UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED CURSO DE PEDAGOGIA PROFESSORA: Maria Aparecida Lapa de Aguiar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
Advertisements

Letramento: um tema em três gêneros
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
LETRAMENTO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Formadora: Andréia Sol
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Linguagem, alfabetização e letramento
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Orientação Técnico-Pedagógica
Atividade_3.8_MarciaCessel
Organizando o trabalho pedagógico
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Desenvolvimento da Consciência Fonológica
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
Ano 2 Unidade 1.
Histórias em Quadrinhos
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Projeto: Humanidade que Transforma
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Oficina Uso Pedagógico dos resultados da Provinha Brasil
Escola de Educação Básica Presidente Tancredo Neves. Diretora: Arelete Souza Müller 13° SDR/Ituporanga.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
AVALIAÇÃO POR ONDE COMEÇAR !. REFLEXÃO SOBRE AVALIAÇÃO.
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
ALFABETIZAÇÃO.
IESF – INSTITUIÇÃO DE ENSINO SÃO FRANCISCO (TÍTULO DO TRABALHO) (ALUNO – nome completo) (ORIENTADOR – nome completo) (OBS: somente 01 slide)
PSICOLOGIA JURÍDICA Professora Lijeane Santos
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Aprendizagem da Escrita
Trabalhando com produção textual
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PLANEJAMENTO 2012 Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Susam Waiard de Almeida Alves Universidade Estadual de Goiás.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
PIBID PEDAGOGIA – Área Letramento e Educação Infantil Nome do bolsista: Ewelyn Sampaio Cardoso Professora coordenadora do Subprojeto: Patrícia Moura.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Tecnociência e suas implicações para a educação
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED CURSO DE PEDAGOGIA PROFESSORA: Maria Aparecida Lapa de Aguiar ou SEMESTRE: 2016/1 OFICINA “ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO” OFERECIDA PARA A TURMA 8308

13h30 às 14h: 1ª PROPOSIÇÃO: assistir ao vídeo de Magda Soares: 7l6oAZM 7l6oAZM DEBATER UM POUCO O QUE SERIA ALFABETIZAR NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

Alfabetização se relaciona à apropriação do sistema de escrita alfabético/ortográfico. (início) Letramento se relaciona aos usos sociais de leitura e escrita. (continuidade) Assim, alfabetizar na perspectiva do letramento seria atuar junto com as crianças para que se apropriem do SEA, buscando estabelecer sentidos por meio de textos que circulam socialmente. (simultaneidade)

14h às 15h: 2ª PROPOSIÇÃO: - Escrever a palavra ROQUE e interrogar os alunos sobre seu significado. Repetir várias vezes e perguntar o que essa repetição sugere.

- Alguém conhece o Rock do Ratinho? 9U

Depois ler o poema para que conheçam: O RATO ROQUE (CAPARELLI In BOI DA CARA PRETA, 1983)

- Combinar barulhos para que façam acompanhando o poema (palmas, bater o pé, bater na carteira, bater lápis...) - Brincar de montar palavras do poema com letras grandes coladas no peito: Letras que vamos precisar: 6 R; 2 Q; 8 A; 2 Ã; 1 H; 2 M; 2 T; 3 U; 1 J; 1 S; 1 Z; 2 Ç; 6 O; 4 C; 1 P; 5 E; 1 N; 1 L, 1 B, 1 I, 1 J RATO, ROQUE, QUEIJO, CAMA, MESA, PÃO, CORAÇÃO, TEREZA, CHORO, CRIANÇA, MARIA, RUA, RÓI, LUA, BEIJO.

- Depois fazer outras palavras– RATO/ RATA/MAR/MARIA/AR/RIA/RUA/LUA Equipe 1: registro da lista de palavras em papel pardo. Equipe 2: ilustrar o poema por partes e montar em papel pardo para expor na sala. Equipe 3: montar um caça-palavras com algumas palavras retiradas do poema. Equipe 4: Usar revistas e jornais para cortar palavras com a letra R em vários contextos. RATO, CARO, CARRO, MAR, MARCOS - Lista dos nomes próprios que tem no poema: ROQUE; ANTÔNIO, MARIA, TEREZA

Reflexão sobre o trabalho realizado e sua relação com alfabetização na perspectiva do letramento. Apropriação do SEA: como foi proporcionado? Processos de letramento: como ocorreram? Que outros encaminhamentos poderiam ser feitos? Como organizar uma produção textual a partir do que foi desenvolvido?

Referências: CAPARELLI, S. Boi da cara preta. 27 ed. Porto Alegre: L&PM, SARAIVA, J. A. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, Vídeos: ENTREVISTA COM MAGDA SOARES: ENTREVISTA COM MAGDA SOARES: MÚSICA: ROCK DO RATINHO: