Paternalismo Estatal É CULPA DOS PAIS E MÃES! ISSO É RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA! Paternalismo é a intervenção restritiva na liberdade de um indivíduo,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A nova cidadania Autor: FÁBIO KONDER COMPARATO Ed.: Lua Nova, 1993
Advertisements

Seguridade Social - Conceito
MINISTÉRIO PÚBLICO.
Políticas Públicas e Sociedade Civil
DIREITO LIGADOS À LIBERDADE
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
PROFª Ma. MARTA MORGADO PEREIRA VALENTE
Estado Liberal de Direito
CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 22 – Compete privativamente à União
Aula 3.
Atividades e atos administrativos
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
Existe Preconceito na igreja?
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
\.
Direitos e Garantias Fundamentais
Trabalho.
DIREITO CIVIL CONTEMPORÂNEO
Campanha da Fraternidade 2012
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Noções Gerais
A prioridade absoluta como resgate das minorias sociais
As diferentes expressões de crença- Liberdade religiosa Marilene Yukico Shimazaki NRE Maringá Colégio Estadual do Jardim Panorama- Sarandi Colégio Estadual.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
Privacidade e Cidadania
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
DIREITO PENAL PARTE GERAL I
Habeas Corpus.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
 Inviolabilidade do direito à vida (o legislador pode regulamentar como esse direito será protegido e a partir de que momento. Em determinados casos,
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
– II – Estrangeiro. Asilado. Refugiado. Visto.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 16/4/ :30 1.
METRO DE ESTOCOLMO SUECIA.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Augusto Henrique Lio Horta
Curso Técnico em Meio Ambiente
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Debates jurídicos sobre o direito à educação infantil Ações Civis Públicas Desafios.
Relações do Direito Econômico com os demais domínios normativos.
O Dano Social e as Relações de Direito Privado
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
DIREITO E JORNALISMO Aspectos Gerais:
LIBERDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS
Sustentabilidade Social e Direitos Humanos Instituto Ethos Maio de 2009.
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo – 2ª Parte Responsabilidade civil: Pressupostos da Responsabilidade civil: 1 - Conduta humana.
Família É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (Pai, mãe, tios padrasto, avós etc.) A família é unida por.
Maria do Socorro Almeida de Sousa Mestre em Ciências Jurídicas (Universidade de Lisboa) Doutoranda em Direitos Humanos (Universidade de Salamanca) Juíza.
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
Aula 7– EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
U.C. MERCADOS E NEGOCIAÇÃO COMERCIAL LICENCIATURA EM ADMINISTRAÇÃO DE PUBLICIDADE E MARKETING Abril 2011 Docente: Prof. Fernanda Policarpo Discentes: Aline.
Direitos Individuais Profa. Ana Menezes. Introdução No Brasil os direitos e garantias individuais estão previstos na Constituição de 1988, em seu art.
AULA 03 PRINCIPAIS ASPECTOS DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL “I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
Pedro Affonso Hartung Advogado do Núcleo de Defesa Instituto ALANA Criança e Consumo: os impactos da publicidade infantil.
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
BRUNO MIRAGEM 53º Painel da TELEBRASIL Guarujá/SP, 27 de agosto de 2009.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
Direitos humanos e Evidências Ivan França Junior Ivan França Junior FSP/USP 2014.
DIREITOS SUBJETIVOS. Pessoa e direitos CC 2002, Art. 1 o.Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Direitos pressupõem sujeitos de direito.
Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Conselho Federal de Psicologia.
Transcrição da apresentação:

Paternalismo Estatal É CULPA DOS PAIS E MÃES! ISSO É RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA! Paternalismo é a intervenção restritiva na liberdade de um indivíduo, contra a sua vontade, para promover o seu próprio bem (Fateh-Moghadam/Sellmaier/Vossenkuhl 2010) Atuaçãp de cunho protecionista, obrigação constitucional do Estado segundo art. 227 A regulação da publicidade (enunciado normativo) se dirige à empresa e não aos pais! MITOS DA REGULAÇÃO DA PUBLICIDADE INFANTIL

Não é o fim da publicidade de determinado produto ou serviço, é APENAS o redirecionamento Análise econômica global: efeitos econômicos negativos da publicidade infantil -Obesidade: 2,4% do PIB do Brasil - R$ 110 bilhões (McKinsey Global Institute – Overcoming obesity: An initial economic analysis – NOV/2014) -Doenças Crônicas não Transmissíveis -Violência e Segurança Pública -Etc. MITOS DA REGULAÇÃO DA PUBLICIDADE INFANTIL Impacto Econômico AS EMPRESAS VÃO QUEBRAR!

MITOS DA REGULAÇÃO DA PUBLICIDADE INFANTIL Autorregulação já é suficiente A ONG CONAR DÁ CONTA DE TUDO!

MITOS DA REGULAÇÃO DA PUBLICIDADE INFANTIL A Constituição já disse em quais produtos pode restringir a publicidade É INCONSTITUCIONAL! Art. 220 da Constituição Federal traz um rol não taxativo, mas apenas exemplificativo. Existência de outras proibições de publicidade para Armas, Fórmulas infantis, Bicos, Chupetas e Mamadeiras etc.

Abrange a livre manifestação do pensamento político, filosófico, religioso ou artístico; Direito assegurado às pessoas físicas; Publicidade: atividade comercial, interesse venal de pessoa jurídica; "Lo que nunca se permite es que el ejercicio de un derecho haga daño al ejercicio de otros derechos. Y nunca, por el argumento de la libertad de expresión, podemos permitir que se haga daño a la niñez, porque proteger a la niñez debe ser el interés superior de todo el Estado.” Frank La Rue, Relator Especial de la ONU para Libertad de Opinión y de Expresión (período ) MITOS DA REGULAÇÃO DA PUBLICIDADE INFANTIL Isso é cerceamento da LIBERDADE DE EXPRESSÃO!