SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
V Encontro Nacional de Vigilância Sanitária em Alimentos
Advertisements

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
ACORDO MSF A pesquisa confirmou que os requerimentos sanitários e fitossanitários constituem o maior obstáculo à exportação de produtos agrícolas e alimentícios.
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO NO ESTADO DO PARÁ.
C AMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: Casa Comum, nossa responsabilidade LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que.
Realidade da sociedade em geral... Neoliberalismo Concentração Econômica Sociedade de Consumo Desenvolvimento Insustentável.
DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL é um ramo do Direito Internacional focado na instituição de regras ambientais internacionais com fins de conservação e.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
Economia Informal e Precariedade
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP 1.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
TRIPS AGREEMENT ON TRADE-RELATED ASPECTS OF INTELLECTUAL PROPERTY RIGHTS.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Fatigue Risk Management System (FRMS) Sistema de Gerenciamento de Risco de Fadiga Brasília, 28 de abril de
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
A CULTURA ORGANIZACIONAL
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
Higiene Segurança e Saúde no Trabalho
“Atuação Dos Segmentos De Cartões De Débito No País, Com Foco Na Metodologia De Cobrança Dos Serviços Prestados”. Comissão de Desenvolvimento Econômico,
Projeto de Lei da Câmara nº 49/2015: Dispõe sobre a comercialização, a estocagem, o processamento, a industrialização, o acondicionamento e o trânsito,
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
OMC e Avaliação da Conformidade Paulo Ferracioli.
Carolinne Isabella Dias Gomes e Cristiane Martins de Sousa Nava Castro
Capitalista Socialista Misto
LISTA DE TEMAS DE PESQUISA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I Analise técnico-econômica comparativa das novas tecnologias de dispositivos de iluminação.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal 10 de março de 2016 “PLS n° 672, de 2015, PLS n° 675, de 2015 e PLS n° 738, de 2015” Requerimento.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Princípios da Agroecologia
ACORDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO ARTIGO VI DO ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO ACORDO ANTIDUMPING Acordo sobre a aplicação de medidas antidumping.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Processo de Elaboração de um Padrão Internacional e de adaptação local. Padrões Válidos no Brasil e Internacional. Hierarquia do padrão. Professora Assistente:
Brasília, 17 de setembro de AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. -DEFESA AGROPECUÁRIA e INTEGRAÇÃO DOS ENTES.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
BARREIRAS TARIFÁRIAS NO COMÉRCIO DE MERCADORIAS Art. II GATT 1994.
Princípios e Critérios Internacionais FSC Professora Assistente: Luciana Maria Papp Professor Edson Vidal.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Cláusulas de Raio em Shopping Centers Luiz A. Esteves (Economista-Chefe do CADE) 20 de outubro de 2015.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
Análise de Risco na segurança dos alimentos
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
Cinco barreiras sistêmicas para sistemas de saúde ultra-seguros Limites da segurança de sistemas não parecem decorrer da insuficiência de ferramentas,
1 Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira Relações laborais nas empresas multinacionais.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Políticas de Proteção ao Comércio Internacional O comércio internacional maximiza a produção mundial e beneficia todos os países. No entanto, quase todos.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement

Acordo SPS  Problema: Como garantir que os consumidores consomem alimentos "seguros" para os padrões que você considera mais adequado?  E ao mesmo tempo, como garantir que regulamentos de saúde e de segurança rígidos não sejam usados como pretexto para proteger os produtores nacionais através de uma concorrência desleal?

Características Principais  Todos os Estados mantêm medidas para garantir que os alimentos são seguros para os consumidores e para impedir a propagação de pragas ou doenças entre animais e plantas.  Estas medidas sanitárias e fitossanitárias podem assumir muitas formas, tais como exigindo que os produtos provenientes de uma área livre da doença, inspeção de produtos, o tratamento específico ou transformação de produtos, fixação de níveis máximos permitidos de resíduos de pesticidas ou permitido apenas o uso de determinados aditivos em alimentos.

Características Principais  Medidas Sanitárias são as medidas que visam proteger diretamente a saúde humana e animal.  Medidas Fitossanitárias são as medidas aplicáveis aos alimentos produzidos a nível nacional ou local de animais e doenças das plantas, bem como aos produtos provenientes de outros países.

Proteção ou o protecionismo?  As medidas sanitárias e fitossanitárias, por sua própria natureza, podem resultar em restrições ao comércio.  Inclusive a OMC reconhece que algumas restrições ao comércio podem ser necessárias para garantir a segurança alimentar e sanidade animal e vegetal de proteção da saúde.  No entanto, os governos são muitas vezes pressionados a ir além do que é necessário para a proteção da saúde e usar as restrições sanitárias e fitossanitárias para proteger os produtores nacionais de competição econômica.

Art. XX (b) do GATT 47 A não aplicação de regras da OMC, que não for utilizada para proporcionar arbitrária ou injustificável discriminação entre Membros, é possível quando: Proteção da saúde ou vida humana, dos animais, plantas;

Justificação das medidas a) Aplicação exclusiva Inicialmente, o Acordo SPS determina que as medidas sanitárias e fitossanitárias devem ser aplicadas exclusivamente para garantir a segurança alimentar e/ou saúde animal e vegetal.

Justificação das medidas  As medidas para garantir a segurança alimentar e proteger a saúde dos animais e plantas devem ser baseadas, sempre que possível, em análises e avaliações dos objetivas e fundadas em dados científicos.

As Normas Internacionais  O Acordo SPS incentiva os E.M a adotarem, em suas medidas nacionais, padrões de caráter internacional. Todavia, a própria OMC não desenvolve tais padrões.  FAO Codex Comissão de Alimentação  Organização Mundial de Saúde Animal  Convenção Internacional de Proteção das Plantas/ Vegetais

Adaptações as Normas Int.  As diferenças de clima, pragas ou doenças ou as condições de segurança alimentar, demandam adaptações aos padrões internacionais de controle de SPS.  Assim, podem os E.M criar padrões nacionais para a aplicação de medidas SPS. Todavia, sempre devem estar presentes os requisitos da especificidade e fundamento científico.

Transparência  Os E.M são obrigados a notificar os outros E.M de todas as exigências sanitárias novas ou alterações que afetem o comércio. Em uma disputa comercial sobre uma medida sanitária ou fitossanitária, serão aplicados os procedimentos de solução de controvérsias da OMC.

Áreas Livres de Doenças  Os governos também devem reconhecer áreas livres de doenças que podem não coincidir com as fronteiras políticas, e adaptar-se adequadamente as suas necessidades com produtos provenientes dessas zonas.  Ex.: E.C – febre afetosa, México/Russia - Suínos – gripe suína.