UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED CURSO DE PEDAGOGIA PROFESSORA: Maria Aparecida Lapa de Aguiar ou SEMESTRE: 2016/1 OFICINA “ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO” OFERECIDA PARA A TURMA 8308
13h30 às 14h: 1ª PROPOSIÇÃO: assistir ao vídeo de Magda Soares: 7l6oAZM 7l6oAZM DEBATER UM POUCO O QUE SERIA ALFABETIZAR NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
Alfabetização se relaciona à apropriação do sistema de escrita alfabético/ortográfico. (início) Letramento se relaciona aos usos sociais de leitura e escrita. (continuidade) Assim, alfabetizar na perspectiva do letramento seria atuar junto com as crianças para que se apropriem do SEA, buscando estabelecer sentidos por meio de textos que circulam socialmente. (simultaneidade)
14h às 15h: 2ª PROPOSIÇÃO: - Escrever a palavra ROQUE e interrogar os alunos sobre seu significado. Repetir várias vezes e perguntar o que essa repetição sugere.
- Alguém conhece o Rock do Ratinho? 9U
Depois ler o poema para que conheçam: O RATO ROQUE (CAPARELLI In BOI DA CARA PRETA, 1983)
- Combinar barulhos para que façam acompanhando o poema (palmas, bater o pé, bater na carteira, bater lápis...) - Brincar de montar palavras do poema com letras grandes coladas no peito: Letras que vamos precisar: 6 R; 2 Q; 8 A; 2 Ã; 1 H; 2 M; 2 T; 3 U; 1 J; 1 S; 1 Z; 2 Ç; 6 O; 4 C; 1 P; 5 E; 1 N; 1 L, 1 B, 1 I, 1 J RATO, ROQUE, QUEIJO, CAMA, MESA, PÃO, CORAÇÃO, TEREZA, CHORO, CRIANÇA, MARIA, RUA, RÓI, LUA, BEIJO.
- Depois fazer outras palavras– RATO/ RATA/MAR/MARIA/AR/RIA/RUA/LUA Equipe 1: registro da lista de palavras em papel pardo. Equipe 2: ilustrar o poema por partes e montar em papel pardo para expor na sala. Equipe 3: montar um caça-palavras com algumas palavras retiradas do poema. Equipe 4: Usar revistas e jornais para cortar palavras com a letra R em vários contextos. RATO, CARO, CARRO, MAR, MARCOS - Lista dos nomes próprios que tem no poema: ROQUE; ANTÔNIO, MARIA, TEREZA
Reflexão sobre o trabalho realizado e sua relação com alfabetização na perspectiva do letramento. Apropriação do SEA: como foi proporcionado? Processos de letramento: como ocorreram? Que outros encaminhamentos poderiam ser feitos? Como organizar uma produção textual a partir do que foi desenvolvido?
Referências: CAPARELLI, S. Boi da cara preta. 27 ed. Porto Alegre: L&PM, SARAIVA, J. A. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, Vídeos: ENTREVISTA COM MAGDA SOARES: ENTREVISTA COM MAGDA SOARES: MÚSICA: ROCK DO RATINHO: