Prof. Ms. Luiz Fernando Costa.  O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO TRABALHO DOCENTE
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PIBID UFF ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA COORD.: PROF.ª DRA. SIGRID GAVAZZI
Organização Curricular da Escola
TIPOLOGIA DAS AULAS AULAS EXPOSITIVAS PELA DOCENTE
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Plano de Trabalho Docente
Nilva de oliveira brito dos santos
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Universidade Estadual de Maringá
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Pedagogia 2013 Disciplina: História da Educação
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Professor Profissional
Faculdade de Educação de Costa Rica
Introdução a Questão Social
Tema 1 A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ELEMENTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL.
Troca de saberes entre a escola e a comunidade: uma análise da Escola Estadual Professor Itan Pereira em Campina Grande-PB Autores: Noemia Dayana de Oliveira,
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
História da Educação no Brasil
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
Prof. Daniela Reis.
Profa. Telma Cezar CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar
AUTORA: Joelma Barbosa Neto Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
História da Educação no Brasil
Odilei Avelino dos Santos
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Professor Douglas Pereira da Silva
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Prof. Maíra C. Farias Belo
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
História da educação no Brasil
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
EJA, o que sabemos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL
Plano de aula cronograma
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Sociologia da Educação. Ementa Concep ç ão de Sociologia. Compreensão da sociologia como instrumento de conhecimento e interpreta ç ão da realidade socioeducacional.
Oficina do Trabalho Profissional Profª Virgínia Pertence
Filosofia no Brasil.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Plano de curso História da Educação Brasileira
SERVIÇO SOCIAL 2009/2. DOCENTE ROSANGELA DE FREITAS BARRETO
DO “PAPA DOS LOUCOS” À “CEGUEIRA BRANCA”: A DIFERENÇA REPRESENTADA NA LITERATURA FERNANDA CRISTINA DE SOUZA LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTADORA:
Documentos e Propostas legais
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Prof. Ms. Luiz Fernando Costa

 O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma atuação comprometida e competente.  Compreender criticamente os diferentes processos de sistematização da Educação, em seus aspectos históricos e funcionais.  Compreender criticamente o processo histórico da Educação no Brasil.

 Reconhecer o caráter histórico das idéias e práticas pedagógicas;  Compreender a reconstrução histórica do passado coletivo de sua profissão enquanto condição fundamental para a formação de uma cultura profissional;  Demonstrar postura crítico-reflexiva em relação à educação brasileira contemporânea

Ementa  Estudo longitudinal da educação brasileira, considerando aspectos tais como: o pensamento pedagógico, a educação informal, a instituição escolar, os métodos e a profissão docente.

 1. A contextualização da colonização do Brasil;  2. A educação no Brasil indígena;  3. A educação dos jesuítas: sociedade agro- exportadora e sistema de ensino das elites;  4. Reforma pombalina e a educação;  5. O século XIX e a questão do sistema nacional de educação: centralização x descentralização.  6. A república velha e a educação: continuidade e novas propostas

 7.A educação no período republicano: o pensamento liberal do início do século XX  8. O pensamento escolanovista, a educação na era Vargas;  9. A educação entre : rupturas e continuidades;  10. O estado militar e as reformas na educação;  11. A educação na redemocratização;  12. A escola e o debate pedagógico atual.

 Aulas expositivas, análise de documentação histórica, discussão de textos, seminários e outros trabalhos temáticos.

 Serão considerados, no mínimo, três instrumentos. Avaliações dissertativas individuais, atividades em grupo, seminários.

 Leituras dirigidas; resumos, fichamentos e resenhas; seminários temáticos; discussão de textos.

 GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. História da educação brasileira. 2. ed. São Paulo: Editora Cortez,  ROMANELLI, Otaiza de Oliveira. História da educação no Brasil ( ). 29. ed. Petrópolis: Editora Vozes,  SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 6. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2000.

 GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Editora Ática  LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes ; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica  RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 8. ed. São Paulo: Editora Cortez

 CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Molde nacional e fôrma cívica: higiene, moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação ( ), Bragança Paulista/SP, EDUSF,  FREITAS, Marcos Cezar de. História social da educação no Brasil ( ). São Paulo, Cortez editora, 2009 (Biblioteca básica da história da educação brasileira, v.3)  SOUZA, Rosa de Fátima. História da Organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: (ensino primário e secundário no Brasil), São Paulo, Cortez editora, (Biblioteca básica da história da educação brasileira, v.2)

 HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo, Thomson Learning Edições,  MONARCHA, Carlos. Escola Normal da Praça: O lado noturno das luzes. Campinas/SP, Editora da Unicamp, 1999.