Experiências internacionais na área de previdência: Lições para os RPPS estaduais Heinz P. Rudolph Banco Mundial Aracaju, 20 de Juno de 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raphael K. Cunha Silva Vice-Presidente do Grupo Referência – Aliança é graduado em Ciências Atuariais pela PUCMINAS, com mais de dez anos de experiência.
Advertisements

DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO PREVIDENCIÁRIA DA UNESP 2002.
Previdência do Ente Previdência Básica (RPPS) Previdência Complementar
Desafios dos RPPS Março 2011 Desafios dos RPPS Março 2011.
O Regime Geral de Previdência Social: Equilíbrio de Longo Prazo Mário Sérgio Carraro Telles CNI CNI Brasília, 16 de março de 2011.
PETRÓPOLIS Julio Machado
– Análise financeira do período 1995 – 2006
Reforma da Previdência Social Brasileira Jorge Gerdau Johannpeter Comissão Especial da Câmara dos Deputados Brasília, 24 de abril de 2003.
Defendemos: A redução do déficit da previdência dos servidores públicos como instrumento da redução do desequilíbrio fiscal e da injustiça social; Uma.
CONTROLE EXTERNO EM AÇÃO: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS
EQUACIONAMENTO DO DÉFICIT ATUARIAL
Richard Dutzmann MIBA 935 ETAA -Escritório Técnico de Assessoria Atuarial S/S Ltda. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TÉCNICA-ATUARIAIS, SOB A ÓTICA DA PORTARIA MPS.
CENSO DO INSS RECADASTRAMENTO
Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasse - DIPR
Melhores Práticas de Gestão
O Futuro da Previdência Social no Brasil
Previdência Complementar dos
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Brasília, 24 de março de PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
Desafios dos Regimes Próprios de Previdência Social
Regimes Próprios de Previdência Social: Enfoque Atuarial
AÇÕES ESTRUTURANTES IMPLEMENTADAS NO RPPS DO ESTADO DA BAHIA
FÓRUM ESTADUAL DE PERÍCIA MÉDICA E RECURSOS HUMANOS
Retirada de patrocínio – Banco IBI e IBI Promotora de Vendas
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
Previdência social princípios.
RESULTADOS FISCAIS DA REFORMA DE 2003 NO SISTEMA DE PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRO André Portela Souza Hélio Zylberstajn Luís Eduardo Afonso Apresentadora:
– Análise financeira do período 1995 – 2006
Halan Morais Natal/RN 30 de julho 2012 Nova Previdência no Setor Público do Rio de Janeiro.
Brasília, 16 de março de Seminário MPS O Futuro da Previdência no Brasil Fatores Urgentes e Fatores Importantes para o Equilíbrio de Longo Prazo.
Regimes Próprios dos Servidores Públicos Brasília, 17 de março de 2011.
Seminário “O Futuro da Previdência no Brasil” Organização MPS / IPEA 16 e 17 de março de 2011 Panorama Internacional da Previdência Social Jorge Cezar.
FUNDO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO FUNPREV-RC SECRETARIA MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA Secretaria Municipal de PrevidênciaData: 27/02/2014.
LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
16ª SEMANA NACIONAL EM DEFESA E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EDUCAÇÃO: ATIVOS x APOSENTADOS - REALIDADE PREVIDENCIÁRIA REDE ESTADUAL – AL. ►Consultor Técnico.
A PREVIDÊNCIA NO BRASIL
QUESTÕES GERAIS DA GESTÃO DO RPPS Julio César Fucilini Pause.
AGENDA PERFIL DOS SERVIDORES estatísticas previsão de aposentadorias
REGIME DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
A PREVIDÊNCIA SOCIAL FRENTE AO NOVO PERFIL DEMOGRÁFICO BRASILEIRO (O EFEITO DE INVERSÃO DA PIRÂMIDE ETÁRIA NO BRASIL) Professor Célio Cruz Mestre em Direito.
MEDIDAS DE GOVERNANÇA. -Suspensão de novos contratos de pessoal até 31/12/15, sendo que as substituições de termo de contrato temporário deverão ser submetidas.
I F Ó RUM DO IPERON Porto Velho, 27 de agosto de 2015.
O DESAFIO DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL DOS RPPS
FUNDOS DE PREVIDÊNCIAS PRÓPRIOS: OS DESAFIOS DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL Palestrante: Anna Paula Almeida.
Avaliação Atuarial 2015.
Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos
Avaliação Atuarial FUNPREV - BAURU 31/12/2009
Comemoração 25 anos A organização da Previdência Pública e Privada no país Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2008 Associação dos Aposentados e Pensionistas.
Antecedentes: – Eloy Chaves ´ - IAPs – Institutos de Aposentadorias e Pensões ´ - Primeiras tentativas de unificação das instituições.
Plano de Seguridade Social
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social Organização Municipal de Seguridade Social Data Base: Dezembro / 2012.
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Hélio Carneiro Fernandes
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social Organização Municipal de Seguridade Social Data Base: Dezembro / 2010.
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE RONDÔNIA I P E R O N 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA “A Saúde Financeira.
3º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS’s EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL - Controle na Concessão e Manutenção dos Benefícios - Cadastro - Censo.
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: PROBLEMAS E ALTERNATIVAS Carlos Alberto Pereira de Castro Juiz do Trabalho Brasília, junho de 2007.
FUNDO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO FUNPREV-RC SECRETARIA MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA Secretaria Municipal de PrevidênciaData: 25/02/2015.
FUNDO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO FUNPREV-RC SECRETARIA MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA Secretaria Municipal de PrevidênciaData: 30/09/2015.
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social Organização Municipal de Seguridade Social Data Base: Dezembro / 2011.
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social - OMSS Data Base: Dezembro / 2009 ETAA -Escritório Técnico de Assessoria.
Sandro Silva Supervisor Técnico Dieese-PR Curitiba-PR 12/12/2015 Apresentação sobre os Regimes Próprios de Previdência e as propostas de mudanças no IPMC.
TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
PREVIDÊNCIA PRIVADA Planejamento Financeiro. Previdência Acumular de reserva financeira com o objetivo de utilização no futuro Complemento para a aposentadoria.
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS O SISTEMA APÓS AS EMENDAS CONSTITUCIONAIS Nº 20/1998, 41/2003 E 47/2005 SINASEFE – Abril de 2014.
ESTUDO PARANAPREVIDÊNCIA. O Estado já pagou 20 salários mínimos de aposentadoria INSS - APOSENTADORIA EM NÚMERO DE SALÁRIOS MÍNIMOS 325% 9,5% 2,21 pp.
REFORMA DA PREVIDÊNCIA REFORMA DA PREVIDÊNCIA MEDIDAS CONSENSUADAS Recife, Abril de 2003.
14º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR José Roberto de Moraes Campinas – SP NOVEMBRO/2014.
1 Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - SPPC Previdência Complementar do Servidor Público Aspectos Controversos - PL 1.992/2007 Brasília,
Transcrição da apresentação:

Experiências internacionais na área de previdência: Lições para os RPPS estaduais Heinz P. Rudolph Banco Mundial Aracaju, 20 de Juno de 2016

O Brasil é um país jovem... (ainda) Fonte: Banco Mundial

com o gasto previdenciário semelhante aos países desenvolvidos...

Os países Europeus sabem que tem um problema com a previdência Source: Schwartz and others (2014)

Mas a maioria dos países estão procurando lhes gerenciar Ajustes na idade de aposentadoria Ligar a idade de aposentadoria com a expectativa de vida Melhoramento da saúde Relação entre contribuições e benefícios previdenciários Incentivos para contribuir por mas tempo Indexação das aposentadorias Mudança para indexação a preços Eliminação dos regimes de exceção Regimes de aposentadoria por tempo de contribuição Desincentivos para aposentadorias antecipadas Piso previdenciário + previdência complementar (Banco Mundial)

Aposentadorias por tempo de contribuição estão em extinção...

Convergência de idade de aposentadoria homem e mulher Fonte: OECD e Banco Mundial

Os países procuram ter alíquotas de contribuição que permitam equacionar o gasto previdenciário e a competitividade da economia... CONFIDENCIAL Fonte: Banco Mundial

Lições para o RPPS

1. A politica salarial e a ferramenta mas efetiva que tem os estados para controlar o gasto previdenciário Fonte: Prost-Banco Mundial

2. Precisa ter alguma relação entre contribuições e benefícios previdenciários Fonte: elaboração do autor

3. Precisa dar solução aos abusos... Ainda estes possibilidades estejam dentro da legalidade... Incentivos para trabalhar 20 horas por semana ate perto na idade de aposentadoria Dado o componente de subsidio, servidores com 2+ matriculas são muito caras Auditorias da folha de pagamento permitem gerar economias significativas Fonte: elaboração do autor

A reforma de 2003 e um passo positivo, mas ainda insuficiente para controlar a transição... … os resultados começam a ser visíveis apenas em 2034 Fonte: elaboração do autor

O estado pode ter um tsunami de aposentados nos próximos anos... Fonte: Caixa, Junho 2016 De manear preliminar, mas de um 50% dos servidores em Finanprev podem ser elegíveis para se aposentar

4. Incentivos para incrementar a idade de aposentadoria e alíquota de contribuição podem ajudar ter despesas mas gerenciáveis Incentivos monetários para permanecer no cargo. Em 2015, 51.7% dos aposentados tem menos de 65 anhos... Fonte: elaboração do autor

5. Precisa equacionar a regulamentação das pensões com a lei do governo federal...Além disso, nenhum país da amostra repõe as pensões de 100%... O gasto previdenciário pode se extender por décadas! Fonte: Banco Mundial

6. A implementação da previdência complementar e uma forma efetiva de limitar o passivo previdenciário de longo prazo E necessário, mas tem efeito em 3 décadas A politica de investimentos tem que ser professional Investimentos em NTN-B e bom, mas não suficiente Importante definir o quem vai ser o gestor Economias de escala Juntar recursos com outros estados/municipalidades Governança do fundo CONFIDENCIAL

Conclusões Fixar o RPPS da maioria dos estados vai precisar mudanças Constitucionais Os estados tem um rol importante em assegurar que os custos das reformas são pagados por todas a gerações: aposentados, pensionistas, servidores ativos, cidadãos atuais e futuros do Estado de Sergipe e cidadãos atuais e futuros do Brasil. O forma de repartir o custo dos déficit previdenciários futuro dentro da geração atual e entre as gerações jovens e velhas o grande desafio do RPPS no Brasil

Obrigado! Heinz P. Rudolph Banco Mundial Aracaju, 20 de Junho de 2016