Genética de populações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Politécnica de Pernambuco Departamento de Ensino Básico
Advertisements

Genes nas Populações II
GENÉTICA DE POPULAÇÕES
Medicina 3o Ano Prof. Jefferson Mendes
Genética quantitativa
GENÉTICA DE POPULAÇÕES: Freqüência Gênica e
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Aula 1 - Genética mendeliana:
Genética – Conceitos Básicos
BASES GENÉTICAS DA EVOLUÇÃO
Genética – Conceitos Básicos
INTRODUÇÃO À GENÉTICA DE POPULAÇÕES
CONSANGÜINIDADE É um tipo de acasalamento preferencial onde os indivíduos que se casam possuem algum grau de parentesco genético. O efeito da consangüinidade.
Frequências alélicas e genotípicas
Genética – Conceitos Básicos
Equilíbrio de hardy-weinberg
ADAPTAÇÃO.
Genética – Conceitos Básicos
Tema 6: Origens e evolução da vida
Sumário Revisão dos conceitos-chave abordados na aula anterior relativos à Primeira Lei de Mendel – Lei da segregação factorial Resolução conjunta de exercícios.
ANALISANDO DUAS CARACTERÍSTICAS EM CONJUNTO: CRUZAMENTOS DIÍBRIDOS
OS EXPERIMENTOS DE MENDEL
LINKAGE E GENÉTICA DE POPULAÇÕES
GENÉTICA DE POPULAÇÕES PROPRIEDADES GENÉTICAS DA POPULAÇÃO
Professor Antônio Ruas
EQUILÍBRIO DE HARDY-WEIMBERG
GENÉTICA DE POPULAÇÕES.
Parentesco e consangüinidade
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
GENÉTICA Conceitos Fundamentais
Hereditariedade Autossômica Transmissão Autossômica dominante Transmissão Autossômica recessiva Hereditariedade ligada ao sexo Co-dominância Ex: Co-dominância.
Matemática e Genética: Noções de Probabilidade!
Campus de Caraguatatuba Aula 12: Sistemas de Equações Lineares (2)
Evolução Profa. Daniela.
GENÉTICA DE POPULAÇÕES
Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
Capítulo 3 - Hereditariedade
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
Aula 5 - Método experimental ou de seleção aleatória
Genética.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Genética – Conceitos Básicos
Ministério da Saúde – MS Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Dr. Pedro H. Cabello Instituto Oswaldo Cruz – IOC Laboratório de Genética Humana - LGH Estatística.
Herança Monogênica Introdução: Homem Genética
Genética de Populações
LIGAÇÃO GÊNICA (3ª LEI DA GENÉTICA)
Padrões de herança Heredogramas
GENÉTICA DE POPULAÇOES
Noções de probabilidade
Colégio São José Biologia – 3º ano- EM Prof. Vanesca
Gregor Mendel e seus Modelos de Herança
GENÉTICA DE POPULAÇÕES
Ensino Médio-2º Biologia Prof. Gustavo.
EVOLUÇÃO Prof. Marcelo C..
LIGAÇÃO E PERMUTA GENÉTICA
Testes de Hipóteses.
GENÉTICA DE POPULAÇÕES
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
- Testes Qui-quadrado - Aderência e Independência
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
Citogenética Hereditariedade.
PATRIMÓNIO GENÉTICO A herança genética é responsável pela expressão de determinadas características. (PARTE II)
- Aula 1 - Genética Mendel Probabilidade Exceções Polialelia
3º ano- BIOLOGIA Professora Vanesca- 2016
DOMINÂNCIA INCOMPLETA Considere: V – alelo responsável pela corola vermelha B – alelo responsável pela corola branca Indique os genótipos dos hibrídos.
Genética de Populações
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Risco Relativo e Razão de Chances.
Hereditariedade.
Transcrição da apresentação:

Genética de populações Prof. Saulo Pires

INTRODUÇÃO Quando estudamos, em determinada família ou linhagem, o modo de transmissão de uma característica genética, podemos obter informações a respeito do comportamento daquela característica especificamente em relação àquela família.

Os resultados obtidos não representam o comportamento da população à qual pertencem e isso se deve ao fato de que a amostra é muito pequena e, como sabemos, uma amostra muito pequena pode conter imensas distorções em relação ao total da população.

Logo, dificilmente as proporções genotípicas e gênicas presentes em tal linhagem ou família poderiam representar as proporções genotípicas e gênicas da população como um todo.

?

.Será que a freqüência de um gene recessivo, em uma população, tende a diminuir ou se mantém estável, ao longo das gerações?

Estudos realizados por Hardy e Weinberg, que trabalharam independentemente, concluíram que, sob certas condições, a freqüência dos alelos recessivo e dominante se mantém constantes ao longo das gerações. A esse conjunto de condições necessárias chamou-se EQUILIBRIO DE HARDY-WEINBERG.

CONDIÇÕES PARA QUE HAJA O EQUILÍBRIO 1) A população deve ser suficientemente grande a ponto de manter as proporções estatísticas; 2) Deve haver cruzamentos panmíticos, isto é, todos os indivíduos devem ter as mesmas chances de cruzamento;

3) Não devem ocorrer mutações; 4) Os alelos A e a não devem estar sujeitos à seleção natural, isto é, devem ter igual viabilidade; 5) Não devem estar ocorrendo migrações.

NOTE QUE Uma população com tais características não existe na natureza; trata-se de uma população IDEAL. Na natureza, constantemente, está havendo a ação de um ou mais daqueles fatores.

Por que estudar uma população que não existe?

A população ideal de Hardy-Weinberg, embora não seja real, ao ser comparada com outra, natural, pode levar à formulação de hipóteses que possam explicar que fatores estariam atuando para causar as alterações existentes nas freqüências gênicas.

FREQÜÊNCIA GÊNICA E FREQÜÊNCIA GENOTÍPICA

EXEMPLO Em uma população hipotética, formada por 1000 indivíduos, em equilíbrio, suponha que haja 360 indivíduos AA, 480 indivíduos Aa e 160 indivíduos aa.

Freqüência genotípica: calcula-se dividindo o número de indivíduos de determinado genótipo pelo total de indivíduos da população. 360 / 1000 = 0,36 x 100 = 36% de indivíduos AA 480 / 1000 = 0,48 x 100 = 48% de indivíduos Aa e 160 / 1000 = 0,16 x 100 = 16% de indivíduos aa.

FREQUENCIA GÊNICA A partir destas freqüências pode-se calcular as freqüências dos alelos A e a nesta população.

Gene A: (qual o número de alelos A nesta população?) Indivíduos AA = 360 (com 2 genes A) = 720 Indivíduos Aa = 480 (com 1 gene A) = 480 1200 / 2000 (porque em 1000 indivíduos, há 2000 genes) Logo, 1200 / 2000 = 0, 6 que é a freqüência de A

Substituindo-se A por p e a por q, teremos: Gene a: Indivíduos aa = 160 (com 2 genes a) = 320 Indivíduos Aa = 480 (com 1 gene a) = 480 800 / 2000 = 0,4 Substituindo-se A por p e a por q, teremos: p + q = 1

A partir deste modelo, podemos deduzir que a freqüência genotípica pode ser expressa por: AA + Aa + aA+ aa Sendo A = p e sendo a = q, podemos substituir assim: Total dos genótipos: p.p + p.q + q.p + q.q , então, teremos: p2 + 2pq + q2 = 1

Observe o emprego dos modelos matemáticos para o cálculo das freqüências gênicas e genotípicas:

Se a freqüência de um gene autossômico recessivo em uma população em equilíbrio é de 0,40, calcule a freqüência dos genótipos AA, Aa e aa nessa população. Considere A = p e a = q.

resolução Se q = 0, 4 (e p + q = 1), conclui-se que p = 0,6. Indivíduos AA = p2 = (0,6) 2 = 0,36 ou 36% Indivíduos Aa = 2pq = 2 (0,4 x 0,6) = 0,48 ou 48% Indivíduos aa = q2 = (0,4) 2 = 0,16 ou 16% Somando 36% + 48% + 16% = 100% e assim fica fácil, não é?

Que tal virar a página e testar o que aprendeu?