Agricultura e desenvolvimento Aula 8 Agricultura e Desenvolvimento no Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Advertisements

Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Cana de açúcar como ativo estratégico da agenda de mitigação de GEEs brasileira “O papel do setor sucroenergético na redução das emissões de gases e sua.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-
Faculdade de Tecnologia Shunji Nishimura Pompéia Curso: Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão Disciplina: Administração da Produção Professor:
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES A RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL COMO UM BOM NEGÓCIO A globalização tornou a disputa por novos mercados e a competição.
 A PAC, criada em 1962, assenta em 3 princípios:  Um mercado único;  Preferência comunitária – política protecionista;  Solidariedade financeira –
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
Comissão de Assuntos Econômicos – CAE Senado Federal Brasília, 18 de junho de 2013 O Mapa Estratégico da Indústria
23ª Encontro do GIFC Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-açúcar Goiânia-GO, 17 de setembro de 2015.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas SISTEMA BRASILEIRO DE SEMENTES E MUDAS Brasília, 08 de agosto de 2013 Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.
Análise do Mercado – Oferta e Demanda AULA 4 PROF. ANTONIO ELDER Rio de Janeiro, 13 de Maio de 2011 AULA 3.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
SISCOSERV SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO BRASÍLIA, 10 DE SETEMBRO.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
Monopólio Hal R. Varian Intermediate Microeconomics, 8th edition Capítulo 24 Tradução: Sergio Da SilvaSergio Da Silva.
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA BRASILEIRA Coordenação de Competitividade Gilson Spanemberg EXPO Londrina.
Audiência Pública - CDEIC Tíquete-Alimentação -20/06/2013.
Armazenagem no Brasil Setembro/2013. Mapa da Produção do Brasil - Milho.
GESTÃO EMPRESARIAL Processo de Gestão de Mercado: A Natureza da Firma e Economia de Custos de Transação.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Os Agentes de Mercado e o Sistema Interligado Nacional SIE – Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8.
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
1 Apresentação dos Resultados 2T14 São Paulo, 31 de Julho 2014.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE DOCENTE: Dr. Frederico Pontes DISCENTES: Helenilse Freitas Lya Beiruth.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Agricultura e desenvolvimento Aula 3 Agricultura e Desenvolvimento no Brasil.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
Câmara dos Deputados Audiência Pública Comissão de Viação e Transportes (CVT) Requerimento nº 171: Novo Marco Regulatório do Setor Ferroviário.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
FUTURO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SISTEMA ELÉTRICO x CONSUMIDOR Julio Shigeaki Omori Novembro de 2015.
IEA - USP 9 de novembro de 2006 Roberto Rodrigues AGROENERGIA: Cana e Alimentos.
A POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM A Política Agrícola Comum (PAC) é a mais antiga e mais integrada das políticas comuns, tendo chegado a constituir cerca de metade.
1 Apresentação dos Resultados 1T15 São Paulo, 30 de Abril 2015.
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
Politicas Ambientais. 6º Plano de Eficiência Energética 5º Comissão temporária sobre Alterações Climáticas 4º Acordo de Copenhaga 3º Convenção das Nações.
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR TEMA 5 GESTÃO DA QUALIDADE ALIMENTAR Andreia Santos Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado.
Campos de Pesquisa Avelino A. Rodrigues da Silva.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
1. 2 O que são blocos econômicos
A Recente Política Industrial Brasileira Mauricio Canêdo Pinheiro Pesquisador do IBRE/FGV Seminário Os Desafios da Inserção Internacional Brasileira no.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
COOPERAÇÃO E GESTÃO DE REDES - RAD2214 TEMA – INTERNACIONALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS PROF. JOÃO LUIZ PASSADOR.
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
<cabeçalho> <data/hora> <rodapé>
O setor externo Aula 11.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
Canais de Distribuição
Infraestrutura e produtividade: um nova agenda para o Brasil na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal 10jun13.
Políticas de Proteção ao Comércio Internacional O comércio internacional maximiza a produção mundial e beneficia todos os países. No entanto, quase todos.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Soja Brasília, DF JUNHO/2016 Leonardo Amazonas COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO – CONAB Superintendente de Gestão da Oferta – Sugof Gerência de Oleaginosa.
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
O INTERESSE DO CONSUMIDOR NO PL 29/07 NOV/2008AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
ESTATÍSTICAS DA Agropecuária
Transcrição da apresentação:

Agricultura e desenvolvimento Aula 8 Agricultura e Desenvolvimento no Brasil

André Luis Squarize Chagas Problemas relacionados ao agronegócio Segurança alimentar Estrutura fundiária – Questão fundiária – Concentração de terra Uso da terra Concentração de mercado Coordenação Comércio internacional – Globalização Mudanças climáticas 2

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas Concentração de mercado O agronegócio é altamente concentrado: – Bebidas: Ambev, Coca-Cola, Schincariol – Frigoríficos: JBS, BRF, Marfrig, Minerva – Alimentos industrializados: Bunge, Nestlé, LBR Lácteos (Parmalat) – Commodities: Cargill, Louis Dreyfus, André Maggi 3

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas Maiores empresas alimentícias do mundo 4

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas Ranking em 2015 – EUA e Canadá 5

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas O mercado de consumo em 10 marcas 6

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas Concentração de mercado Concentração é ruim? – Poder de mercado, barreiras à entrada, preço maior que custo marginal, peso morto, ineficiência – Redução de assimetrias de informação, ganhos de escala ou escopo, ganhos de eficiência 7

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas Coordenação Coordenação: sistema de comunicação que transmite os desejos do consumidor ao produtor Em geral, o sistema de preços é o principal mecanismo de comunicação – Se os mercados são competitivos, com poucas barreiras à entrada e saída, os produtores se deslocarão dos mercados onde os preços estão caindo para mercados com preços em alta 8

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas Coordenação No entanto, quanto maior o número de intermediários, mais ruidoso é o canal dos preços – Presença de falhas de informação – Poder de mercado Recentemente, a tecnologia provê outros meios de comunicação: toll-frees, websites, blogs etc. 9

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas Cadeia do etanol 10 Fonte: FIESP/CIESP, 2001.

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas Coordenação Integração vertical: combinação de diferentes agentes de mercado, em diferentes estágios de produção, em uma única unidade administradora – As empresas preferem substituir contratos e trocas de mercado, internalizando processos diversos – Integração vertical à montante (integração para trás) empresa compra seus fornecedores – Integração vertical à jusante (integração para frente): empresa compra os intermediários entre ela e seus consumidores – Integração vertical nos dois sentidos 11

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas Comércio Internacional O comércio internacional de produtos agrícolas equivale a cerca de US$ 1,77 trilhão 12

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas Maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas 13 ources/profiles/MT/AG/2014/A GR_e.pdf

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas Exportações e importações de produtos agrícolas 14 e/statis_e/statis_bis_e.htm?solutio n=WTO&path=/Dashboards/MAPS &file=Map.wcdf&bookmarkState={ %22impl%22:%22client%22,%22pa rams%22:{%22langParam%22:%22 en%22}}

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas 15 Brasil UE EUA

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas Maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas (US$ milhões) 16 Fonte: OMC - Estatísticas internacionais de comércio (2013)

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas Comércio Internacional 17 Fonte: MAPA

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas 18

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas Comércio Internacional 19 Fonte: MDCI/CEPEA-Esalq

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas Exportações para principais destinos por grupo de produto (2013) 20 Fonte: MDCI/CEPEA-Esalq

Agricultura e Desenvolvimento no Brasil André Luis Squarize Chagas 21