Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Transporte Aéreo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGENDA REGULATÓRIA. Instituída pela primeira vez em 2009, a Agenda Regulatória destaca-se como iniciativa inovadora na Administração Pública brasileira.
Advertisements

FINANCIAMENTO DA SAÚDE Transferência regular e automática AB AE – média e alta complexidade Remuneração por serviços produzidos Pagamento mediante apresentação.
CADASTRO ÚNICO: O que é e para que serve publicado em 02/07/ h59 O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um.
“ A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos. Se distancia dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos mais. Por mais que.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
ATUAÇÃO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS NA FISCALIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA Flávia Oliveira Della Santina Luiz Antonio de Oliveira Junior.
Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. Cidadania Empresarial O.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
OBJETIVOS DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
45º. Seminário Assemae Implantação dos Planos Poços de Caldas – 26 de maio de 2015.
Assembléia Geral Extraordinária Alteração do Estatuto da Apae de Assaí.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA-FEAPAES/PR/2015 TEMA: INTEGRAÇÃO...REFLEXÃO... AÇÃO.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL X Encontro Paulista.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
Decreto nº – 08/11/2011 Governo do Estado de São Paulo Corregedoria Geral da Administração.
Gestão dos Fundos de Saude
Para entender o que é política pública Produção cultural
PREGÃO ELETRÔNICO O que é ? Utilizada pelo governo brasileiro para realizar contratos administrativos de bens e serviços comuns, independentemente do valor.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
A capacitação dos profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos Fabiana Gadelha.
DIMENSÕES OPERACIONAIS DO TURISMO - ELEMENTOS: # Setor Público ( Turismo Receptivo ) # Setor Privado ( Turismo Emissivo /Receptivo ) # 3o. Setor ( Turismo.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio de 2015, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou, em Brasília, o índice.
O Financiamento da Política de Assistência Social Reunião Ampliada CEAS/MS Campo Grande, 14 de maio de 2014.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E OBRAS DICAS DE ACESSIBILIDADE.
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
SUBGRUPO nº 1 – RECEITAS POR COMPETÊNCIA ANDAMENTOS DOS TRABALHOS Expositor: José Valter Cavalcante.
Acessibilidade, o fazer para garantir isso? Lílian Simão Oliveira.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – PNDH 3 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS CÂMARA DOS DEPUTADOS 04 DE FEVEREIRO.
Direito à Cidade Metropolitana implementação do Estatuto da Metrópole:o “Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado”
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial Outubro de Cristina.
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Gustavo Rodrigues Lemos. O que é Geografia? geo – terra graphía – estudo, descrição Compreender as relações entre a natureza e a sociedade, bem como o.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Programas Federais para a Educação Especial Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais; Programa Escola Acessível; Programa BPC Na Escola;
Audiência Pública- Câmara dos Deputados- 23 de maio de 2013 Apresentação da Agenda Propositiva para Crianças e Adolescentes 2013 Apoio: Fundo Canadá e.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
TRANSPORTE DE PASSAGEIROS. Características dos Equipamentos ABNT NBR 14022:2009 Acessibilidade condição para utilização, com segurança e autonomia, total.
Cmte. Ronaldo Jenkins Diretor Técnico AUDIÊNCIA PÚBLICA ACESSIBILIDADE DO SISTEMA DE TRANSPORTE AEROVIÁRIO Brasília, 10 AGO 2011.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA Superintendência de Planejamento e Gestão Gerência de Planejamento.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLDO 2017 Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
PROGRAMAÇÃO -Composição das Câmaras Técnicas -Apresentação Questionários das CTs -Elaboração do cronograma de reuniões regionais -Elaboração de Plano.
Transcrição da apresentação:

Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Transporte Aéreo

Constituição Brasileira Além dos direitos sociais que afetam todo e qualquer cidadão brasileiro, a Constituição reserva destaque a alguns grupos que compõem a sociedade brasileira, no sentido de chamar atenção sobre a necessidade de se estabelecer mecanismos para a equiparação de oportunidades entre todos os cidadãos. Este é o caso das crianças, jovens, idosos e também as pessoas com deficiência.

Decreto Federal 5.296/04 As Leis Federais /00 e /00, regulamentadas pelo Decreto Federal 5.296/04, estabelecem normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade, arquitetônica e urbanística, na habitação de interesse social, aos bens culturais imóveis, aos serviços de transporte coletivo, na comunicação e informação e ainda acesso às ajudas técnicas.

Disposições Preliminares: Legitimidade dos conselhos e das organizações representativas das pessoas com deficiência para acompanhar e sugerir medidas para o cumprimento do Decreto Aprovação financiamento de projetos com utilização de recursos públicos e concessão de Aval da União na obtenção de empréstimos e financiamentos internacionais. Atendimento Prioritário: Os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão dispensar atendimento prioritário às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida Decreto Federal 5.296/04

Acessibilidade : Condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por todas as pessoas em especial aquelas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Decreto Federal 5.296/04

Acessibilidade aos Serviços de Transportes Coletivos terrestre, aquaviário e aéreo. Considera-se como integrantes desses serviços os veículos, terminais, estações, pontos de parada, vias principais, acessos e operação. Decreto Federal 5.296/04