A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
Pedagogia da pesquisa-ação
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
2º encontro – Professores Maio de 2012
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Cristiane jonas Francisconi
Questões metodológicas do Ensino Religioso
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Quando falamos em aprender...
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Perfil do Profissional
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
TRÍADE ESCOLAR Chamo de tríade escolar os três pilares que formam uma escola, eles tem o mesmo grau de importância para que uma escola seja um lugar do.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
MEIOS ELETRÔNICOS, VÍNCULO E DISTÂNCIA TRANSACIONAL
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O que é ensinar história?
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
PEI – Programa Educacional Individualizado
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Atividade complementar 04
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Crítica à concepção de currículo cristalizado
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
O papel pedagógico do órgão gestor
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Termo de Terminalidade
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa

Diferentes maneiras de organização das relações humanas na escola Diferentes níveis de análise de um contexto escolar Tipos de relações sociais que mantêm os membros do grupo Dependência das metas específicas dos grupos Definir situações educativas consideradas como contornos interativos, contextos sociais em que tem lugar o ensino e a aprendizagem 1 - Em que sentido a escola é um contexto? 2 - Qual a relação da escola com o grupo social em que se insere? 3 - Quais as implicações para o ensino de se considerar a aula como um contexto social? Como professor e aluno podem chegar a elaborar um conhecimento compartilhado? O papel do discurso como instrumento mediador. 4 - A interação entre iguais nos processos de ensino e aprendizagem.

A escola como um contexto Contexto: certa relação entre objetos e seu entorno Teorias contextualizadoras: Em que medida as situações de grupo facilitam a construção de conhecimento? Teorias contextuais: Quais os mecanismos através dos quais a criança chega à construção de conhecimento? A unidade de análise é o indivíduo e seu meio Análise de variáveis que incidem sobre o processo

Dimensões: social, físico e temporal Perspectiva : ecológica - aproximar-se da escola para descobrir o que há Psicologia sócio-cultural: interdependência entre objeto e contexto constitui-se numa unidade de análise Não se pode separar numa dimensão temporal, histórica na realidade humana que a configura Por que nela estão presentes instrumentos materiais Por que é um entorno social Contexto Cultura

A escola como um contexto É constituída por pessoas; É essencialmente social; Os contextos incluem lembranças; Um unidade de análise; Deve ser entendida como estando em relação com os processos de mudança que nela se produzem.

As relações sociais na escola A escola e seu meio: de que modo a comunidade pode incidir diretamente nos processos de ensino e aprendizagem A escola como organização social: - modelo de análise da ciência sociais; - modelo de análise das ciências naturais. Análise de Tyler: - A educação escolar e as relações interativas; - A organização do centro interativo; - A escola em seu contexto social e político; - A organização escolar e mudança educativa.

Pressuposto básico Quando duas pessoas se comunicam existe a possibilidade de chegarem a um outro nível de conhecimento Compartilhar significados Movimento do conhecimento de um nível a outro: papel dos instrumentos Construir conhecimento compartilhado através do discurso Necessidade de análise do discurso O papel da linguagem em contextos comunicativos é o de transferir a informação de uma mente a outra Em contextos comunicativos é necessário que exista um backgroud comum ao receptor e ao emissor A aula analisada como um contexto social

As relações sociais na escola A escola e seu meio: de que modo a comunidade pode incidir diretamente nos processos de ensino e aprendizagem A escola como organização social: - modelo de análise da ciência sociais; - modelo de análise das ciências naturais. Análise de Tyler: - A educação escolar e as relações interativas; - A organização do centro interativo; - A escola em seu contexto social e político; - A organização escolar e mudança educativa.

Elementos a serem considerados numa conversação 1 Turnos alternativos: um inicia a conversação e outro responde; Conteúdo do discurso: que condiciona as relações de conversação; A temática relacionada com a situação e a intenção 1 Wells

Necessidade de se analisar os processo e não só os produtos Perguntas: Que situações educativas são aquelas em que a interação entre iguais resulta mais eficaz? A mudanças produzidas em situações de grupo se mantêm em uma situação individual? Mecanismos de aprendizagem: O papel do suporte O papel do conflito Aprendizagem e estratégias de interação entre iguais: tutoria e colaboração entre iguais A relação entre iguais