COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
Gestão de Pessoas: Motivação
Sistema de Administração de Recursos Humanos
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Escola do Comportamento Humano
Administração Estratégica
Endomarketing. O que veremos por aqui
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
Comportamento Organizacional
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Prof(a): Patrícia Braz
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Ética Profissional em Administração
Comportamento Organizacional
ENDOMARKETING.
Cultura organizacional
Ênfase em Indicadores Março / 2009
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Prof. Msc. Magali de Macedo
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Endomarketing e Comunicação Interna
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.
Planejamento e Responsabilidade Social
Análise Organizacional Profa Ms. Adriene Pires
GESTAO DE PESSOAS 2011/1.
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
Professora: Keilla Lopes Introdução a Comportamento Organizacional
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Gestão de Pessoas.
Planejamento e Estratégia
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
Comportamento Organizacional
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Prof. Dr. Édson Crescitelli EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 1 – Esquema de Análise.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Transcrição da apresentação:

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES ORGANIZACONAL NAS ORGANIZAÇÕES COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES [ TELMA TELLES]

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES UNIDADE I COMPORTAMENTO ORGANIZACONAL COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA A vantagem competitiva pode significar a diferença entre a vida e a morte de uma organização. O sucesso competitivo baseia-se na habilidade de produzir algum produto ou serviço que seja tido como valioso por algum grupo de consumidores e fazer isso de tal modo que ninguém consiga imitá-lo. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Alternativas para a vantagem competitiva: Tecnologia Mercados protegidos Tamanho COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Muitos especialistas consideram atualmente as PESSOAS que formam uma Organização, como a fonte primordial de vantagem competitiva sustentável. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Se a sua empresa emprega as melhores pessoas e é capaz de mantê-las, dispõe de uma fonte de vantagem competitiva que dificilmente será alcançada por outras empresas. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Se a sua empresa também dispõe do know-how para administrar corretamente seus colaboradores,ela tem uma margem competitiva que pode ser sustentada e até fortalecida ao longo do tempo. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA O know-how necessário à solução de problemas motivacionais de produtividade,pode ser obtido no campo do comportamento organizacional. Com o conhecimento necessário, os gerentes dispõem da orientação adequada para fazer as escolhas mais apropriadas e garantir o maior lucro competitivo. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA A gestão de recursos humanos, mediante a aplicação de conhecimento no campo do comportamento organizacional, é, portanto um recurso essencial com o qual é possível criar e manter uma vantagem competitiva. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA CONCEITO: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL é o campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano, no âmbito organizacional. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES: COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA 1.O comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis , tais como: conversar com colegas de trabalho; utilizar equipamentos, preparar um relatório, etc. Porém,também lida com ações internas como: pensar, perceber e decidir, que acompanham e influenciam a forma das ações externas. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA 2. O comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de sociedades maiores. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA 3. O comportamento organizacional também analise o “comportamento” dessas unidades sociais maiores -grupos e organizações- por si. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Portanto,nem o grupo, nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA As três áreas do comportamento organizacional - comportamento micro - comportamento meso - comportamento macro refletem diferenças entre as disciplinas das ciências sociais que contribuíram para a fundação do campo mais amplo do comportamento organizacional. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA O comportamento microorganizacional dedica-se basicamente ao comportamento das pessoas como indivíduos. Contribuição dos estudos e pesquisas da psicologia e antropologia. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA O comportamento mesoorganizacional enfoca as atividades das pessoas em grupos e equipes Contribuição dos estudos e pesquisas da sociologia e psicologia social. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA O comportamento macroorganizacional diz respeito ao comportamento de empresas consideradas como entidades. Contribuição dos estudos e pesquisas das ciências políticas e economia. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Além das origens das ciências sociais,o campo do comportamento organizacional também baseia-se em pesquisas e práticas modeladas por quatro abordagens da administração: COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Abordagem da administração científica: concentrou-se no aumento da eficiência do comportamento no trabalho e de processos de produção. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA 2. Abordagem dos princípios da administração: enfocou o aumento da eficiência dos procedimentos gerenciais utilizados para administrar as organizações e seus funcionários. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA 3. Abordagem das relações humanas: enfatizou o estímulo ao crescimento e à satisfação dos membros da empresa. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA 4. Abordagem dos sistemas abertos: destacou a importância de lidar com o ambiente externo onde a organização está inserida. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Portanto,os gestores devem conhecer o campo do comportamento organizacional no que diz respeito à: diversidade de mão-de-obra trabalho em equipe reengenharia de qualidade globalização de negócios, entre outros, e fazer uso de suas informações. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Assim, eficazmente aplicado, o know-how de comportamento organizacional, funcionará como uma valiosa e eficaz vantagem competitiva para os gestores e suas organizações. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES