes, dos quais; 14 responderam que estudavam, 18 responderam que dormiam bem; e, 22 disseram ter uma vida social satisfatória.

Operações com Conjuntos Conjuntos Profª Juliana Schivani E D V Suponha que foi realizada uma entrevista com alguns adolescentes, dos quais; 14 responderam que estudavam, 18 responderam que dormiam bem; e, 22 disseram ter uma vida social satisfatória.

Operações com Conjuntos Conjuntos Profª Juliana Schivani E D V Suponha que foi realizada uma entrevista com alguns adolescentes, dos quais; 14 responderam que estudavam, 18 responderam que dormiam bem; e, 22 disseram ter uma vida social satisfatória.

Operações com Conjuntos Conjuntos Profª Juliana Schivani E D V Suponha que foi realizada uma entrevista com alguns adolescentes, dos quais; 14 responderam que estudavam, 18 responderam que dormiam bem; e, 22 disseram ter uma vida social satisfatória.

Operações com Conjuntos Conjuntos Profª Juliana Schivani E D V Das pessoas que estudam, 3 também dormem bem e 4 tem vida social satisfatória. Do total de entrevistados, 5 disseram ter vida social e dormir bem e apenas 1 afirmou fazer as três coisas.

Operações com Conjuntos Conjuntos Profª Juliana Schivani E D V INTERSECÇÃO n (E) = 14 n (D) = 18 n (V) = 22 n (E ⋂ D) = 3 n (E ⋂ V) = 4 n (D ⋂ V) = 5 n (E ⋂ D ⋂ V) = 1 Quantos foram os adolescentes entrevistados? n (E ⋃ D ⋃ V) = ? UNIÃO

Interseção: dados dois conjuntos A e B, chama-se de interseção de A com B, ao conjunto: Conjuntos Profª Juliana Schivani Operações com Conjuntos União: dados dois conjuntos A e B, chama-se de união de A com B, ao conjunto: Diferença: dados A e B, chama-se diferença entre A e B, ao conjunto:

Operações com Conjuntos Conjuntos Profª Juliana Schivani n (E) = 14 n (D) = 18 n (V) = 22 n(E ⋃ D ⋃ V) = n(E) + n(D) + n(V) n(E ⋃ D ⋃ V) = n(E ⋃ D ⋃ V) = 54 n (E ⋂ D) = 3 n (E ⋂ V) = 4 n (D ⋂ V) = 5 n (E ⋂ D ⋂ V) = 1 - n(E ⋂ D) – 3 - n(D ⋂ V) – 5 - n(E ⋂ V) – 4 + n(E ⋂ D ⋂ V) + 1 n(E ⋃ D ⋃ V) = 43 adolescentes entrevistados

Operações com Conjuntos Conjuntos Profª Juliana Schivani n (E) = 14 n (D) = 18 n (V) = 22 n (E ⋂ D) = 3 n (E ⋂ V) = 4 n (D ⋂ V) = 5 n (E ⋂ D ⋂ V) = 1 SOMENTE APENAS Quando se quiser saber a quantidade de elementos SOMENTE de A ou APENAS de B, deve-se RETIRAR A INTERSECÇÃO entre os dois. n(E ⋃ D ⋃ V) = = 33 adolescentes somente estudam, somente dormem ou somente tem vida social.

Conjuntos Profª Juliana Schivani

Uma avaliação contendo duas questões foi dada a 200 alunos. Sabendo que: 50 alunos acertaram as duas questões. 100 alunos acertaram a primeira questão. 99 alunos acertaram a segunda questão. Quantos alunos responderam a 1ª ou a 2º questão? A quantidade de alunos que acertaram a questão 1 B quantidade de alunos que acertaram a questão 2 n(A) = 100 n(B) = 99 n(A ⋂ B) = 50 n(A ⋃ B) = – 50 = 149 acertaram a 1 ou 2. Conjuntos Profª Juliana Schivani

Uma avaliação contendo duas questões foi dada a 200 alunos. Sabendo que: 50 alunos acertaram as duas questões. 100 alunos acertaram a primeira questão. 99 alunos acertaram a segunda questão. Quantos alunos erraram as duas questões? Conjuntos Profª Juliana Schivani

Numa entrevista para escolha entre dois produtos verificou-se que 73 pessoas escolheram o primeiro produto, 62 pessoas escolheram o segundo produto, 23 pessoas nenhum dos dois e 35 pessoas escolheram os dois produtos. Qual foi o total de pessoas entrevistadas? Resolução: De acordo com o enunciado temos: 1º produto = 73 2º produto = 62 1º e 2º produtos = 35 Nenhum = = 135 Total = ??? 135 – Portanto, o total de pessoas entrevistadas foi de 123. Conjuntos Profª Juliana Schivani

Em uma escola de 200 alunos, tem-se que 120 jogam futebol, 100 jogam basquete e 60 jogam futebol e basquete. Sabendo-se que não existe outra modalidade de esporte nesta escola, é correto afirmar que o número de alunos que não praticam futebol ou basquete é... Resolução: De acordo com o enunciado temos: F = 120 B = 100 F e B = 60 Nenhum = ??? = 220 Total = – Portanto, o número de alunos que não praticam futebol ou basquete é 40. Nenhum = 200 – 160 = 40.

Conjuntos Profª Juliana Schivani Dos 500 pacientes de um hospital, 300 consomem o medicamento A, 180 consomem o medicamento B e 90 não consomem nenhum desses medicamentos. O número total de pacientes que consomem apenas um dos medicamentos é igual a... Resolução: De acordo com o enunciado temos: A = 300 B = 180 Nenhum = = 570 Total = 500 Logo o total de pacientes que consomem apenas um dos medicamentos é: (A e B) = 570 – 500 = 70 Representando os raciocínios de acordo com o enunciado, no diagrama de Euller-Venn, teremos: 110 U AB = 340. Se o enunciado não viesse com a palavra APENAS, então a resposta seria = 410, já que poderia consumir A, B ou A e B, e não, apenas A ou apenas B.

Um grupo de estudantes resolveu fazer uma pesquisa sobre as preferências dos alunos quanto ao cardápio do Restaurante Universitário. Nove alunos optaram somente por carne de frango, 3 somente por peixes, 7 por carne bovina e frango, 9 por peixe e carne bovina e 4 pelos três tipos de carne. Considerando que 20 alunos manifestaram-se vegetarianos, 36 não optaram por carne bovina e 42 não optaram por peixe. Determine o total de entrevistados. Conjuntos Profª Juliana Schivani

Conjuntos Numéricos Naturais Racionais Inteiros Reais Irracionais C Complexos

Conjuntos Profª Juliana Schivani Intervalos

Conjuntos Profª Juliana Schivani Intervalos Os principais intervalos são: a b

Conjuntos Profª Juliana Schivani Intervalos Os principais intervalos são: 3°) ABERTO À DIREITA a b 4º) ABERTO À ESQUERDA a b

Conjuntos Profª Juliana Schivani Intervalos 5º) INTERVALOS IRRESTRITOS ( têm apenas um limite e trabalhamos com ± ∞ ) a a

Conjuntos Profª Juliana Schivani Intervalos a a

Conjuntos Profª Juliana Schivani Operações com intervalos h 30 – 2h 50 – 2h 1.Pode-se usar qualquer medida para a altura da caixa? 2. Quais medidas a altura da caixa pode assumir?

0 < 30 – 2h < 30 0 – 30 < – 2h < 30 – > 2h > 0 15 > h > 0 0 < h < 15 ( I ) Operações com intervalos Conjuntos Profª Juliana Schivani 0 < 50 – 2h < 50 0 – 50 < – 2h < 50 – > 2h > 0 25 > h > 0 0 < h < 25 ( II ) (I)(I) ( II ) ( I ) ⋂ ( II ) 0 15 S = {h ∈ R | 0 < h < 15} ou ]0, 15[

Operações com intervalos Conjuntos Profª Juliana Schivani

Operações com intervalos Conjuntos Profª Juliana Schivani

Operações com intervalos Conjuntos Profª Juliana Schivani

Operações com intervalos Conjuntos Profª Juliana Schivani Sendo A = ]– √3, 1[ e B = [–1, √5], temos:

Operações com intervalos Conjuntos Profª Juliana Schivani Sendo A = ]– √3, 1[ e B = [–1, √5], temos:

Operações com intervalos Conjuntos Profª Juliana Schivani Sendo A = ]– √3, 1[ e B = [–1, √5], temos:

Operações com intervalos Conjuntos Profª Juliana Schivani Sendo A = ]– √3, 1[ e B = [–1, √5], temos:

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