G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2 – Inovação e Competitividade – Um Enfoque na Qualidade
Advertisements

Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Unidade 1 – Introdução à Logística Definição de Logística Nível de Serviço Qualidade do Serviço Logístico
EMPREENDEDORISMO Prof. Fabiana do Patrocínio Vieira 2010.
P RINCÍPIOS DA Q UALIDADE T OTAL Estilo Japonês. O QUE É O C ONTROLE DA Q UALIDADE T OTAL ? Controle da Qualidade Total (TQC) Satisfação das necessidades.
ATUAÇÃO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS NA FISCALIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA Flávia Oliveira Della Santina Luiz Antonio de Oliveira Junior.
C ONTROLE DA Q UALIDADE T OTAL. O QUE É TQC TQC = Controle Total + Qualidade Total Controle total é o controle exercido por todas as pessoas da empresa,
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Este material é para uso somente em sala de aula. Nenhuma parte deste documento deve ser distribuída, citada ou copiada.. Taquara, 14 de outubro de 2015.
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
JIT: UMA FERRAMENTA A SERVIÇO DA ADMINSTRAÇÃO Adriana, Cláudia, Emanuel e Marcelo.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
Professor Fernando Vianna
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Administração da Qualidade Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões PLANEJAMENTO.
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
Gerenciamento de Ferramentas da Qualidade
Administração de Empresas Equipe: Lorena Moraes Marcio Moraes Messias Silva Thiago Mendes Gestão pela Qualidade Total.
Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 3- Análise Interna.
Gestão Estratégica de Custos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
TI APLICADA AO M ARKETING (CRM) OBJETO DE ESTUDO : T EC -S CREEN ( FABRICANTE DE TINTAS ARTÍSTICAS )
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
► Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis Fonte: Anthonielle Vicarone Dayane Gomes Júlia Oliveira.
F ISCALIZAÇÃO DA Q UALIDADE DOS S ERVIÇOS DE D ISTRIBUIÇÃO DE G ÁS C ANALIZADO - I NSTRUMENTO DE P ERMANENTE A PRIMORAMENTO DA R EGULAÇÃO Vasco Agostinho.
CONCEITOS DE QUALIDADE PELOS PRINCIPAIS AUTORES DO ASSUNTO abril 2008.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Video-aula 3 Páginas 30 a 32 BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - MODALIDADE A DISTÂNCIA DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO PROFESSOR: THIAGO.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
Fundamentos da Administração
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Bem-vindo ao. Você tem as perguntas.Nós temos as respostas! Juntos podemos alcançar melhores resultados de negócios.
Grupo-1 Estrutura Simples Gabriel Aguiar Mateus Priolli Lucas Cappobianco Yuri Janotti Guilherme Silva.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Revisão – Cap. 4: Missão A definição da missão é o ponto inicial para as macroestratégias e macropolíticas a serem estabelecidas, bem como fornece a direção.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Conceituação de marketing “A empresa orientada para marketing, está voltada para as necessidades do comprador / cliente”. (Levitt) “O marketing deve ser.
Padronização e Melhoria
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., C a p í t u l o GESTÃO DA QUALIDADE Sumário do Capítulo Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total

G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Características ou propriedades de um produto ou serviço relacionados à capacidade de satisfazer as necessidades de quem as utiliza – os clientes ; Totalidade de características de uma entidade (produto, qualidade,estética, durabilidade, segurança, confiabilidade, precisão, desempenho, etc., que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas (Norma ISO 8402/1994)

G ESTÃO DA Q UALIDADE Qualidade – adequação ao usuário (cliente) Cliente - decide se um produto é ou não de boa qualidade A organização precisa identificar o que o cliente considera como atributos adequados dos produtos e serviços que consome e comunicar aos que trabalham para ela quais são esses atributos.

G ESTÃO DA Q UALIDADE Segundo Juran: Satisfação do cliente: características do produto atendem às necessidades do cliente. A satisfação estimula a participação no mercado e, portanto, a receita de vendas. Uma deficiência no produto resultará em insatisfação, impactando nos custos incorridos para se refazer o trabalho. Custos: entregas atrasadas, notas fiscais preenchidas incorretamente, cancelamento de contratos de vendas, desperdícios e retrabalhos, etc..

G ESTÃO DA Q UALIDADE Histórico Conceito antigo: Época da produção artesanal- já havia distinção entre produtos de alta e baixa qualidade; Era industrial- controle de qualidade começou com o produto acabado, e posteriormente ao longo do processo; Atualmente- qualidade abrange todas as áreas, tendo adquirido importância a partir dos anos 60, com a gestão da qualidade total.

G ESTÃO DA Q UALIDADE Juran cita três perdas resultantes da falta de qualidade: Perda de vendas; Custos de baixa qualidade; Ameaças à sociedade.

G ESTÃO DA Q UALIDADE Aspecto inovador: foco no cliente O aumento da concorrência tornou os clientes mais exigente. Não há tolerância para qualidade ruim.

G ESTÃO DA Q UALIDADE Premissas básicas de Deming: Os melhores esforços não bastam; Lucros a curto prazo não constituem índice de competência; Apoio da direção não basta.

G ESTÃO DA Q UALIDADE T OTAL Conceito Sistema de administração que visa obter qualidade em todas as áreas de atuação; Modo de gestão de uma organização, centrado na qualidade, baseado na participação de todos os seus membros, visando ao sucesso a longo prazo, por meio da satisfação do cliente e dos benefícios para os membros da organização e a sociedade.

G ESTÃO DA Q UALIDADE T OTAL Princípios da gestão da qualidade total: O cliente como prioridade absoluta; Priorização da qualidade Ampliação do conceito de qualidade Todas as pessoas são responsáveis pela qualidade Melhoria contínua e sem fim Aplicação de técnicas estatísticas Educação e capacitação das pessoas Mudança radical de mentalidade Lidernça

G ESTÃO DA Q UALIDADE T OTAL Etapas da qualidade total Planejamento; Controle; Círculos de controle de qualidade (CCQ) Grupo formado por empregados de um mesmo nível funcional ou pertencentes a uma mesma área de trabalho que visa a identificar problemas ou assuntos relacionados coma sua atividade.

G ESTÃO DA Q UALIDADE T OTAL Crítica à qualidade total Embora a qualidade total seja um esforço metodológico válido para se conseguir produtos com maior qualidade e a custos competitivos, é preciso lembrar que não existem fórmulas simples para administrar uma organização, especialmente as mais complexas. Em vez de eleger a qualidade total como cura para todos os males da organização, devemos procurar o equilíbrio entre processos, ações e situações.