PERFIL DO ESTILO DE VIDA DOS PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Edson dos Reis Dayane Thays Elias Janaína Sant’Anna.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Saúde e trabalho Evolução histórica:
Advertisements

ESTRESSE E ENFERMAGEM: ESTUDOS DE CASO
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Regina Célia Baptista Belluzzo
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
PSICOLOGIA.
AULA: Estresse e Enfrentamento (Coping).
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Profª Dra. Maria Helena Hoffmann
Qualidade de vida Equilíbrio / Harmonia = Bem estar Plenitude / Felicidade.
A Rede Social.
QUALIDADE DE VIDA. QUALIDADE DE VIDA PARA VOCÊ... O que é Saúde?
Qualidade de vida com Esporte na Unisul
O que você pode fazer para reduzir a evasão
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
Estudos de Usuários Proposta de reflexão teórica baseada na análise de sete dissertações de mestrado sobre usuários de bibliotecas escolhidas aleatoriamente.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Qualidade e Estilo de Vida
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
A importância da rede social para a saúde física e mental Cristiane Tavares Romano
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES X IDENTIDADE CULTURAL
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MANEJO DE SITUAÇÕES ESTRESSORAS UTILIZADAS POR JOVENS QUE SE DISTANCIAM FISICAMENTE DE SUAS FAMÍLIAS NUCLEARES PARA CURSAR.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE QUADRO ÁLGICO OSTEOMUSCULAR EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC - LEVANTAMENTO.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
DIAGNÓSTICO DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO TERRITÓRIO LAGOA DA CONCEIÇÃO Ana Paula Gonçalves1, Elisa Kappel1, Mariana Girardi1, Mariana.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
Saúde individual e comunitária Esquema e ideias-chave
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
Alunos: Aurora Rodrigues Renan Di Iorio Infante Gomes
Avaliações subjetivas
Saúde e qualidade de vida
Aptidão Física Educação Física II.
Universidade Federal da Bahia – UFBA Faculdade de Educação- FACED
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Introdução à Fisioterapia Preventiva
Envelhecimento: Processo pessoal? Tarsila Cunha. Envelhecimento Devemos levar em conta alguns fatores, quando nos referirmos ao envelhecimento: O desenvolvimento.
O desenvolvimento do adulto
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias Brasileiras Markus V. Nahas – UFSC.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Avaliação das queixas apresentadas pelas gestantes durante a consulta de enfermagem no pré-natal. Área de Conhecimento: Saúde Materno-infantil GIUSTINA,
ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
TEMA, DELIMITAÇÃO DO TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESES. Não faltam assuntos para serem pesquisados. Na maioria das vezes o pesquisador tem vários assuntos a.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

PERFIL DO ESTILO DE VIDA DOS PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Edson dos Reis Dayane Thays Elias Janaína Sant’Anna de Rezende Paola Prolla Turma W

INTRODUÇÃO Mundo atual  mudanças nos hábitos de vida da população: Tecnologia = - atividade física e + sedentarismo; Globalização = stress, falta de tempo, fast foods, produtos industrializados; Atualmente, vivemos a era do estilo de vida e, o que fazemos interfere diretamente em nossa saúde.

CONCEITOS QUALIDADE DE VIDA Para a OMS, qualidade de vida é a “percepção do indivíduo e sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (DENK, et al, 2008); “Qualidade de vida é a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida e os sistemas de valores nos quais se insere, como em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Ela pode ser afetada de modo complexo pela saúde física, estado psicológico, relações sociais, relações com as características mais relevantes do seu meio ambiente”. (Revista Contato, 2008, p.14); De maneira geral, a qualidade de vida pode ser uma sensação de bem-estar global, incluindo aspectos de felicidade e satisfação de vida como um todo. É uma condição humana que resulta de um conjunto de parâmetros individuais e sócio ambientais que caracterizam as condições em que vive o ser humano (SANTOS, 2008).

CONCEITOS ESTILO DE VIDA O estilo de vida corresponde ao conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, valores e oportunidades das pessoas. Estas ações têm grande influência na saúde geral e qualidade de vida de todos os indivíduos. O estilo de vida pode ser entendido como o “conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas” (NAHAS, 2003).

PROBLEMA Será que os professores do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) possuem um estilo de vida saudável? JUSTIFICATIVA Os professores do curso de Educação Física, e os profissionais da área da saúde em geral, deveriam servir como exemplo aos acadêmicos e à sociedade como um todo, incentivando as pessoas a adotarem hábitos saudáveis de vida.

OBJETIVO Averiguar o perfil do estilo de vida dos professores do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

METODOLOGIA População = 30 professores do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná; Amostra = 13 professores; Instrumento = pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupo (NAHAS, 2000); A coleta de dados foi realizada entre os dias 10 (dez) e 12 (doze) de junho deste ano (2008); A análise dos dados foi de caráter subjetivo, com base na coloração da figura e quantitativo, com a construção de gráficos para uma melhor visualização e comparação dos resultados.

Atividade Física Nutrição ComportamentoPreventivo Controle do Estresse Uso de Drogas (Nahas, 1996) PENTÁCULO DO BEM ESTAR O pentáculo do bem-estar é uma forma de avaliação individual do estilo de vida de uma pessoa.

NUTRIÇÃO Mundo globalizado  mudança hábitos de vida e alimentação; Aparecimento de doenças  obesidade, diabetes, alguns tipos de câncer, hipertensão, dislipidemia, etc.; Primeira variável do pentáculo do bem-estar; Função  verificar aspectos qualitativos e quantitativos da alimentação, com ênfase na variedade dos alimentos; + frutas e verduras; - gorduras, doces e sal; 4 a 5 refeições diárias; Você é o que você come, vale a pena escolher BEM o que irá colocar para dentro de você!

ATIVIDADE FÍSICA Para se conquistar qualidade de vida é necessário equilíbrio. Além de estar bem emocionalmente e com ambiente, é imprescindível que o indivíduo esteja bem com o seu corpo. O esporte ajuda tanto no aspecto físico quanto no mental, pois favorece a socialização, melhora aspectos fisiológicos, emocionais e raciocínio. Se me sinto bem com meu corpo, vou ter harmonia com minha mente. A atividade física é necessária para termos qualidade de vida, e isso depende de cada pessoa, que vai descobrir qual a atividade física que melhor se encaixa com seu perfil, que mais oferece prazer. Revista Contato, 2008, p.16

COMPORTAMENTO PREVENTIVO Compreensão Perdão Bom humor Equilíbrio Esperança

RELACIONAMENTO SOCIAL Intimidade Alegria Espontaneidade Brincadeira Escuta Profunda Comunicação Eficiente Respeito Compaixão Generosidade Abertura Gratidão

CONTROLE DO STRESS O estresse influencia na qualidade de vida das pessoas; Muitas vezes a origem do estresse está nas pequenas coisas do cotidiano; As pessoas deveriam fazer aquilo que lhes dê prazer, mas para muitos isso não é tão fácil!

CONTROLE DO STRESS Conceitos; Tipos; Causas; Respostas; Stress ocupacional; Estudo.

CONCEITOS Segundo Hans Seyle: “Resposta não específica do organismo diante de qualquer situação que o incomoda”. Segundo a literatura: “Mobilização geral do organismo, preparando-se para lutar ou fugir de algumas situações”.

TIPOS DE STRESS Positivo (Eustrés) Negativo (Distrés) CAUSAS DE STRESS Psicossociais; Bioecológicas; Personalidade.

RESPOSTAS AO STRESS Variam entre os indivíduos na sua forma de apresentação nos seguintes aspectos: Nível cognitivo Nível comportamental Nível fisiológico

STRESS OCUPACIONAL Definição: “Processo em que o indivíduo percebe as demandas no mercado de trabalho, excedendo sua habilidade de enfrentamento, provocando determinadas reações”.

ESTUDO Aplicação do questionário; Avaliação; Discussão; Conclusão da pesquisa – componente ‘controle do stress’.

PERFIL DO ESTILO DE VIDA DOS PROFESSORES DO DEF

RESULTADOS Em vista dos resultados obtidos, pode-se verificar que o componente mais contemplado diz respeito ao comportamento preventivo, em contrapartida a atividade física é menos contemplada pelos professores de educação física. Nesse mesmo contexto Lemos et al., 2007, verificou o perfil do estilo individual de vida dos professores de educação física como sendo positiva. Este estudo entra em concordância com o presente trabalho, visto que os professores do DEF também enquadram-se nessa mesma situação (LEMOS et al., 2007).

Fig. Referente à percepção dos professores considerando os componentes do PEVI. LEMOS et al. Parâmetros individuais e sócio-ambientais da qualidade de vida percebida na carreira docente em educação física. Rev. bras. Educ.Fís.Esp, Nutrição Ativ. Fisica Comp.Prev. Relacionamento Controle do estresse

DISCUSSÃO Estudo proposto por Araújo, 2001 relatou que a maioria dos jovens universitários brasileiros eram sedentários; Estudo proposto por Marinho, C.S., 2002 averiguaram que 67,8% dos estudantes universitários são ativos, sendo que os homens são mais ativos que as mulheres; Prevalência de ativos é maior na faixa etária de 18 a 29 anos, o nível de atividade física diminui com o aumento da idade entre os homens e entre as mulheres (Marinho, C.S., 2002); Alunos da área de saúde praticam mais atividade física em comparação com outras áreas de estudo (Marinho, C.S., 2002); Atividade física está relacionada com menores níveis de ansiedade e estresse (Marinho, C.S., 2002).

LIMITAÇÕES DO ESTUDO A idade dos professores não foi coletada; Faltou a aplicação de um teste quantitativo paralelo ao pentáculo  melhor comparação e resultados; Dificuldade de execução de uma análise estatística efetiva através do pentáculo do bem- estar, visto que os fatores se compensam se analisarmos os valores totais; Pouco tempo para coletar os dados de todos os professores; Aproximação pessoal com o público alvo  os professores disseram estar sendo sinceros...

CONCLUSÃO Estilo de vida saudável desde a infância  hábito para toda vida (alimentação adequada; prática regular de atividade física; prevenção; relacionamento social e controle do estresse); Um ser humano completo é aquele que consegue desempenhar BEM todos os seus papéis! Tempo é vida e sempre há tempo para mudar comportamentos! A qualidade de vida está dentro de cada um!

REFERÊNCIAS NAHAS, MV, Barros, MVG & Francalacci, V.L. (2000). O pentáculo do bem estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 5(2), SANTOS, Maria Gisele. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Curitiba, Material da disciplina de Atividade Física e Saúde, do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Paraná –UFPR. SANTOS, Maria Gisele. Estresse: conceitos, causas, prevenção e controle. Curitiba, Material da disciplina de Atividade Física e Saúde, do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Paraná –UFPR. ARAÚJO, D. S. M.(2001). Autopercepção da aptidão física relacionada à saúde. Tese de Doutorado: Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro, RJ. DENCK, R. M.; SANTOS, C. C.; WIEGAND, S. C. B.; NAGUEL, M.; OLIVEIRA, E. C., LELUDAK, D. Existem receitas para viver com qualidade? In: _____. Contato. Publicação Bimestral - Conselho Regional de Pscicologia do Paraná (CRPPR), ano 10 – Edição nº 57 – Maio/ Junho/ 2008, p. 24.

REFERÊNCIAS MARINHO, C.S. (2002). Estilo de vida e indicadores de saúde de Estudantes universitários da UNIPLAC. Tese de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. MORONA, Valeria Cristina. Qualidade de vida e trânsito: o motorista do transportes coletivo urbano de Curitiba. In: _____. Contato. Publicação Bimestral - Conselho Regional de Pscicologia do Paraná (CRPPR), ano 10 – Edição nº 57 – Maio/ Junho/ 2008, p.06. LEMOS et al. Parâmetros individuais e sócio-ambientais da qualidade de vida percebida na carreira docente em educação física. Rev. bras. Educ. Fís. Esp. v.21, n.2, p.81-93, MARGIS, Regina; PICON, Patrícia; COSNER, Annelise Formel; SILVEIRA, Ricardo de Oliveira. Relação entre estressores, estresse e ansiedade. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 2003, vol.25. Disponível em: Acesso em: 12 Jun PASCHOAL, Tatiane; TAMAYO, Álvaro. Validação da Escala de Estresse no Trabalho. Estudos de Psicologia. Universidade de Brasília, 2004.