Alimentação do Pré-Escolar e a Merenda Escolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Alimentação.
Advertisements

A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Alimentação Infantil Márcia Regina Garcia.
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Alimentação Equilibrada
Na Rua da ALIMENTAÇÃO.
Alimentação e Saúde.
CARDÁPIO INSTITUCIONAL
COMBATE A FOME 6°B.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
COLÉGIO ESTADUAL DE CALDAS NOVAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Alimentação saudável.
10 dicas para uma vida mais saudável
Alimentação Alimentação saudável.
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentação Equilibrada
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Alimentação saudável Matheus 5AF.
9º Ano Escola Correia Mateus Fernando Martins
Professora Mestre Elis Fatel Material elaborado por Natália Brandão
E. M. JOSÉ DORILÊO DE PINA. PROFª: MARTA SCHIAVI EDUCAÇÃO FÍSICA
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
NUTRIÇÃO E A DOENÇA DE ALZHEIMER NUTRIÇÃO: O QUE SIGNIFICA REALMENTE
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PARA O CURSO DE ENFERMAGEM
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
A Alimentação.
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Formação Pessoal e Social
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
Comer bem, para viver melhor!
Alimentação saudável Por Radamés Manosso.
Se comer 2 pratos de sopa de legumes por dia
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
Alimentação Equilibrada
Profª Letícia Lazarini de Abreu
Dia de Actividades Alimentação Saudável
Nutrição do Pré-escolar e Escolar
Alimentação consciente e saudável: desafios e possibilidades
Alimentação e Saúde.
Os Nutrientes.
DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO INFANTIL SAUDÁVEL
Dia 11 de outubro: Dia Nacional de combate à obesidade
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
NUTRIÇÃO PARA O EXERCÍCIO
Alimentos Saudáveis.
A nova roda dos alimentos
Comer bem, para viver melhor!
Jantar Escondidinho de Carne de Sol Arroz Refolgado Rapadura Refrigerante 15/07/2010 Cardápio sujeito a alterações.
Dia Internacional da Alimentação
Alimentação no 1º ano de vida
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
Ciências Naturais – 9.o ano
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
SAÚDE E ALIMENTAÇÃO Prof. Me. Jaqueline Della Torre Martins.
O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.
Alimentação Saudável Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo Elsa Feliciano.
Alimentação do Escolar
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE TÉCNICA DIETÉTICA II
Transcrição da apresentação:

Alimentação do Pré-Escolar e a Merenda Escolar Nutrição nos Ciclos da Vida II – Profa. Léo

Necessidades Nutricionais: Necessidades Nutricionais: * Decréscimo relativo das exigências calóricas e plásticas/Kg de peso, em relação ao período anterior: cerca de 88 calorias e 2,5 g de prótides/Kg de peso;

Necessidades Nutricionais: * Proteínas de  valor biológico, minerais (principalmente Ca) e vitaminas: são de extrema importância; * Crianças c/ moléstias contagiosas, facilmente infestadas por parasitas intestinais = maiores exigências calóricas, minerais e vitamínicas. * Alguns nutrientes são pouco ingeridos, especial atenção para Ca, Fe, vitamina B6, vitamina A, vitamina C e Zn. Suplementos podem ser utilizados!

Regime Alimentar: * alimentos indispensáveis: (carnes, vísceras, ovos, queijos, coalhada, leite, legumes, frutas, raízes, cereais integrais, manteiga, óleo); * alimentos desnecessários: farináceos, doces, sorvetes, cremes, gelatinas, café; * alimentos prejudiciais (“calorias vazias”): balas, biscoitos, bolachas, pirulitos, refrigerantes, sucos artificiais.

Regime Alimentar: * alimentos perigosos: podem agir maleficamente por vários mecanismos: - subst. indigestas: carne de porco, bacalhau, carne seca, frios, salame, lingüiça. - como veículo de toxinas ou germes patogênicos, eventualmente contidos em conservas; - como substâncias irritativas da mucosa digestiva (picles e condimentos fortes) - bebidas alcoólicas que afetam o sistema nervoso e induzem ao vicio: vinho,cerveja, licores.

“horário das refeições em casa deverá ser sempre mantido“ Por exemplo: “horário das refeições em casa deverá ser sempre mantido“ Por exemplo: * 6 ou 7 horas: desjejum com queijo, frutas, leite e uma fatia de pão com manteiga. * 9 horas: suco de frutas e bolo simples. * 12 horas: almoço constituído pelos alimentos indispensáveis. * 15 horas - lanche: leite ou coalhada e frutas. * 19 horas - jantar: deve ser a última refeição do dia, sendo a sua composição semelhante à do almoço.

Padrões da alimentação da criança na escola Leis: da qualidade, quantidade, harmonia e adequação. Cardápios com: 15%-4h/dia e 66%-8h/dia na escola. Escolares gostam principalmente de salgadinhos, refrigerantes, biscoitos recheados. Sintomas: fadiga, anorexia, evolução cognitiva anormal (aprendizado), anormalidade de crescimento, distúrbios epiteliais, redução da acidez gástrica, palidez cutânea e as unhas finas e chatas.

Alimentação para criança com diabetes mellitus tipo I Hiperglicemia e hipoglicemia Numa mesma refeição: alimentos fontes de PTN (carne bovina, frango ou peixe) fontes de CHO (arroz e feijão, macarrão ou batata) fontes de vitaminas, sais minerais e fibras (legumes cozidos, frutas, vegetais crus e folhosos) sempre oferecer de sobremesa 1 fruta ou 1 preparação doce à base de frutas.

Características da Dieta PTN: 10 a 20% das calorias das proteínas (aves, peixes, lácteos e fontes vegetais). Gordura: 30% ou menos do total de calorias diárias. - de 10% - gorduras saturadas (sólidas à temperatura ambiente), e + de 10% gorduras poliinsaturadas (peixes e outros frutos do mar). Ingestão diária de colesterol = 300 miligramas ou menos (produtos lácteos, ovos e carnes). CHO: o restante das calorias diárias – CHO (frutas, vegetais, feijões, produtos lácteos e produtos de panificação)

Sugestão de dinâmica de aprendizagem Pirâmide Alimentar - idade: 2 a 6 anos Grupo 1 = cereais, massas, pães, raízes e tubérculos. Grupo 2 = legumes e vegetais folhosos. Grupo 3 = frutas. Grupo 4 = carnes, ovos, nozes e leguminosas. Grupo 5 = leite, iogurte e queijo. Grupo 6 = açúcares e gorduras.

Merenda Escolar A merenda escolar é um bem-estar proporcionado aos alunos durante sua permanência na escola e tem como principal objetivo suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos, melhorar a capacidade de aprendizagem, formar bons hábitos alimentares, manter o aluno na escola.

Merenda Escolar O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), um dos mais antigos programas de alimentação, surgiu na década de quarenta, mantido pelo Ministério da Educação, abrange os alunos da pré-escola e do ensino fundamental.

Merenda Escolar Determina que os cardápios da merenda devem conter, no mínimo, 350 Kcal e 9g de proteínas e devem estar equilibrados de modo que permita uma boa condição de saúde. Na alimentação escolar, os cardápios devem ser balanceados e calculados dentro das recomendações diárias. Devem atender a 15% das recomendações diárias para crianças com permanência de 4h/dia e 66% das recomendações diárias para crianças com permanência de 8h/dia na escola

Merenda Escolar O valor per-capita repassado pela União é de R$ 0,18/aluno/dia para os alunos pré-escolares e do ensino fundamental, os recursos destinam-se à compra de alimentos pelas secretarias de educação dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. A complementação é da responsabilidade das prefeituras municipais e dos governos estaduais.

Merenda Escolar O alimento na escola toma um contorno pedagógico, possibilitando infinitas associações com as diferentes disciplinas já existentes no currículo escolar, capacitando o aluno para o auto-cuidado.