A UTILIZAÇÃO DA TV COMO INSTRUMENTO NA EDUCAÇÃO Elsa Maria Peterlini Rosangela Rodrigues dos Santos UNICENTRO - PEDAGOGIA/1°ano 01/06/2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TECNOLGIAS A DISPOSIÇÃO DA EDUCAÇÃO
Advertisements

Por: Cristina de Fátima Silva
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 02
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Evolução da Mídia Audiovisual
A Evolução das Mídias Audiovisuais
SEDUC – Polo de Nova Andradina
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
ELIANE PEREIRA DE BRITO
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
SEDUC – Polo de Nova Andradina Curso de Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs Turma 2: Azenaide Soares Aluna: Célia Veiga Mello dos.
PROJETO APRENDENDO A APRENDER
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
União Educacional de Minas Discente: Débora Luzia da Silveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilva dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
Ministério das Comunicações. Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
REUNIÃO DE PAIS 1º Bimestre COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS Uma escola que mantém seus valores sempre de olho no futuro!
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Família Professor: Cordeiro.
Sejam Bem vindos!!! Reuniões de Pais. 14/04/09.. Questionário de Satisfação APAE 2009.
EEB. PREF. FREDERICO PROBST Petrolândia 13ª GERED (Ituporanga) “CASO DE SUCESSO” COM O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
Participação: do que estamos falando? Maria Cristina Martins Kamers Conselho Estadual de Educação – CEE/SC.
Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira.
A. Condições de bem-estar familiar A família é reconhecida: Pelo estado; Pelos organismos internacionais; Pela sociedade civil;
MISSÃO: Constituir uma comunidade nacional de aprendizagem e geração colaborativa de conteúdos em torno do uso dos curtas metragens brasileiros em salas.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:. SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.
O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Afinal, pra que serve a Escola? E o quê é a tecnologia? Profº Ueliton Lemos 1 Uma reflexão filosófica acerca da tecnologia e Educação.
REDES CONVERGENTES FAMA - Redes de Computadores 3º Semestre.
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
PROJETO “LIBRAS E CULTURA SURDA”
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS EVOLUÇÃO.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
Tecnologia Educacional: "Inserção Digital" Objetivo: Demonstrar aos PCs as ferramentas digitais existentes no seu âmbito de trabalho, caracterizando suas.
PIBID- ESPANHOL E CULTURA Professora: Cristiane Marques Araújo SEED Londrina Alunos: Deise Cristina Pinaffi Custódio – G-UEL Vinícius – G-UEL Orientadora:
Socialização das aulas nas salas inclusivas. OBJETIVO DO TRABALHO DE PESQUISA EM SALA INCLUSIVA 1-Nas construções de conceitos 1-Nas construções de conceitos:
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: breve retrospectiva histórica Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG/CNPq/FAPEMIG.
Ciclo documentário. Objetivos das atividades documentais Selecionar, na massa de informações veiculadas, elementos de conhecimento, Fornecer a qualquer.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

A UTILIZAÇÃO DA TV COMO INSTRUMENTO NA EDUCAÇÃO Elsa Maria Peterlini Rosangela Rodrigues dos Santos UNICENTRO - PEDAGOGIA/1°ano 01/06/2011

Um dos mais antigos dons do homem, é a observação, desde a sua origem desenvolveu esta capacidade de interpretar o mundo e seus sinais e registrar fatos fazendo inscrições em pedras e madeiras.

Com a descoberta do alfabeto, houve uma revolução no conhecimento, a capacidade de comunicação e humana adquiriu novos limites, a escrita passou a conduzir o conhecimento humano fornecendo-lhe tecnologia capaz de garantir uma organização racional.

A sociedade se torna cada vez mais povoada de imagens, nos cinemas, televisão, vídeos, computadores tornando a educação mais desenvolvida em busca de um entendimento mais afetivo do mundo e de uma comunicação mais abrangente.

A televisão como meio de transmissão de imagens massiva, tem grande popularidade no cotidiano das famílias com uma programação diversificada, como ecologia, ciência, meio ambiente, cultura, esporte.

A televisão não foi feita para mobiliar, ela é um instrumento contra a ignorância. Desde o surgimento, a televisão tem sido vista de duas maneiras: como entretenimento e como instrumento para educação.

Diversos projetos demonstram que os meios de comunicação podem exercer um papel importante no processo de educação formal. Se, não atingirem esse objetivo, pelo menos, servem para mudar o panorama dentro da sala de aula.

A Televisão faz parte do dia a dia das pessoas, o seu uso nas escolas é de grande importância, promovendo uma aproximação entre a vida cotidiana e a cultura. Esta forma de trabalho pedagógico oferece muitas alternativas possibilitando mais diversidade no processo de aprendizagem.

As primeiras TVS – Eram feitas de madeira e tinham uma aparência de rádios antigos.

A TV Brasileira surgiu na década de 50

A evolução da televisão

Referências: COSTA, Cristina. Educação, Imagem e Mídias. São Paulo: Cortez, LEMOS, Inêz. Pedagogia do consumo: família, mídia e educação. Belo Horizonte, Autentica VESCE, Gabriela E. Possoli. Comunicação, Mídias, Educacionais. Disponível em: Acessado em: 03/05/2011.