 Análise do Projeto - PITEC  Professores Ana Maria G Takahashi  Elisabete Elena Rato  Escola E.E. Prof. Antonio Lisboa  Disciplina(s) Todas do Ensino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTUDANTE NO TRÂNSITO.
Advertisements

PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões Dissetação de Sebastião Archilia PUC/SP 2008.
Esgotos Planeta Água: poluição
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
FEM 2003Faculdade de Engenharia Mecânica1 Departamento de Energia Departamento de Energia - Desenvolve pesquisas nas áreas de termodinâmica, mecânica dos.
PNAD 2013 Trajetória da Extrema Pobreza. Todas as taxas de extrema pobreza calculadas por diferentes instituições convergem ao longo dos anos.
REUNIÃO DE PAIS 1º Bimestre COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS Uma escola que mantém seus valores sempre de olho no futuro!
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
CURSO CONSTRUINDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Salve o Rio Paraíba do Sul Num projeto prático de ciências e meio ambiente, os alunos são divididos em grupo e utilizando ferramentas de tecnologia desenvolvem.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.
PNE: Equivocado e Inócuo Claudio de Moura Castro.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Agrupamento de escolas de Porto de Mós Escola Secundária de Porto de Mós Disciplina: Área de Integração Ano letivo Professora: Isaura Silva Diana.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DO ZAIRE DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS.
Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs USO ECOEFICIENTE.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira.
COMUNICAÇÃO SOCIAL COM A CRIAÇÃO DE CARTILHA “CUIDANDO DO NOSSO LIXO” Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Autora Ana Paula da Silva Pinto Chamareli Coautora.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS ENSINO A DISTÂNCIA – UM SERVIÇO DE INCLUSÃO SOCIAL Carlos Eduardo de Souza Gonçalves.
CONSUMO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ACOMPANHANTE DURANTE AS SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA NO INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER (IBCC) Autores: Kawata M.F., Kawamura.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Alinhada aos Indicadores Estratégicos do hospital, a TI Verde HNSG está preocupada com a sustentabilidade e eficiência energética com projetos de Virtualização.
TRATAMENTO PRELIMINAR DE ESGOTOS GRADEAMENTO E CAIXA DE AREIA
NAF: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL 1º Sem DIFUSÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, APOIO E ATENDIMENTO A CONTRIBUINTES DE BAIXA RENDA.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
Por que ter software educacionais nas escolas?. Algumas escolas ainda ficam com pé atrás na hora de implantar esse projeto em seus colégios.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO AMANDINA Professor: Claudemir Foratini de Oliveira Publico Alvo: 6º Ano A-E.F.
ESCOLAS MUNICIPAIS ADEMAR E Pe. LUIGI Profª: Cléia e Helena PLANO DE AULA DENGUE, A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO? Série: 4ª.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Softwares Educacional.  Os software podem ser considerados programas educacionais a parti do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
CMCC Centro de Matemática, Computação e cognição Disciplina Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental Sistemas de Equações Lineares Orientador.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

 Análise do Projeto - PITEC

 Professores Ana Maria G Takahashi  Elisabete Elena Rato  Escola E.E. Prof. Antonio Lisboa  Disciplina(s) Todas do Ensino  Fundamental II  Turma/classe Alunos do Ensino do  Ensino Fundamental II  Duração prevista do projeto 12/03/ à 11/05/2014

 Os alunos estão trabalhando com o tema previsto, diante da situação em que se encontra o nível do reservatório Cantareira, eles estão pesquisando o gasto de água; como usar adequadamente a água; como é feito o tratamento de água e esgoto

 As estações de tratamento de água (ETAs) da Sabesp funcionam como verdadeiras fábricas para produzir água potável. Das 214 estações: 28 abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, e as outras 186 fornecem água aos municípios do interior e litoral do Estado.  Atualmente, são tratados 111 mil litros de água por segundo.  O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade.

 O processo de tratamento é de lodo ativado por alimentação escalonada e em nível secundário, com grau de eficiência de cerca de 90% de remoção de carga orgânica medida.  Sistema de esgotamento sanitário – Os esgotos são transportados para a estação, através de coletores- tronco e do Interceptor Tietê.

 As disciplinas envolvidas no PITEC são: Ciências, Matemática e Português. No projeto foram mobilizados a conscientização e a importância de valorizar o consumo adequado da água para não sofrer consequências mais graves no futuro.  Os conhecimentos foram incorporados através de pesquisas tecnológicas e automaticamente houve uma integração entre eles.

 Os objetivos estão sendo atingidos, pois está ocorrendo uma conscientização para a resolução do problema que encontramos no momento.

 Todas as ações previstas foram realizadas até o momento; como estratégias que se destacaram podemos citar a utilização de pesquisas na internet, para montagem o de cartazes, criação de power point sobre ETE e ETA.  Como dificuldades na realização do PITEC podemos citar a elaboração de power point e movie maker, em salvar e enviar os arquivos; como estratégias para superar esse problema foram orientados em substituir o movie maker somente pelo power point.

 As ações não realizadas no tempo hábil (movie maker) foram substituídas por outras (power point).  Alguns recursos foram utilizados para apoiar as ações, outros não, por falta de conhecimento prévio.  Como tecnologia integrada ao desenvolvimento do PITEC tem a máquina fotográfica e o celular (utilizado para pesquisa e fotos), que funciona como um comunicador de aprendizagem, pois o professor não é detentor do saber, mas o facilitador deste conhecimento no desenvolvimento intelectual.

 Houve comunicação e a interação entre as disciplinas envolvidas no projeto.

 Até o momento os resultados foram satisfatórios.