UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILOSOFIA.
Advertisements

SOCIOLOGIA E ÉTICA - ZOOTECNIA
INICIAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
SOCIOLOGIA E ÉTICA - AGRONOMIA
FILOSOFIA.
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
+ Tecnociência Educação e Cultura Isa Beatriz da Cruz Neves - Faculdade de Educação da UFBA -
Prof. Delzymar Dias. Ao recordarmos o nascimento da Filosofia, observaremos a preocupação dos primeiros filósofos em compreender o que é o mundo, por.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
“O que é Deus?” “- Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” L.E- 1 Tudo o que existe é Sua criação O ser humano compreende.
A Teoria da Ciência O conhecimento Científico. Sumário da Discussão O Conhecimento Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Conhecimento Científico.
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
Desenho teórico da pesquisa
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
O Projeto Político Pedagógico é...
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige.
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
Introdução a Pesquisa Científica
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Metafísica Aristotélica
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica:
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
ÉTICA E MORAL
Prof. Ricardo Lima Filosofia
O Conhecimento Científico Definição de Ciência: “É um conhecimento sistematizado e metódico que, para além da experiência, utiliza raciocínios, provas.
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
Surrealismo.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Adaptação do capítulo 1 do livro “O que é fenomenologia” de André Dartigues ProfªEsp. Alexandra Fernandes Azevedo Conceitos da fenomenologia.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO CONSTRUIR HIPÓTESES? Antonio Carlos Gil, 2010 Outros.
Questões de Base  Como é possível conhecer a realidade?  O mundo é como ele se apresenta a nós?
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
CURSO: ICH - Curso Geral SÉRIE: 1 o Semestre DISCIPLINA: História do Pensamento Filosófico CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas / aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
M ÚSICA NA ESCOLA : POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? P
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL – Prof. Milton Corrêa Filho.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio.
GNOSIS GNOSIS GNOSIS Fonte: Universo Místico Universo Místico.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Fundamentando a Prática de Avaliação: Em busca de seu sentido Profa. Dra. Maria de Fátima B. Abdalla
SER, TEMPO, CRIAÇÃO SER, TEMPO, CRIAÇÃO Castoriadis Castoriadis Profª.Denise Simões.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA SOCIOLOGIA E ÉTICA - ZOOTECNIA

Existem outras tipos de conhecimento que se distinguem da ciência e do senso comum e também apresentam diferenças entre si. Serão apresentadas algumas características do: CONHECIMENTO FILOSÓFICO CONHECIMENTO RELIGIOSO CONHECIMENTO ARTÍSTICO

A FILOSOFIA E CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS NA ANTIGUIDADE filosofia: tronco física, matemática, biologia: galhos ciências aplicadas: ramos ÁRVORE DO CONHECIMENTO:

FILOSOFIA exige encadeamento lógico e fundamentação racional do que é pensado ou enunciado; não necessita provar empiricamente seus enunciados; distingue-se por investigar o mundo natural e histórico em um momento em que a ciência e as artes não têm nada a dizer, ainda não formularam suas certezas. O conhecimento filosófico:

FILOSOFIA “Filosofia não é ciência: é uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos. Não é religião: é uma reflexão crítica sobre as origens e formas das crenças religiosas. Não é arte: é uma interpretação crítica dos conteúdos, das formas, das significações das obras de arte e do trabalho artístico.” (Chauí, 1995, p. 17)

A filosofia é um instrumento que nos permite:  abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum;  questionar as idéias dominantes e os poderes estabelecidos;  buscar compreender a significação do mundo, da cultura e da história;  conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política;  enfim, permite criar os meios que atendam o nosso desejo de liberdade e felicidade.

RELIGIÃO sistema explicativo geral da sociedade religião ocidental: rompimento entre mytos e logus Características do discurso mítico: função explicativa: o presente é explicado por alguma ação cujos efeitos permaneceram no tempo; função organizativa: o mito organiza as relações sociais, garantindo e legitimando as proibições e as permissões;

RELIGIÃO Características do discurso mítico: função compensatória : tem o objetivo de resolver, em um plano simbólico e imaginário, os conflitos e contradições da realidade social. Teologia: ciência de Deus Dogmas: verdades da fé, não passíveis de explicações racionais.

ARTES SURGIMENTO DAS ARTES: ocorre no interior dos cultos religiosos e para servi-los; ARTE E RELIGIÃO: dom divino ou criação genial e misteriosa produto da criatividade humana

ARTES ARTE E CIÊNCIA: Também surgiu vinculada à ciência, mais especificamente à técnica. Objetos técnicos: os materiais e as formas estão subordinados à função que devem desempenhar; Obras de arte: não se espera e nem se exige funcionalidade, há maior liberdade para a criação.

Disponível em: Disponível em:

Disponível em: Sapato criado pelo artista Zush, da Espanha (Museu Shoes or no Shoes – Bélgica)

Disponível em: de-jacques.html

Tipo de Conhecimento Características Científico Filosófico Religioso do Senso Comum objetivo subjetivo racional baseado na fé baseado nos sentimentos lógico Nem sempre é lógico Nem sempre é lógico validade depende de provas empíricas validade não depende de provas empíricas validade não depende de provas empíricas validade não depende de provas empíricas