Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA - 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Advertisements

O STRESS PRODUTIVO.
Energia vital. Como equilibrá-la?
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
Os cuidados com portadores de Alzhaimer e seus cuidadores
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
ESTRESSE.
Pirâmide de atividade física
Higiene e problemas sociais
AULA: Estresse e Enfrentamento (Coping).
ESTRESSE.
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
ANSIEDADE A Ansiedade é uma característica biológica humana que antecede momentos de perigo, real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis.
ESQUIZOFRENIA.
Curso: Cuidador de Idosos Boock Virtual:
QUALIDADE DE VIDA. QUALIDADE DE VIDA PARA VOCÊ... O que é Saúde?
Psicologia Comportamental Aula 12
SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Bem-estar físico mental e social
ESTRESSE É a reação do corpo diante da sensação de ameaça ou euforia, desencadeando uma descarga muito alta de adrenalina.
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
*Objetivos de marketing: Criar relação do público jovem, consumidor de Coca-Cola, com exercícios físicos, tirando-os do sedentarismo, para ajudar na diminuição.
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
DEPRESSÃO, CAUSAS E TRATAMENTO
POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
Neste seminário, você vai conhecer benefícios do exercício físico, segundo Ellen White.
CIPA SETA LAGOAS TRABALHO APRESENTADO PELA DRA WALNEIA.
Só por hoje.
Interação: RH – Grupo Objetivo: Convidar as GRs para que se acomodem confortavelmente e dar as Boas Vinda ao Grupo Deixar essa tela durante o welcome coffee.
Maria Cristina Gonzalez
Depressão e Estresse: identificando e aprendendo a conviver
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
Mente Positiva.
Atividade Física x Stresse : o matador silencioso
Quick massagem.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Estresse.
DEPRESSÃO O Mal do Século Lucio Reis Psicanalista.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Estilos de Vida Saudável
Cognitivo-Comportamental
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
TABAGISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Concurso SES-DF: Psicólogo
Cansado de estar Cansado Perda de tempo? -20% 1,5 hora a menos.
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
Só por Hoje.
Dra.Bruna de Castro Scarabucci Nery Fisioterapeuta
SAÚDE MENTAL NO TRABALHO.
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Doenças crônico-degenerativas
Cansado de estar Cansado. Perda de tempo? -20% 1,5 hora a menos.
A PSICOLOGIA DAS LESÕES DESPORTIVAS: IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA GRUPO 6.
O que eu quero mais: parar de fumar ou continuar fumando?
SAÚDE METAL E TRABALHO.
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
Envelhecimento: Processo pessoal? Tarsila Cunha. Envelhecimento Devemos levar em conta alguns fatores, quando nos referirmos ao envelhecimento: O desenvolvimento.
ESQUIZOFRENIA Infantil
Como lidar com a pressão? Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo – Leiria Serviço de Psicologia e Orientação.
Elaboradores: Michele Breansini – Fisioterapeuta NASF Cleide Terezinha Camera – Psicóloga NASF.
Ativação, ansiedade e estresse
ALONGAMENTO.
Transcrição da apresentação:

Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA

O estresse é um componente da vida moderna e está cada dia mais presente, muitas vezes é um aliado na superação de desafios, mas cronicamente pode causar danos importantes para a saúde física e mental.

As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram consigo o estresse. O trânsito, a instabilidade no emprego, a violência, entre outras coisas, fazem com que recebamos doses diárias de estresse. Mas o estresse em si não é algo ruim, na verdade ele é uma importante resposta do organismo para a manutenção da vida. Temos que aprender, portanto, a lidar com ele, não permitindo que o estresse traga conseqüências danosas para a nossa saúde

O que é o estresse? O estresse é uma resposta do organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar. Está presente nos animais com a finalidade de preservação da espécie, como por exemplo, para fugir de um predador. Hoje não precisamos nos defender de predadores, mas há muitas outras coisas que disparam o gatilho do estresse, que podem ser externas ou internas, agudas ou crônicas.

Efeitos psicológicos Estudos sugerem que a incapacidade de se adaptar ao estresse, está associada ao início de depressão ou ansiedade. Parece que a liberação repetida do hormônio de estresse diminui a liberação de serotonina, uma substância importante para a sensação de sentimentos de bem estar. Certamente o estresse diminui a qualidade de vida reduzindo os sentimentos de prazer e realização, e os relacionamentos são freqüentemente prejudicados.

Como lidar com o estresse Antes de tratarmos das estratégias de como diminuir o estresse, alguns considerações devem ser feitas: Primeiro, nenhum método isolado é infalível, uma combinação de vários fatores é geralmente mais efetiva. Segundo, o que funciona para uma pessoa, não necessariamente funcionará para todo mundo. Terceiro, o estresse pode ser tanto negativo como positivo. O estresse apropriado e controlado melhora o interesse e motiva o indivíduo, e a falta de estresse pode levar ao tédio e depressão. E finalmente, um médico ou psicólogo deve ser procurado quando forem identificadas condições físicas e psicológicas associadas ao estresse, como sintomas cardíacos, dor significativa, ansiedade, ou depressão.

Dieta saudável Exercícios Técnicas de relaxamento Escutar música; Tirar férias; Se a fonte do estresse for em casa, fique um tempo à toa, mesmo se for apenas uma ou duas horas por semana; Substitua o tempo desnecessário com o trabalho por atividades interessantes e agradáveis; Tenha tempo para o lazer.

É importante encarar os eventos cotidianos de uma maneira diferente. Mantenha um senso de humor durante as situações difíceis, o riso não somente ajuda a aliviar a tensão e manter as perspectivas, mas também parece ter um efeito físico que reduz os níveis do hormônio do estresse.

OBRIGADO!