SEGEPRES Assessoria em Segurança da Informação e apoio à Governança de TI Segurança da Informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segurança da Informação
Advertisements

A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO Cláudio Souza Castello Branco Coordenador-Geral de Controle Externo.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Conselho Gestor de Tecnologia da Informação NOVAS PERSPECTIVAS DA APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA NA AUTOMAÇÃO DO JUDICIÁRIO Des. Jorge Henrique Schaefer Martins.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
GESTÃO HOSPITALAR OSS HMTJ.
CONVÊNIO ABIEPAN-SEBRAE Convênio 87/2013. Objetivos Abiepan  Cumprir o compromisso firmado com o Inmetro frente à exclusão dos equipamentos de panificação.
Plano Plurianual - PPA Julho | DIRETORIAASSESSORIA DE PLANEJAMENTO Amparo Legal Constituição Federal – art. 165 Leis de iniciativa do.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
SECONT NA ESTRADA - – – Coordenação de Tecnologia da Informação – CTEC AuditorÁrea.
1/11. 2 Auditorias Especializadas 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos.
A importância e o poder da informação Prof. Enir da Silva Fonseca
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
Gestão da Inovação em Serviços Fernando JG Landgraf 3/12/2015.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
IT-16 Plano de Emergência
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
1 Sistemas de Informação Governança Prof. Fabiano Costa 29/04/2010.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Planejamento Estratégico IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
1 GESTÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE TECNOLOGIA INPI/DIRTEC/CGTEC.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
Para entender o que é política pública Produção cultural
FUST E NOVO SERVIÇO EM REGIME PÚBLICO - COMENTÁRIOS Márcio Wohlers - Assessor Especial Ministério das Comunicações 47 o Painel TELEBRASIL Brasília - 14.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
CONGRESSO FENAFIM CURITIBA – NOVEMBRO DE 2015 O USO DA TI NA FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA NOVEMBRO
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Fundação: junho de 1965 Abrangência: Nacional Representa: empresas Conta com 20 regionais Fundação: novembro de 1967 Abrangência: Estadual Representa:
Serviço de Emergência Referenciada Integrado Unidade de Produção HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO Jundiaí fevereiro de 2015 Organização da Gestão.
Método dos Elos – adequação de layout de processos
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 CONSULTORIA-GERAL DA UNIÃO.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
BPC Consolidation.
© CopyRight - Modulo Secutity Solutions Todos os Direitor Reservados © 1 Como Está a Segurança da Informação no Governo do Estado de Minas Gerais.
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Grupo de Trabalho Permanente do ICMS Verde (Portaria nº317)
COMISSÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Art São comissões permanentes: I - a Comissão de Regimento Interno; II - a Comissão de Jurisprudência; III - a Comissão.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Mercado brasileiro de Sistemas Eletrônicos de Segurança Segurança para pequenas e micro empresas - Fecomércio.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
Ações Relacionadas à Segurança da Informação Segepres – Assessoria em Segurança da Informação (Assig)
PLANO PLURIANUAL 1 (PPA ) Relator: Deputado Federal ZECA DIRCEU (PT/PR)
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Fundos de Incentivo ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Alexandre Giovanini Fuscaldi Diretor 1ª DT - Secex Desenvolvimento
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo da Coordenação Administrativa Prover e gerenciar o bom funcionamento do prédio da Aedi, buscando integração entre.
Programa C.R.C Associação Empresarial da nervir. Grupo dos Gestores.
LABORATÓRIO DE PESQUISA E EXPERIMENTAÇÃO EM MULTIMÍDIA Assessoria de Educação a Distância/UFPA.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Silvio Avelino Secretário-Geral da Mesa Câmara dos Deputados Comissão Senado do Futuro.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Abordagem prática de Governança e Gestão de TI – Visão de auditoria Governança de TI Wadson Sampaio Pereira Coordenador de Auditoria de TI - STJ.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
Bem-vindo ao. Você tem as perguntas.Nós temos as respostas! Juntos podemos alcançar melhores resultados de negócios.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI Nº /12 Paulo Alexandre Mendes Assessoria de Gestão Estratégica Gabinete do Ministro 22/5/2014.
Alimentos transgênicos
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
COBIT 5 Visão Geral.
Transcrição da apresentação:

SEGEPRES Assessoria em Segurança da Informação e apoio à Governança de TI Segurança da Informação

SEGEPRES Assessoria em Segurança da Informação e apoio à Governança de TI “... Um ativo que, como qualquer outro ativo importante, é essencial para os negócios de uma organização e conseqüentemente necessita ser adequadamente protegida.” NBR ISO/IEC Informação A difusão da tecnologia confere à informação a mesma importância dos recursos tradicionais terra, capital e trabalho. Peter Drucker

SEGEPRES Assessoria em Segurança da Informação e apoio à Governança de TI Segurança da Informação  Segurança Tecnológica Tecnologias Pessoas Processos

SEGEPRES Assessoria em Segurança da Informação e apoio à Governança de TI Informação Segurança da Informação Manuseio e Produção Manuseio e Produção Armazenamento Transporte Descarte Disponibilidade Confidencialidade Integridade

SEGEPRES Assessoria em Segurança da Informação e apoio à Governança de TI Por quê Segurança da Informação no TCU? Prestações de Contas Solicitações CN Denúncias Documentos Gerais Bases de dados Recursos Tramitações Pareceres e Relatórios Papéis de Trabalho Sistemas de Informação Bases de dados Acórdãos Vistas Informações para o CN

SEGEPRES Assessoria em Segurança da Informação e apoio à Governança de TI NBR ISO/IEC (ISO ) Cobit Security Baseline Leis e Decretos –Dec 3505/00 e 4553/02 Resoluções e Portarias do TCU –Resolução nº 126/99 (PSI/TCU) –Resolução nº 191/06 –Portaria nº 105/06 –Portaria nº 169/06 Principais Referências Normativas

SEGEPRES Assessoria em Segurança da Informação e apoio à Governança de TI Tratar a segurança da informação no TCU de forma estratégica –Definir diretrizes de Segurança da informação em conjunto com as demais áreas envolvidas com o tema e com os gestores de informações –Coordenar as ações de segurança da informação no âmbito do Tribunal Papel da Assig Ações Iniciais –Benchmarking / Referencial estratégico –Política de Segurança da informação –Programa de conscientização

SEGEPRES Assessoria em Segurança da Informação e apoio à Governança de TI Obrigado!