Questões éticas  Autoria X Plágio  Citações diretas e indiretas  Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos Apresentação de trabalhos em público.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
Advertisements

Curso Tecnologias e Novas Educações
NORMA DE CITAÇÃO NBR-10520/2002 Citação Tipos:
ARTIGO CIENTÍFICO.
Regras de Trabalhos Científicos – parte 2 Slides baseados na página da biblioteca da PUCRS dobre trabalhos científicos.
A Responsabilidade Corporativa Natura
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Estilos e Abordagens.
Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados.
UNIP – Universidade paulista
OBSERVAÇÕES NA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Resumos Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Referências e Citações
CITAÇÃO Descrição, conteúdo ou informações em um texto, retirados de alguma fonte (livros , documentos,etc.) Transcrição do que um autor escreveu Tem o.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
MANUAL DO ESTUDANTE – EM
NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
CITAÇÕES E REFERÊNCIAS
Citações em documentos: Apresentação
Importância da Leitura
REFERENCIAL TEÓRICO Adirleide Greice Carmo de Souza
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
REVISÃO DE LITERATURA OU FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Metodologia Científica
Artigo Científico Funções Básicas:
CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
CITAÇÕES E REFERENCIAS. CITAÇÕES E REFERENCIAS.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
CITAÇÕES.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
Normas para expressão acadêmica TEXTO CIENTIFICO Elaborado Objetivo Organizado ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Idéias do autor Idéias tradicionais.
Normas para a Redação dos Trabalhos
A Comunicação e seus Conceitos
TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014 TÍTULO: Subtítulo
PARÁFRASE E CITAÇÕES (NBR 10520:2002
Formatando a página.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
Ambientação de jogos ABNT.
Metodologia Científica
Fichamento.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Comunicação e Redação Empresarial
COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS
Metodologia da Pesquisa Científica 2 o Grupo Prof. Felipe M. G. França, PhD (Imperial College London, 1994) Programa de Engenharia de Sistemas e Computação,
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Referência e citação – para fichamento
Engenharia de Produção 2° semestre de 2010
TCC.
Orientador1; Turma ou autores2
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
FICHAMENTO.
Profa. Lívia Perasol Bedin
DISCIPLINA: Redação científica
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Citações e Referências
Metodologia Científica - Profa. Rosa Coutrim
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
Autoria, plágio e acesso ao conhecimento no contexto da EaD Profas. Cristiane Borges e Iraci Schmidlin.
Como fazer? CITAÇÕES.
Transcrição da apresentação:

Questões éticas  Autoria X Plágio  Citações diretas e indiretas  Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos Apresentação de trabalhos em público  O processo de comunicação  Material de apoio  Planejamento

Lei e contexto acadêmico cópia de texto cópia de idéias Colagem X contribuição Internet

Citação X referência “menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte.” X “[...] conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual” Normatização ABNT = NBR 6023/2002

Transcrição ou cópia literal de um parágrafo, frase ou expressão, usando exatamente as mesmas palavras do autor do trabalho consultado. Repete-se o trecho transcrito, obrigatoriamente entre “aspas duplas”, ou com destaque gráfico, indicando a fonte consultada e o local exato de onde foi extraído (número da página).

Se trecho possui até 3 linhas, deve ser colocado entre aspas duplas. Ex: Dentre as definições de GC está a de Davenport e Prusak (1998, p. 122), que afirmam que “a Gestão do Conhecimento pode ser vista como uma coleção de processos que governa a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização.”

Se trecho possui mais de 3 linhas, deve ser reproduzido com deslocamento para a direita, com tamanho de fonte menor e espaçamento simples. Ex: Conforme Mello e Burlton (2000), a entidade empresarial American Productivity and Quality Center (APQC) adota a seguinte definição: Gestão do Conhecimento é um conjunto de ações sistemáticas para localizar, entender e usar conhecimentos para criar valor, ajudando informações e conhecimentos a fluir para as pessoas certas, nos momentos certos, de forma que se possa agir da maneira mais eficiente e eficaz. (p.2)

É a transcrição das idéias de um autor usando suas próprias palavras. Ao contrário da citação direta, a citação indireta deve ser encorajada pois é a maneira que o pesquisador tem de ler, compreender e gerar conhecimento a partir do conhecimento de outros autores.

Ex: Segundo Stewart (2002), fazer CG é identificar o que se sabe, captar e organizar esse conhecimento e utilizá-lo de modo a gerar retornos. Para Bukowlitz e Williams (2002), gestão do conhecimento é o processo pelo qual a organização gera riquezas, a partir de seu capital intelectual. Rose (2002) sintetiza sua visão de GC como um processo empregado por uma organização para capturar e compartilhar a experiência, promover a colaboração e prover amplo acesso às informações da organização, independente de sua fonte ou estrutura.

Proteção de seres humanos participantes de pesquisa (entrevistados, experimentos etc.) “a pesquisa envolvendo seres humanos deverá sempre tratá-los em sua dignidade, respeitá-los em sua autonomia e defendê-los em sua vulnerabilidade” “O respeito devido à dignidade humana exige que toda pesquisa se processe após consentimento livre e esclarecido dos sujeitos, indivíduos ou grupos que por si e/ou por seus representantes legais manifestem a sua anuência à participação na pesquisa.” Submissão prévia de projeto de pesquisa  Resolução CNS 196/96

Emissor Receptor Canal Linguagem Mensagem

Atrair a atenção  “isca” surpreender

Manter a atenção Objetividade  sem detalhes, leitura posterior  demonstração BREVE  idéia geral clara X ensinar Clareza  falar para fora e com entonação  vocabulário e linguagem  expressão corporal

Slides  leves = tópicos = roteiro  figuras  sem código fonte  número adequado (média = 2min/slide)  slides extras

 Priorizar conteúdos = usar bem o tempo  Conhecer/visitar o local antecipadamente  Informações sobre o público  Treinar e testar