VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunicação.
Advertisements

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PROCEDIMENTOS DE REFORMULAÇÃO: A CORREÇÃO (José Gaston Hilgert)
Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
Variações Linguísticas
Leitura e Produção de Textos
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Escola Básica e Secundária de Fajões Língua Portuguesa 9º
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
PROFA. NEUSA FATIMA MAIOCHI
“Nem a distância nem o tempo poderá apagar o que sinto por você!!!”
NORMA PADRÃO,VARIAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Aula sobre níveis de linguagem
A a b b c c 106. Os períodos e suas variações. Os períodos e suas variações. Gramatical Gramatical Formas Variantes. Lingüístico.Lingüístico. ee.
Etapas da Negociação Coletiva. Pressupostos da NC  Conflito de classes é inerente à sociedade capitalista e não se resolve na mesa de negociação  NC.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
GRUPO DE DEBATE 4 Ensino de Língua Portuguesa nos espaços lusófonos Mediadores: Prof. Dr. Cássio Rúbio e Profa. Dra. Léia Menezes.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Escola de Educação Básica Teresa Ramos Corupá 2010.
Comportamentos operantes interrelacionados
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
EEB. PREF. FREDERICO PROBST Petrolândia 13ª GERED (Ituporanga) “CASO DE SUCESSO” COM O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS PROF: CHICO ARRUDA Conceituação de Verbo.
PROGRAMA Etapa 1 Panorama do fomento e incentivo à cultura Etapa 2 Maturando a ideia Modelando o conceito Escrevendo o projeto.
GRAMÁTICA.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
O Regulamento. O regulamento é um texto de caráter normativo que reúne um conjunto de regras, preceitos e prescrições cujo objetivo é, estabelecer um.
1 Guia Melhores Empresas – 2012 Revista Você S/A | FIA.
A língua de Eulália Capítulo 7: “Verbo pra que te quero” Grupo: Lilian
 PERÍODO HETEROGÊNEO  CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL  LUTA E INSATISFAÇÃO  TRAÇO INDIVIDUAL, MAS...  MARGINALIZADOS E EXCLUÍDOS  Antecipa eventos da.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
I NGLÊS IV- MARKETING TURÍSTICO 2011/2012 Enquadramento : A UC de Inglês IV surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
O discurso dissertativo de caráter científico
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de  Desenvolvimento linguístico Desenvolvimento da linguagem oral.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
A relação entre a Escala de Proficiência e a Matriz de Referência – 5º ANO Ensino Fundamental – Língua Portuguesa.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Júlia Venâncio.
Trabalhando com produção textual
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
SEMÂNTICA Amém.... COMO TUDO COMEÇOU: Manual do Candidato (UNICAMP – 1992) “Partimos do pressuposto de que uma competência voltada para um desempenho.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
As pessoas desejam controle ou responsabilidade?
Projeto: Vanguardas Europeias
Preconceito linguístico: o que é, como se faz.
Empreende dorismo Enquadramento Histórico. empreendedorismo  As preocupações com a temática do empreendedorismo são relativamente recentes  O mundo.
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
O NASCITURO E A HISTÓRIA DO DIREITO TRABALHISTA. O objetivo deste trabalho é apresentar o estudo do nascimento e a história do direito do trabalho, visando.
Atividades didáticas para o ensino fundamental a partir dos gêneros de discurso, com base na Proposta Curricular de Santa Catarina, Linguística Aplicada.
GÉNEROS TEXTUAIS Apreciação crítica. 1.Que características específicas apresenta a apreciação crítica? Uma apreciação crítica consiste na descrição sucinta.
Formas, condutas religiosas, estilos de espiritualidade e condutas religiosas uniformes evidenciam a presença influente de um substrato religioso-cultural.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
A G ESTALT Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga / Psicopedagoga.
Transcrição da apresentação:

VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

Língua culta x Língua coloquial Língua coloquial – variante espontânea , utilizada nas relações informais entre os falantes, ou seja, língua do cotidiano, sem muita preocupação com as normas.

Língua culta caracterizada pela correção gramatical, ausência de termos regionais ou gírias, bem como pela riqueza de vocabulário e frases bem elaboradas. Salvo raras exceções, é a linguagem dos livros, jornais, revistas e, é claro, a linguagem que você deverá empregar em sua prova.

A variação de uma língua é o modo pelo qual ela se diferencia,sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sócio- cultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.

Variação histórica Variação geográfica Variação social

Variante histórica

Variante geográfica/regional

Variante social

Axé, Brasil. A Toyota homenageia os 500 anos deste país trilegal com um bocadinho de presentes que a galera vai adorar, meu! (Anúncio da Toyota)

PLACAS

Você conhece ou já ouviu falar em pleonasmo?