Funções Trigonométricas Casos Gerais. As funções do tipo trigonométricas são escritas na forma a, b, c e d são constantes, com b e c diferentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo da família de funções y = mx+b, com m e b constantes
Advertisements

FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
Funções Trigonométricas
O que você deve saber sobre
Curvas Polares Profª Ana Cristina Corrêa Munaretto
Grandezas Físicas Prof. Climério Soares.
Translações. Com k > 0 ? x y
Trigonometria Aula 6 Daniel Portinha Alves.
Funções Financeiras Parte 2. TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)  A Taxa Interna de Retorno (TIR) é outra medida de investimento, porém, diferentemente do.
1 Eletrónica CET - Electromedicina Capítulo 1B – Análise de Circuitos em Corrente Alternada António Roque - ano lectivo 2012/2013 CET - Electromedicina.
Funções Prof. Márcio.
Ângulo e arco generalizados
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Centrais Hidrelétricas Exercícios. Exercício I: Em um aproveitamento hidrelétrico, o nível de montante encontra-se na cota 890 m e o de jusante na de.
POTENCIAL ELÉTRICO LEMBRANDO: Bate-estacas – ao levantar o bloco (martelo), está se aplicando uma força (intensidade = peso) que realiza um trabalho, armazenado.
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
Aula 7 Validando os Modelos Prof. José Valentim Machado Vicente, D.Sc.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
SARA CORREÇÃO 1º EM. NESTE EXERCÍCIO PRECISARÍAMOS IDENTIFICAR A PROPORCIONALIDADE DIRETA ENTRE A QUANTIDADE DE XÍCARAS DE CAFÉ OBTIDAS COM A QUANTIDADE.
Trajectória (Elaborado por Prof. Jorge Barata) -É a linha definida pelas sucessivas posições ocupadas por uma partícula no decorrer do tempo, num determinado.
FÍSICA SUMÁRIO: Relação entre a variação da energia mecânica e o trabalho realizado por forças não conservativas. Resolução de exercícios e problemas.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Distribuições de Probabilidade (Extra) Camilo Daleles Rennó
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO. Sumário Movimento sob ação de uma força resultante constante. A importância das condições iniciais do movimento.
Noções de geometria projetiva
1 Geometria Analítica Prof. Paulo Salgado
Física I Aula 06 Forças e Movimentos IV Movimento Circular 2009/2010.
INE5408 Estruturas de Dados Introdução a Árvores - Conceitos - Árvores Binárias - Métodos e algoritmos de percurso - Métodos e algoritmos de balanceamento.
APOSTILA 6 AULA 32 E 33. LEMBRETE Seno e Cosseno na circunferência trigonométrica.
Profª Juliana Schivani u.br.
Sequência Numéricas: Termos e Ordem
Primeira lei da termodinâmica
GRÁFICO DA FUNÇÃO SENO Y = sen x.
MOVIMENTO RETILÍNEO Prof. Bruno Farias
Funções Trigonométricas Colégio Juvenal de Carvalho 2013.
Exercício 9 Calcular algumas funções derivadas … Manual, volume 2, página 75 (85.4; 86; 87), página 76 (88.3; 89; 90), página 77 (92.3; 92.4; 93.1), página.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Aula 2 – Diodo retificador prof: Elói Fonseca
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :46 1 TABELAS A TAG é utilizada para apresentação de dados no formato de tabelas (apresentação.
Aula 5: O Potencial Elétrico
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
TRIGONOMETRIA NO CICLO
Grandezas Vetoriais e as Leis de Newton Imagine um carro à 80 km/h? Quais as cenas que vieram à sua cabeça?
AULA 4 Aceleração Monitores: Hugo Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Aluna de Engenharia Civil – 4º Período paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Prof. Benedito C. Silva Itajubá
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Cinemática Escalar Professor: Reinaldo.
Disciplina: Circuitos Digitais
Trigonometria no Triângulo Retângulo
Esalq/USP Curso de Ciências dos Alimentos Les 144-Introdução à Economia Teoria do funcionamento do mercado.
ROTAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I Prof. Bruno Farias.
5. Princípios da Corrente Alternada INTRODUÇÃO DEE/FE/UNESP – Bauru 2007.
Aula 3 - Escalares, Vetores,
1 Processamento de Sinais CDESC Rodolfo Araujo Victor RH/UP/ECTEP Aula 3 05/11/2010.
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
ANIMAÇÃO GEOGEBRA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.
CIRCUITOS COM FORMAS DE ONDA PERIÓDICAS NÃO SENOIDAIS
FUNÇÕES.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
Aplicações aos osciladores harmónicos
Cálculo Diferencial e Integral III
Funções Elementares.
Funções (1ºGrau, cosseno e seno)
FÓRMULAS TRIGONOMÉTRICAS
CIRCUNFERÊNCIA TRIGONOMÉTRICA
TRIGONOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO PROFESSOR HENRIQUE.
Trigonometria 1. Razões trigonométricas
Funções Trigonométricas
Transcrição da apresentação:

Funções Trigonométricas Casos Gerais

As funções do tipo trigonométricas são escritas na forma a, b, c e d são constantes, com b e c diferentes de zero. trig é uma das funções estudadas

Exemplos

Gráficos Os valores de a e b alteram os valores de y.  O valor de a faz com que o gráfico “suba”, para a>0, e “desça”, para a 0, e “desça”, para a<0, |a| unidades

Exemplo: f(x)=2+sen(x)

 O valor de b “esmaga” ou “estica” a função na vertical Se b>0, estica Se b>0, estica Se 0<b<1, esmaga Se 0<b<1, esmaga Se b<0, fica simétrico em relação ao eixo x, ou seja, troca de posição e estica. Se b<0, fica simétrico em relação ao eixo x, ou seja, troca de posição e estica.

Exemplo: f(x)= 3.senx, b maior que zero.

Exemplo: f(x)= (1/3).senx, 0<b<1.

Exemplo: f(x)= -3.senx, b<0.

Os valores de c e d alteram os valores de x.  A constante c altera o período da função, ou seja, “estica” ou “esmaga” a função na horizontal.  C>0, esmaga a função  0<c<1, estica  C<0, simétrica em relação ao eixo do x

f(x)=senx

f(x)=sen(2x)

f(x)=sen(1/2x)

f(x)=sen(-1/2x)

Para calcular o período de uma função qualquer basta usar Período= Período=

Exemplo  Calcule o período das funções

 A constante d faz com que o gráfico ande |d/c| para: Direita, se d<0 Direita, se d<0 Esquerda, se d>0 Esquerda, se d>0

Exercícios (UFRGS) Se f(x)=a+b.senx tem como gráfico então, qual o valor de a e b?

Observando o gráfico da função seno na origem, ele vale 0. Já o gráfico da questão, ele começa no 1. É como se ele tivesse subido 1 unidade. Logo, a=1

A primeira concavidade da função seno é voltada para baixo. Já no gráfico, ela é voltada para cima, ou seja, houve uma translação em relação ao eixo do x. Quando isso acontece é porque o b é negativo. Agora, qual o valor de b?

Analisando a função seno novamente, a distância do começo do gráfico (x=0) até o valor máximo e mínimo é 1. O que é lógico porque f(x)=senx=1.senx

Já no gráfico da questão, a distância do início até o valor máximo e mínimo são 2 unidades. Logo, b= -2

(Faap - SP) Considerando x entre 0° e 360°, o gráfico a seguir corresponde a: a) y= sen(x+1) b) y= 1+sen x c) y= sen x + cos x e) y= 1-cos x

A dúvida é: a função é seno ou cosseno? A única alternativa que traz cosseno o valor de b vale -1 e a=1. O que não é verdade. Sabemos pelas alternativas que a função é a seno.

O período não mudou, logo c=0. A distância do começo do gráfico até seus pontos de máximo e mínimo é 1, logo a=1. Em relação ao eixo do x o gráfico do seno não andou, logo d=0. Assim, f(x)=1+sen x. Alternativa: b