EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE
Presença das MPE Industriais nas Exportações As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram, em 2003, US$ 1,515 bilhão, representando 2,4% no total exportado pelas empresas de todos os portes; Em número de firmas, as micro e pequenas empresas industriais exportadoras alcançaram unidades em 2003, representando 62,1% do total de firmas exportadoras, sendo microempresas (23,3%) e pequenas empresas (38,8%). Fonte: Sebrae. As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira, (2004)
Crescimento no número de micro e pequenas empresas exportadoras, que passa de firmas, em 1998, para 7.002, em Possíveis causas: Criação de consórcios de exportação, desenvolvidos pela APEX; Incentivos à diversificação da pauta exportadora, incorporando empresas com novos produtos antes ausentes da pauta; Programa “Exporta Fácil” dos Correios, que facilitou e agilizou as vendas externas de produtos de pequeno valor; Implantação da Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior (MDIC), auxiliando as empresas a ingressarem ou expandirem a atividade24. Fonte: Sebrae. As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira, (2004) Presença das MPE Industriais nas Exportações
Dificuldades dos Exportadores Brasileiros Fonte: Markwald, R. e Puga, F. (2002) Maiores Dificuldades % Lidar com procedimentos burocráticos e administrativos 43,6 Obter informações comerciais: mercados, concorrência, etc 23,5 Adaptar-se para atender à demanda externa: produtos, processos produtivos 16,5 Obter informações sobre regras do mercado externo: normas técnicas, barreiras comerciais 12,8 Não respondeu 3,6 Total100,0
Mercado Brasileiro de TI Valores aproximados: Mercado Brasileiro: 10 bilhões de dólares Participação Multinacionais: 8,3 bilhões de dólares Participação Emp.Nacionais: 1,7 bilhões de dólares Importação: 1 bilhão de dólares (royalties) Exportação: 400 milhões de dólares Fonte: Softex
EXPORTAÇÃO OU INTERNACIONALIZAÇÃO?
Motivações para Internacionalização Proativas Decisão estratégica da empresaDecisão estratégica da empresa Acesso a novos mercadosAcesso a novos mercados Maior volume de vendasMaior volume de vendas Melhores margens de lucroMelhores margens de lucro Segurança às oscilações no mercado internoSegurança às oscilações no mercado interno Compromisso com a inovação, qualidade e competitividadeCompromisso com a inovação, qualidade e competitividade ImagemImagem Reativas Pressões da concorrênciaPressões da concorrência Excesso de capacidade produtivaExcesso de capacidade produtiva Saturação do mercado domésticoSaturação do mercado doméstico
Decisão de Internacionalização Aproveitamento de oportunidades casuais Lucro no curto prazo Atitude deliberada para aproveitar uma oportunidade Estratégia de Internacionalização Posicionamento face à Internacionalização
COMO? (Formas de Operação) Exportação, Agentes, Subsidiárias, Licenciamento, Franchising, etc. MODO DE ACESSO O QUÊ? Vendas de produtos, Serviços, Know- How SEGMENTAÇÃO INTERNACIONAL ONDE? (Mercados) (Distância Política, Cultural e Física) AMBIENTE/ SEGMENTAÇÃO INTERNACIONAL Dimensões Internas da Internacionalização Estrutura Gerir Relações Internacionais Finanças Competências Internas INTERNACIONALIZAÇÃO As Dimensões da Internacionalização