Planejamento Turístico Características Tipos Níveis
Definição “o processo de ordenar ações do homem sobre o território e visando direcionar a construção de equipamentos e facilidades de forma adequada evitando, dessa forma, os efeitos negativos sobre os recursos, que os destróem ou reduzem sua atratividade” (Ruschmann, 1997)
Tipologia Planejamento Preventivo Planejamento Corretivo Planejamento Misto
Níveis do Planejamento Geográfico Temporal Setorial
Interrelação entre os níveis
Níveis do Planejamento Geográfico Planejamento local Planejamento regional Planejamento nacional Planejamento internacional
Níveis do Planejamento Temporal Curto prazo Fase inicial da implantação dos equipamentos e no desenvolvimento de atividades em núcleos receptores. (um ano) Médio Prazo Tem por objetivo implantar as ações propostas a longo prazo, relacionadas aos equipamentos e infra-estrutura (5 anos) Longo prazo Conclusão das atividades de construção de uma identidade mercadológica, e estende-se até o final da capacidade potencial de um empreendimento ou ação
Níveis do Planejamento Setorial Público Ministério do Turismo Secretarias de Estado Municípios Privado Costa do Sauipe Publico-Privado Consórcios
Planejamento no Brasil Política Nacional de Turismo Prazo: 1996-1999 Metas: número de ingressos de turistas estrangeiros de 1,8 milhões para 3,8 milhões ingresso de divisas estrangeiras de US$ 1,95 bilhão para US$ 4,0 bilhões empregos gerados na economia passar de 9% da população economicamente atividade empregada no setor para 10,6%
Plano Nacional de Turismo 2003-2007 4. Estruturação do Plano Nacional do Turismo O Plano Nacional do Turismo é o instrumento de planejamento do Ministério do Turismo que tem como finalidade explicitar o pensamento do governo e do setor produtivo e orientar as ações necessárias para consolidar o desenvolvimento do setor do Turismo. Este documento está sendo elaborado de forma participativa dentro de um processo permanente de discussão e atualização, de acordo com as necessidades inerentes à dinâmica do setor. Iniciamos o processo de construção do Plano com duas reuniões coordenadas pelo Ministro do Turismo, onde explicitamos nossas idéias iniciais e solicitamos o envio das sugestões e apontamento dos principais problemas, buscando obter um amplo espectro de opiniões sobre as dificuldades do turismo no Brasil e as alternativas de solução destes problemas. Esta ação inicial resultou num enorme volume de contribuições que foram sistematizadas e agrupadas em eixos temáticos de interesse, sobre os quais assentamos inicialmente o Plano Nacional do Turismo.
Metas 2003 -2007 Criar condições para gerar 1.200.000 novos empregos no turismo Aumentar para 9 milhões o número de turistas estrangeiros no Brasil Gerar 8 bilhões de dólares em divisas Aumentar para 60 milhões a chegada de passageiros nos vôos domésticos Ampliar a oferta turística brasileira, desenvolvendo no mínimo três produtos de qualidade em cada Estado da Federação e Distrito Federal
Fórum dos Secretários Estaduais Ministério do Turismo Conselho Nacional do Turismo Elabora Políticas Programas Ações Parcerias Disponibiliza Recursos da informação Recursos de capital Recursos de gestão e orientações estratégicas MONITORA FÓRUNS ESTADUAIS DE TURISMO AÇÕES Otimiza e ordena as demandas Propõe soluções dos problemas Prioriza as ações emanadas da política Apoio a atuação dos extensionistas REGIÕES/ROTEIROS INTEGRADOS E MUNICÍPIOS
Plano Nacional de Turismo 2007-2010 Uma viagem a inclusão
Planejamento no Brasil Planos Regionais PRODETUR – Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste PROECOTUR – Programa de Desenvolvimento do Turismo na Região Norte Planejamento nos Estados
PRODETUR
Pólos de Turismo na Bahia
Circuitos em Minas Gerais
Roteiros e Circuitos em São Paulo
Roteiros e Circuitos em São Paulo
Planejamento no Brasil Local Programa Nacional de Municipalização do Turismo
Bibliografia ACERENZA, M.ª 1989 Administración del Turismo. México. Trillas. RUSCHMANN, D. 1997. Turismo e Planejamento Sustentável. Campinas. Papirus. BENI, M. 2000. Análise Estrutural do Turismo. São Paulo. SENAC. HALL, M. 2001. Planejamento Turístico: Políticas, Processos e Relacionamentos. São Paulo. Contexto. LAGE, B & MILONE, P. Turismo: Teoria e Prática. São Paulo. Atlas. THEOBALD, W. 2001. Turismo global. São Paulo. SENAC