UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA VITICULTURA DE QUALIDADE DA FECUNDAÇÃO À COLHEITA PATRICIA DE SOUZA DOS SANTOS DOCENTE: DR. NORTON SAMPAIO MAIO/2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FISIOLOGIA VEGETAL Hormônios vegetais; Controle dos movimentos;
Advertisements

Hormônios Vegetais Fitormônios.
Escola Secundária de Maximinos
1. Hormônios Vegetais – responsáveis pelo controle da divisão celular, do crescimento celular e da diferenciação das células Auxina: Alongamento.
A VITICULTURA DA METADE SUL
 Os vegetais apresentam, na sua organização geral, órgãos essencialmente vegetativos, como raiz, caule e folhas.  A raiz é um órgão da planta que desempenha.
Acadêmicos: Gustavo Conte Rosina e Lucas Carraro
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
BIOLOGIA – APOSTILA 1 OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO, FECUNDAÇÃO
1ª Reunião do GIFC Como Surgiu o Grupo de irrigação e fertirrigação de cana?
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o Semiárido.
PUBERDADE Profa. Adriana Pires Neves UNIPAMPA REPROLAB – UFRGS.
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Distribuição da Vegetação Brasileira
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Criada em 1983, assume desde então a defesa das indústrias farmacêuticas brasileiras de capital nacional, produzindo e gerando emprego no Brasil, desenvolvendo.
1 Experimento Lote 10 IRRIGAÇÃO X VARIEDADE X NUTRIÇÃO X ÉPOCA DE COLHEITA X CORTE.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
: Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria UNIDADE 2 : Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria Evolução da Atmosfera Atmosfera actual: Componentes,
BIOSSINALIZADORES UNESP – Universidade Estadual Paulista
OVOGÊNESE E FOLICULOGÊNESE
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 NÚMERO ÍNDICE É uma medida que sintetiza, em uma expressão quantitativa, a variação.
Evaporação Condensação Formação de NUVENS Evapotranspiração Precipitação Escorrência Infiltração.
Novidades no GIFC em 2015 Leonardo Viana. Novo Site compatível com acesso móvel.
Transformações Bioquímicas em Produtos Hortículas após a Colheita
Sabe quem está chegando? A família Real de Marte, uma simpática família extra-terrestre. E sabe o que eles acharam de mais intrigante em suas primeiras.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Reprodução e o Ciclo Haplodiplobionte
CONCLUSÕES Através dos resultados obtidos é possível concluir que a quantidade de licopeno está diretamente relacionada com a coloração vermelha em tomates,
CULTURA DA UVA Origem e classificação botânica: Origem:
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 O que é GCI? Processo de gerenciamento de custos que inclui outras organizações dentro de uma cadeia de.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
POPULAÇAO de Porto rico Porto Rico (em espanhol: Puerto Rico) é um país na parte oriental do mar das Caraíbas, associado aos Estados Unidos da América.
Como se alimentam as plantas?
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
PLACENTA.
“Tributação e subsídios para uma economia de baixo carbono ” Contexto para consideração do Tema CMMC Brasília, 28 de Maio de 2014 Adriano Santhiago de.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Mecânica dos Fluidos.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
PRODUTIVIDADE A CURVA DE APRENDIZAGEM DA MANUTENÇÃO
MOVIMENTO DE ÁGUA NA PLANTA (ABSORÇÃO, TRANSPORTE E PERDAS) Professor: Clovis Pereira Peixoto.
1 Margem Alunos curso Técnico de Enfermagem Nilviane; Ana Jéssic; Fernanda; Jéssica; Raquel; Maria de Lourdes; Natália. A importância F iltro do S olar.
- Orçamento de Produção
Acompanhamento da Implantação de Vinhedo de Origem Européia na Região de Braço do Norte (ART 170 Pesquisa) Ciências Agrárias Lucas Vendramini, Gilmar Pezzopane.
Profa. Adriana Nogueira
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Paixão, A. Processos de recuperação de espólio Quinta do Contador nº13, Estrada da Serra, Tomar (Portugal) Telf (ext. 3183)
CUSTEIO POR ORDEM DE PRODUÇÃO
CICLO OVARIANO E MENSTRUAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA MANEJO SUSTENTAVEL NA VITICULTURA PEDRO POHLMANN GIRIBONI VITICULTURA DE QUALIDADE DOCENTE: DR. NORTON SAMPAIO MARÇO DE 2016.
Reino Vegetal Vegetais são: pluricelulares, formados por tecidos,
Apresenta Novidade destinada à Empresas fabricantes de facas e lâminas Inventores: Fernando Alves dos Santos.
Curiosidade: ovo de galinha
Diversidade nas plantas
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
 Exerce ação direta sobre os m.o.  Retarda a ação das enzimas  Conserva, prolongando vida de prateleira. Processo caro: “cadeia do frio” Manutenção.
Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas
Diagramas de fases Mapa onde pode-se visualizar as fases cristalinas de um determinado conjunto de componentes, em função da temperatura e/ou pressão.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA VITICULTURA DE QUALIDADE DA FECUNDAÇÃO À COLHEITA PATRICIA DE SOUZA DOS SANTOS DOCENTE: DR. NORTON SAMPAIO MAIO/2016

INTRODUÇÃO CICLO DE DESENVOLVIMENTO DA VIDEIRA Segundo Galet (1993), no ciclo vegetativo é que a videira forma os ramos herbáceos e as folhas necessárias para o desenvolvimento das bagas e dos outros órgãos da planta; Já o ciclo reprodutivo compreende a formação e o desenvolvimento das inflorescências, sua fecundação e o crescimento e elongação de bagas e cachos;

FECUNDAÇÃO DA VIDEIRA É anemófila (feita pelo vento), ocorrendo de uma flor para outra (Hidalgo, 1999). Desta forma, pode-se dizer que as flores são hermafroditas, pois possuem o órgão feminino (gineceu-pistilo) e o órgão masculino (androceu-estames ).

Após a fecundação, o tegumento do óvulo se desenvolve para formar a semente (Galet, 1993). A partir deste momento, o ovário inicia o seu desenvolvimento, iniciando o fenômeno chamado de maturação (Blouim e Guimberteau, 2000). Cada flor que compõe a inflorescência irá originar uma baga pelo desenvolvimento de seu ovário fecundado.

DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO Os hormônios vegetais possuem papel importante neste período do ciclo reprodutivo da videira: AUXINAS: estimulam a divisão celular na baga e a elongação da mesma; GIBERELINAS: estão presentes em tecidos que apresentam alta taxa de divisão celular; CITOCININAS: associadas com as auxinas favorecem a divisão celular.

MATURAÇÃO O estado de maturação das uvas é o primeiro fator que condiciona a quantidade da uva na colheita (Ribéreau-Gayon, 1986), a baga sofre um grande aumento em tamanho e volume. Na baga a polpa cresce mais que a película, porém o peso das sementes não aumenta muito com a maturação do cacho. Todo o desenvolvimento dos frutos é induzido e controlado por fatores externos de crescimentos, como os fatores climáticos do ano.

PERÍODO HERBÁCEO Este período também é chamado de Envero ou Veração é responsável pelo aumento da concentração de polifenóis nas bagas, principalmente as antocianas nas variedades tintas. o volume das bagas e a concentração de açúcares aumenta, entretanto a concentração dos ácidos diminui ;

PERÍODO DE MATURAÇÃO Conhecido com período translúcido. Segundo Hidalgo (1999), o aumento do volume das bagas durante este período, devido a uma dilatação celular, se produz por um aporte externo de substâncias nutritivas e água, com enriquecimento em açúcar e outros componentes; Quanto maior for o período de maturação, em condições favoráveis à maturação, mais açúcar será armazenado e melhor será a qualidade da colheita (Hidalgo, 1999).

PERIODO DE SOBREMATURAÇAO É um processo físico e fisiológico, pois as bagas continuam a realizar o processo de transpiração; Durante sua duração, a película sofre uma evaporação e perda de água, porém este fenômeno é nulo em atmosfera saturada com água e ainda há o risco de desenvolvimento de podridões (Blouim e Guimberteau, 2000). Fisiologicamente, as bagas podem ser mais enriquecidas em açúcar pelo período de sobrematuraçao, devido a um aumento relativo devido às perdas de água da baga.

MATURAÇÃO FISIOLÓGICA Ocorre quando as sementes já estão aptas para germinar, porém este critério é pouco válido para o produtor por não possuir importância tecnológica, más é fundamental, pois assim a videira já pode se reproduzir; MATURAÇÃO INDUSTRIAL Segundo Blouim e Guimberteau (2000), os teores de açúcar e/ou de ácidos podem ser considerados como um critério único para a confirmação da data da colheita para se obter vinhos de qualidade; MATURAÇÃO FENÓLICA Este tipo de maturação avalia a acumulação das antocianas, as fortes variações dos taninos, segundo suas estruturas poliméricas e sua origem (sementes, película, etc);

COLHEITA Para uvas finas viníferas, MOTA et. al. (2006) relatam que o ponto de colheita é determinado sob diversos critérios, em função do país, da região de produção, do tipo do vinho a ser elaborado, e das condições climáticas de cada safra.

ALGUNS CUIDADOS... Os cachos devem ser segurados pelo pedúnculo, e o corte deve ser realizado rente ao ramo de produção, na porção lignificada. Devem ser utilizadas tesouras apropriadas, ou seja, com lâminas curtas e pontas arredondadas, para não ferir as bagas.

Inicialmente, é de extrema importância que os colhedores sejam treinados e se mostrem cuidadosos durante as operações de colheita. Devem-se evitar as horas mais quentes e os dias chuvosos, e também não se recomenda colher quando houver orvalho sobre o fruto. Após a colheita, recomenda-se manter os contentores à sombra, antes de transportá-los (o mais rápido possível) para o galpão de embalagem. Isso evita a desidratação das uvas, que ocasiona o ressecamento dos engaços e o desprendimento das bagas (degrana).

OPERAÇÕES REALIZADAS EM UM GALPÃO DE EMBALAGEM DE UVA Recepção,Limpeza,Classificação,Fiscalização,Pesagem,Embalagem.Paletização, Pré-resfriamento, Armazenamento e Transporte (uvas destinadas à exportação ). Para as uvas destinadas ao mercado interno, na maioria das vezes, não se aplicam as operações de pré-resfriamento e armazenamento refrigerado.

TIPOS DE COLHEITA A colheita manual é empregada em relevos mais acidentados e na produção limitada, já que, para uma maior qualidade, é preciso que seja feita uma seleção mais criteriosa dos cachos. A colheita mecânica é mais rápida e barata, sendo usada em produções de maior escala.

TIPOS DE COLHEITA A colheita manual é empregada em relevos mais acidentados e na produção limitada, já que, para uma maior qualidade, é preciso que seja feita uma seleção mais criteriosa dos cachos. A colheita mecânica é mais rápida e barata, sendo usada em produções de maior escala.

Considerações Finais Na vitivinicultura, todos os detalhes são imprescindíveis para que o resultado seja o melhor possível. E o manejo consciente das uvas é um desses processos na grande arte que é a elaboração de um bom vinho.

OBRIGADA PELA ATENÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA VITICULTURA DE QUALIDADE DA FECUNDAÇÃO À COLHEITA PATRICIA DE SOUZA DOS SANTOS DOCENTE: DR. NORTON SAMPAIO MAIO/2016