Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de Ética e Cidadania
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Projeto - CEI VILA PRADO
Este é um projeto que norteará as ações e procedimentos adotados no projeto rádio do Programa Nas Ondas do Rádio, incluídos no Programa Ampliar. A proposta.
Curso Rádio Escolar: Como Implementar
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
A Educação Mediada pela Tecnologia
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Curso: Tecnologias na Educação: Mídias em Ação.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Educação no contexto do Trabalho
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
CURRICULO +.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª A 8ª SÉRIES)
Profa. Reane Franco Goulart
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Política Educacional Brasileira
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2012
IMPLEMENTANDO RÁDIO ESCOLAR
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
 .
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Constituição de Grêmios Estudantis
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
RÁDIO ESCOLA.
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
O computador como Meio e como Fim...
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Transcrição da apresentação:

Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização da comunicação e da educação

Projeto Escola Interativa -Atuando desde 2000; -Desenvolve ações com professores e alunos de escolas públicas; -Utiliza tecnologias como ferramentas integradoras dos vários atores da comunidade escolar em torno da elaboração de produtos de comunicação; -Contribui para desenvolver a leitura crítica da mídia e a democratização dos meios de comunicação.

Rádio na Escola – Por quê? -Fortalece projeto político pedagógico da escola; -Estreita laços e sentimento de pertença; -Potencializa o aprendizado; -Materializa o direito à livre expressão e a reflexão a respeito de suas consequências; -É um espaço de experiências colaborativas.

O Projeto na Escola Etapa I: - Identificação e sensibilização - Adesão dos interessados - Montagem da proposta Etapa II: - Montagem do Núcleo Interativo - Elaboração do Plano de Implementação do Projeto

O Projeto na Escola Etapa III: - Formação para e com os membros do Núcleo Interativo nos seguintes conteúdos: Projeto do Programa, Linguagem, Pesquisa e Produção de Conteúdo, Edição, Fechamento e Lançamento -Produção dos Programas: busca de pauta, pesquisa, roteiro, entrevistas, análises, discussões, decisões, gravação. Etapa IV: - Lançamento da Rádio - Elaboração do Plano de Implementação do Projeto

O que é possível produzir? -Spot educativos -Notícias -Notas -Entrevistas -Enquetes -Programas de Variedades -Vinhetas -Músicas

Quais equipamentos e softwares utilizamos? -Software de gravação e edição: Audacity -Um computador -Dois microfones com pedestais -Uma mesa de som de seis canais -Um amplificador -Duas caixas de som -Gravadores digitais (MP3)

O que provocamos? -Descoberta de potenciais -Postura de liderança e nova responsabilidade -Maior interesse pela escola e suas atividades -Estudante instigado a produzir algo que faça sentido para ele e para sua comunidade -Envolvimento da comunidade escolar nas discussões e pautas dos programas

O que provocamos? -Acesso crítico aos meios de comunicação; -Estudante se percebe como produtor; -Maior domínio da leitura e escrita; -Apropriação de novas referências.

Quais as recomendações? -Ser um projeto da escola; -Desconstrução das relações de poder e criação de novos espaços dialógicos; -Produção coletiva pressupõe autonomia, protagonismo e empreendedorismo -Estudantes devem ter espaço para exercer sua criatividade e expressar o que desejam, com o suporte do ambiente escolar, mas não exatamente subordinados a ele.