COMUNICAÇÃO RURAL T.E.S. Dr. Ademir de Lucas Profa Dra. Marly T. Pereira Departamento de Economia, Administração e Sociologia ESALQ-USP 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Advertisements

FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isentos de conhecer e difundir a mensagem... 
O SEGREDO finalmente revelado Edgar Andrade & Márcia Rodrigues.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO PESSOAL, INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
Introdução ao estudo da Literatura
Ah! O amor... Mario Quintana.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
AGORA SÃO 16:13 HRS/MIN.
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem... 
Eu sou Poeta.
Eu sou um poeta.
Tema: Sou um poeta.
Marly T.Pereira -ESALQ/USP
Sou uma Poetisa.
AULA 4 Editores de Textos.
COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO
Comunicação.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
Eu sou um poeta.
Eu sou poeta.
Eu sou um poeta.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem...
João Marcos. EXEMPLOS (CERTOS OU ERRADOS): Todos os alunos do curso, entenderam a questão. Os brasileiros que quiserem trabalhar.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico,
Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.
Nome cooperativa Sicoob Breve informações sobre a Singular.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO Profª Nilva Boeger Kempner Técnicas de Comunicação e Metodologia Científica.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
Mensagem dos Anjos com Ann Albers Beleza, amor, graça e orientação estão sempre aí à espera de serem descobertos. Meus queridos, nós os amamos muito.
O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
To aprendendo a conhecer uma pessoa... como posso conhecer uma outra pessoa, Sem antes a conhecê-la? É um processo lento, mas vale a pena conhecer.
Progressão automática. Quanto custa ter sempre razão? Em algum momento, paramos para analisar esta questão? Já pensamos quais são as consequências, de.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
SUPERMERCADO DAS DESCULPAS Ligue o SOM Transição automática.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
COMUNICAÇÃO RURAL T.E.S. Dr. Ademir de Lucas Profa Dra. Marly T. Pereira Departamento de Economia, Administração e Sociologia ESALQ-USP 2012.
CLARICE LISPECTOR PROGRESSÃO AUTOMÁTICA Já escondi um amor com medo de perdê-lo. Já perdi um amor por escondê-lo. Já segurei nas mãos de alguém por estar.
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
Comunicação e negociação Referências bibliográficas LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina et all. As pessoas na organização. Gente. São Paulo, MARTINELLI,
A arte de cuidar.
Sou Teu Deus Ligue o som e aguarde! Sou Teu Deus Ligue o som e aguarde! Clique para avançar!
Anam Cara É uma expressão celta que significa... Anam Cara É uma expressão celta que significa... Amigo da minha alma ou amigo d’alma.Amigo da minha alma.
COLÉGIO SÃO JOSÉ PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO
ABORDAGENS E OBJEÇÕES.  Abordar pessoas que você não conhece;  Pode ocorrer em qualquer lugar: banco, consultórios, rua, supermercado, farmácia... 
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
RegrasPara Se Ser Humano - Você receberá um corpo. Pode gostar dele ou odiá-lo, mas ele será seu durante essa rodada.
PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 8 –
COMUNICAÇÃO.
Formatação: Liliane Freire Por Wagner Borges.
Dr. Ademir de Lucas Profa. Dra. Marly T. Pereira INOVAÇÃO, ADOÇÃO e DIFUSÃO DAS TECNOLOGIAS.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
Não tenho tempo para mais nada... Ser feliz me consome muito. Ser feliz me consome muito.
Soneto de fidelidade. Soneto de fidelidade De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto.
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO RURAL T.E.S. Dr. Ademir de Lucas Profa Dra. Marly T. Pereira Departamento de Economia, Administração e Sociologia ESALQ-USP 2015

Realidade (Objeto) Realidade significado Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Prof.Dra Marly T Pereira - ESALQ USP 2015

Realidade (Objeto) Realidade significado Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos codificação

Realidade (Objeto) Realidade significado Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Mensagens significantes codificação

Realidade (Objeto) Realidade significado Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Canal veículo Mensagens significantes codificação meios

Realidade (Objeto) Realidade significado Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Realidade significado Canal veículo Mensagens significantes codificação decodificação meios

Realidade (Objeto) Realidade significado Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Realidade significado Canal veículo Mensagens significantes codificação decodificação meios Retroalimentação

Realidade (Objeto) Realidade significado Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Realidade significado Canal veículo Mensagens significantes codificação decodificação meios Retroalimentação

O que é Com Verbal e não verbal? Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2015 Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2015 Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP Soneto de Fidelidade “De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure. (Até um dia meu anjo)”

2015

O corpo fala – Pierre Weil

2015 O corpo fala – Pierre Weil

2015 MODELOS COMUNICAÇÃO HUMANA Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

Quais são os modelos de comunicação? 19. Quais as premissas dos modelos?

Origem do MODELO Comunicação (SHANNON &WEAVER, 1949) Fonte ► transmissor ► sinal ►receptor ►destinatário Mensagem Mensagem Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 Comunicação : é mais um ato que processo. O mundo é dividido: “os que sabem” e “ os que não sabem”., 1.MODELO CLÁSSICO DE COMUNICAÇÃO Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 FONTE: CONCEBE, GERA, ELABORA E DECODIFICA A MENSAGEM DESTINATÁRIO: RECEBE A MENSAGEM QUE, PARA SER ENTENDIDA DEVERÁ SER DECODIFICADA E OU DECIFRADA. Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 É um modelo unidirecional ; autoritário, paternalista e assistencialista. Objetivos: induzir, persuadir, convencer os “receptores” a adotar as idéias e pontos de vista da fonte. Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 Fonte (sabe) Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP RECEPTOR (aprende)

2012 Comunicação : é um processo. No mundo todos possuem conhecimentos: “todos sabem”. Fonte é ao mesmo tempo receptor e vice versa. Os conhecimentos e valores devem ser respeitados e buscar uma forma de descobrir o que temos em comum e aproveitar para TROCAR conhecimentos. 2. MODELO DIALÓGICO Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 EMISSOR RECEPTOR RECEPTOR EMISSOR Neste, modelo ambos buscam seu desenvolvimento e amadurecimento como seres humanos 2. MODELO DIALÓGICO Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

COMUNICAÇÂO: PORQUE RURAL?

2012 COMUNICAÇÃO RURAL. SEJA QUAL FOR A MANEIRA PELA QUAL O AGRICULTOR TENHA CONTATO COM A INFORMAÇÃO, ELA SEMPRE SERÁ UM PROCESSO PERCEPTIVO E É A MANEIRA PELA QUAL ELE A PERCEBE E NÃO O SEU VALOR OBJETIVO OU UTILIDADE REAL QUE O FARÁ AGIR, DE UMA OU OUTRA FORMA, ADOTANDO OU REJEITANDO A INFORMAÇÃO Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 É DETERMINADA PELA SUA PERCEPÇÃO DE MUNDO E PELOS SEUS MECANISMOS DE INTERPRETAÇÃO DO MUNDO, PODENDO ALTERAR O SEU SIGNIFICADO. A RESPOSTA DOS AGRICULTORES ÀS NOSSAS MENSAGENS:

2012 OS OBJETIVOS E A QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO TANTO A FONTE COMO O RECEPTOR TEM SEUS OBJETIVOS TÉCNICO : OBJETIVA AFETAR OS AGRICULTORES DE ALGUMA FORMA, PROVOCAR NELES REAÇÕES, MUDANÇAS DE ATITUDES E COMPORTAMENTO. A COMUNICAÇÃO SÓ SERÁ TOTALMENTE EFICAZ SE O AGRICULTOR ENTENDER A MENSAGEM

2012 A FORMA COMO O TÉCNICO “PERCEBE” O RECEPTOR, OU SEJA O AGRICULTOR E QUAL É A SUA PERCEPÇÃO DO MEIO RURAL ANTES DE PROCURAR CONHECER O AGRICULTOR, O TÉCNICO TEM QUE CONHECER A SI PRÓPRIO AS IDÉIAS, VALORES, NORMAS E FORMAS DE CONDUTA DO TÉCNICO PODEM NÃO COINCIDIR EM TODAS DIMENSÕES COM AS DOS AGRICULTORES COM OS QUAIS TRABALHA E SE TRANSFORMAM EM SÉRIOS RUÍDOS NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

2012 ESTE FATO É CRUCIAL NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, POIS GERALMENTE O TÉCNICO (OU O EMISSOR) AGEM COMO SE AS MENSAGENS TIVESSEM EM SI MESMAS SIGNIFICADOS PRECISOS E INVARIÁVEIS. Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 SOMENTE O TÉCNICO QUE SE PREOCUPAR EM ENTENDER O UNIVERSO MENTAL DO AGRICULTOR, PODERÁ AJUDAR AO AGRICULTOR OBTER O MÁXIMO DENTRO DE SUA REALIDADE. Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 LEMBRE SE QUE: Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

% DAS PESSOAS NÃO GOSTA DE FALAR EM PÚBLICO... VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NESSA! PLATÉIA NÃO É BICHO PAPÃO – ELES QUEREM RECEBER A INFORMAÇÃO TANTO QUANTO VOCÊ QUER COMUNICAR Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 NÃO PEÇA DESCULPAS POR EXISTIR... NADA DE AFIRMAÇÕES DO TIPO “TENTAREI FAZER O MELHOR POSSÍVEL”... SE ERRAR - E “HERRAR” É HUMANO - FAÇA UM COMENTÁRIO BEM HUMORADO SOBRE O SEU DESEMPENHO E RETOME. Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 DUELAR COM UM PARTICIPANTE É UMA INFRAÇÃO DAS MAIS GRAVES... REPREENDER UM PARTICIPANTE EM PÚBLICO, TAMBÉM DIVERGÊNCIAS DEVEM SER RESOLVIDAS DEPOIS E EM PARTICULAR Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 FAMILIARIZE-SE, ANTECIPADAMENTE, COM OS EQUIPAMENTOS QUE FOR UTILIZAR RETROPROJETOR, VÍDEO, MICROFONE ETC PARA NÃO SER TRAÍDO NA HORA H.... Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 ESTABELEÇA CONTATO VISUAL COM OS PARTICIPANTES CHAME-OS PELO NOME, SE POSSÍVEL ISTO VAI FAZÊ-LOS SE SENTIR VALORIZADOS Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 CRIE UM AMBIENTE FAVORÁVEL E ENTUSIASMANTE... PONHA ENERGIA NA VOZ E NOS GESTOS... VIBRE, EXPLORE SEUS PONTOS FORTES Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 QUEM DEVE CHAMAR A ATENÇÃO É A MENSAGEM E NÃO VOCÊ... LIVRE-SE DOS EXAGEROS NAS ROUPAS E ACESSÓRIOS MAS LEMBRE-SE.. Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 FINALMENTE, NEM PENSE EM PERDER O FOCO... SE ACONTECER, ENCONTRE-O RÁPIDO ANTES QUE VOCÊ PERCA A PLATÉIA Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012 ACIMA DE TUDO, PRESTE ATENÇÃO AOS SINAIS EMITIDO PELOS PARTICIPANTES. ELES SERÃO SEU GUIA. Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

2012

BIBLIOGRAFIA FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1982, 93 p. DIAZ BORDENAVE, J.E. O que é Comunicação Rural. 15a. ed. São Paulo, Brasiliense, p.(Coleção primeiros passos) PENTEADO, J.R.W. A Técnica da Comunicação Humana. São Paulo, Pioneira, 1993, 332p. MUSSOI, E. M. Enfoques pedagógicos para uma Extensão Rural Agroecológica, Texto de aula(Obrigatório). Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP