EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Advertisements

CE_02_O que e para onde exportar?
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Negócios Internacionais
Medidas Recentes de Estímulo ao Crescimento e Evolução do Câmbio
O PROCESSO EMPREENDEDOR
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
Movimentos Internacionais de Fatores
Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas Fortaleza/CE, 07 de julho 2009.
Internacionalização de PMEs
Desenvolvimento e inserção internacional
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
PANORAMA ATUAL DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE MÓVEIS
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
ATO 1 Nove meses de pesquisas. Trinta oito entrevistas. Quatro painéis temáticos. Dezenas de estudos revistos.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Serviço de Exportação dos Correios
Diretoria da Qualidade do Inmetro
Objetivo geral A estruturação da Estratégia Brasileira de Exportação tem como intuito o aumento da competitividade brasileira frente ao novo panorama do.
1 O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO INTRODUÇÃO Marketing e Negócios Internacionais professor Marcos d’Assumpção Zaniol.
COMÉRCIOS INTERNACIONAIS
Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
Sistemática de Importação e Exportação
UFP – Marketing Internacional Porque é que se deve Exportar? Um factor importante é o risco reduzido e baixo custo associado.
UFP Marketing Internacional Entrada em Mercados Internacionais (Envolvimento Directo versus Indirecto) A tomada de decisão relativamente.
Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas CNC – Brasília/DF.
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Seminário Avançado - Eletiva A
Seminário Avançado - Eletiva A
AS INFORMAÇÕES AO ALCANCE DE QUEM DESEJA EXPORTAR Fone: Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria da Economia Solidária e Apoio.
Seguro de Crédito à Exportação
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Internacionalização. INTERNACIONALIZAÇÃO “É um processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com outros países fora de.
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
Novos Modelos de Empresa
Inovação Tecnológica, Exportação e Emprego no Brasil Março de 2006 IEA-USP Glauco Arbix Professor da USP Presidente do IPEA.
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
Capítulo 19 O Mercado Global.
República Federativa do República Federativa do BRASIL BRASIL ‘ FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DE CARNES MDIC/SDP/DEORN.
Estratégias de internacionalização
A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SP 22 de outubro de 2009.
O que é exportação? Conceito Comercial Conceito Cambial
INTERNACIONALIZAÇÃO. A INTERNACIONALIZAÇÃO A internacionalização implica em expandir as atividades da empresa para além das fronteiras nacionais. É uma.
Administração Mercadológica IV
SISTEMÁTICA DE EXPORTAÇÃO Profª: Pollyanne Severino.
Setor de Serviços no Brasil
Internacionalização de Micro, Pequenas e Médias Empresas
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
5 – FONTES DE PESQUISA EM COMEX
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Empreendedorismo. O empreendedor Papel importante na dinamização do mercado. No exterior: recebem fomento à sua capacidade de inovação e superação. No.
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Economia e Mercado Prof. Wesley Borges.
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC A Política Industrial para o Setor Automotivo Brasília – 23 de novembro de 2011.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
PERSPECTIVAS E OS GARGALOS DAS EXPORTAÇÕES DE MANUFATURADOS 29 de Abril de 2011.
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGIA COMPETITIVA - Desenvolvimento de produtos, Serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre.
Transcrição da apresentação:

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE

Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram, em 2003, US$ 1,515 bilhão, representando 2,4% no total exportado pelas empresas de todos os portes;  Em número de firmas, as micro e pequenas empresas industriais exportadoras alcançaram unidades em 2003, representando 62,1% do total de firmas exportadoras, sendo microempresas (23,3%) e pequenas empresas (38,8%). Fonte: Sebrae. As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira, (2004)

 Crescimento no número de micro e pequenas empresas exportadoras, que passa de firmas, em 1998, para 7.002, em Possíveis causas:  Criação de consórcios de exportação, desenvolvidos pela APEX;  Incentivos à diversificação da pauta exportadora, incorporando empresas com novos produtos antes ausentes da pauta;  Programa “Exporta Fácil” dos Correios, que facilitou e agilizou as vendas externas de produtos de pequeno valor;  Implantação da Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior (MDIC), auxiliando as empresas a ingressarem ou expandirem a atividade24. Fonte: Sebrae. As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira, (2004) Presença das MPE Industriais nas Exportações

Dificuldades dos Exportadores Brasileiros Fonte: Markwald, R. e Puga, F. (2002) Maiores Dificuldades % Lidar com procedimentos burocráticos e administrativos 43,6 Obter informações comerciais: mercados, concorrência, etc 23,5 Adaptar-se para atender à demanda externa: produtos, processos produtivos 16,5 Obter informações sobre regras do mercado externo: normas técnicas, barreiras comerciais 12,8 Não respondeu 3,6 Total100,0

Mercado Brasileiro de TI Valores aproximados: Mercado Brasileiro: 10 bilhões de dólares Participação Multinacionais: 8,3 bilhões de dólares Participação Emp.Nacionais: 1,7 bilhões de dólares Importação: 1 bilhão de dólares (royalties) Exportação: 400 milhões de dólares Fonte: Softex

EXPORTAÇÃO OU INTERNACIONALIZAÇÃO?

Motivações para Internacionalização Proativas Decisão estratégica da empresaDecisão estratégica da empresa Acesso a novos mercadosAcesso a novos mercados Maior volume de vendasMaior volume de vendas Melhores margens de lucroMelhores margens de lucro Segurança às oscilações no mercado internoSegurança às oscilações no mercado interno Compromisso com a inovação, qualidade e competitividadeCompromisso com a inovação, qualidade e competitividade ImagemImagem Reativas Pressões da concorrênciaPressões da concorrência Excesso de capacidade produtivaExcesso de capacidade produtiva Saturação do mercado domésticoSaturação do mercado doméstico

Decisão de Internacionalização Aproveitamento de oportunidades casuais Lucro no curto prazo Atitude deliberada para aproveitar uma oportunidade Estratégia de Internacionalização Posicionamento face à Internacionalização

COMO? (Formas de Operação) Exportação, Agentes, Subsidiárias, Licenciamento, Franchising, etc. MODO DE ACESSO O QUÊ? Vendas de produtos, Serviços, Know- How SEGMENTAÇÃO INTERNACIONAL ONDE? (Mercados) (Distância Política, Cultural e Física) AMBIENTE/ SEGMENTAÇÃO INTERNACIONAL Dimensões Internas da Internacionalização Estrutura Gerir Relações Internacionais Finanças Competências Internas INTERNACIONALIZAÇÃO As Dimensões da Internacionalização