PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUAQUECETUBA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Formação em ação Segundo Semestre..
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Pedagogia da pesquisa-ação
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
E.M.Epitácio Campos 2º Bimestre Reunião de Pais
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Didática e Metodologia no Ensino Superior
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Educação Ambiental - GPEEA
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Educação no contexto do Trabalho
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Escola Comum e Inclusão
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
CURRICULO +.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Construindo o futuro do seu filho!
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A Função do Professor Articulador
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
PROJETO SALA DE PROFESSOR
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Orientações sobre o Estágio II
1ª Formação de Professores Coordenadores
REPLANEJAMENTO 2015.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
Revisita ao PPP.
Organização e desenvolvimento do HTPC
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUAQUECETUBA Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação SEMECTI Coordenadoria Pedagógica 2016 VALORIZANDO AS BOAS PRÁTICAS DOCENTES Traçando os caminhos para 2º semestre 2016

Objetivos do encontro formativo Refletir sobre a importância das trocas de experiências da prática docente; Valorizar a formação continuada da equipe escolar, compartilhando as boas práticas; Desenvolver a cultura de avaliar e reavaliar, planejar e replanejar ações de ensino e aprendizagem.

Atividade 1: De pedaço em pedaço... QUAL É A MÚSICA?

Por Onde Andei Nando Reis Como um dia Que roubaram o seu carro Deixou uma lembrança Que a vida é mesmo Coisa muito frágil Uma bobagem Uma irrelevância Diante da eternidade Do amor de quem se ama Por onde andei? Enquanto você me procurava E o que eu te dei Foi muito pouco ou quase nada E o que eu deixei? Algumas roupas penduradas Será que eu sei? Que você é mesmo Tudo aquilo que me faltava.. Desculpe Estou um pouco atrasado Mas espero que ainda dê tempo De dizer que andei Errado e eu entendo As suas queixas tão justificáveis E a falta que eu fiz nessa semana Coisas que pareceriam óbvias Até pra uma criança Por onde andei? Enquanto você me procurava Será que eu sei? Que você é mesmo Tudo aquilo que me faltava... Amor eu sinto a sua falta E a falta é a morte da esperança Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Uh! Uh! Uh! Amor eu sinto a sua falta E a falta é a morte da esperança Como um dia Que roubaram o seu carro Deixou uma lembrança. Que a vida é mesmo Coisa muito frágil Uma bobagem Uma irrelevância Diante da eternidade Do amor de quem se ama

Por onde andei? Enquanto você me procurava E o que eu te dei Foi muito pouco ou quase nada E o que eu deixei? Algumas roupas penduradas Será que eu sei? Que você é mesmo Tudo aquilo que me faltava... Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Uh! Uh! Uh! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Uh! Uh! Uh! Por onde andei? Enquanto você me procurava E o que eu te dei Foi muito pouco ou quase nada E o que eu deixei Algumas roupas penduradas Será que eu sei? Que você é mesmo Tudo aquilo que me faltava Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Uh! Uh! Uh! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Uh! Uh! Uh! Nando Reis

Juntos encontramos possibilidades, caminhos e soluções!!

Atividade 2- Discutindo o tema 1- De que forma a dinâmica anterior representa o cotidiano das unidades escolares? 2- Em quais momentos do nosso dia a dia, garantimos a troca de experiências dentro das unidades escolares? 3- De que forma as particularidades de cada membro pode auxiliar no todo?

Atividade 3- Montagem do mural de reflexão do tema 1- sortear o nome de um colega de trabalho; 2- Distribuir as filipetas de papel; 3- Escreva na filipeta sobre a pessoa sorteada, seguindo cada campo do quadro, cole as tirinhas no painel. Nome do professor atividade felicitação sugestão Maria terrário Admirei a condução com os alunos com deficiência Exposição do terrário no pátio

Adaptação para grande grupo 1- sente ao lado de um colega de trabalho que tem afinidade (ninguém poderá ficar sem par); 2- realize as comandas do quadro escrevendo nas filipetas disponibilizadas; 3- completem o quadro de valorização do trabalho pedagógico.

Somos observados e avaliados individualmente a todo momento e em qualquer lugar, mas podemos auxiliar uns aos outros fazendo apontamentos construtivos, visando o crescimento dos envolvidos no processo e garantir a qualidade do todo.

Café

Atividade 4- Sistematizando o tema Qual a importância de manter a prática de divulgação dos trabalhos realizados na unidade escolar?

Segundo Antônio Nóvoa, "A produção de práticas educativas eficazes só surge de uma reflexão da experiência pessoal partilhada entre os colegas", estudos realizados nas universidades não garantem qualidade dos trabalhos pedagógicos, nem tão pouco são as únicas fontes para realizar as intervenções necessárias para as dificuldades no âmbito pedagógico. Partilhar projetos, sequências didáticas e outras atividades educativas, no espaço comum a determinada comunidade escolar, são ações de grande importância para: Garantir a valorização dos trabalhos planejados e executados pelos membros da equipe; Reflexão e análise das diferentes metodologias; Subsidiar o corpo docente na busca por soluções para minimizar as dificuldades pedagógicas; Proporcionar formação continuada aos docentes e demais membros da equipe escolar; Promover a união dos responsáveis pelo ensino e aprendizagem, prevalecendo a consciência de unidade e reconhecimento da importância da diversidade.

A pergunta que fica sobre os saberes experimentais... "Quando se diz que um professor tem dez anos de experiência, será que tem mesmo? Ou tem um ano de experiência repetido dez vezes?" Educador americano John Dewey Só uma reflexão sistemática e continuada é capaz de promover a dimensão formadora da prática. 

Portanto, compartilhar as boas práticas, exemplificar por meio de ações/experimentos comprovados, enriquece, fundamenta e fortalece o profissional, atualizando-o e ressignificando seu potencial a cada dia, favorecendo o processo de aprendizagem dos envolvidos, mobilizando a produção de saberes em um contexto de autoformação em um processo interativo, participativo, dinâmico e compartilhado, reconhecendo-se como formador e formando.

A integração e participação da equipe escolar é fundamental para o A integração e participação da equipe escolar é fundamental para o ... Planejamento e replanejamento, Avaliação e reavaliação!

Responsabilizar TODOS pelo processo e resultados; Evitar improviso; Características básicas do planejamento participativo: Responsabilizar TODOS pelo processo e resultados; Evitar improviso; Controle dos acontecimentos; Direcionar ações coerentes; Possibilitar acompanhamento e correção de curso por meio da avaliação (replanejamento).

Agora... 1- analisar os dados dos resultados referentes ao primeiro semestre de 2016: Sondagens; Avaliações integradas; Atividades diversas...

Ações interventivas após análise do 1º semestre ANO/SÉRIE FOCO AÇÃO RESPONSÁVEIS

RECADOS Encerramento 2º módulo Curso Gestão Aprendizagem Elos/Lemann 24/06; Material Formação Continuada Fundamental será disponibilizado por e-mail para as unidades, ofertar aos professores; Férias e recesso; Ética Profissional; Trabalho em equipe e hierarquia; Provinha Brasil e PNLD; Entrega da cópia da ata e pauta da Reunião Pedagógica 06/07.

Leitura Deleite “Práticas de formação que tomem como referência as dimensões coletivas contribuem para a emancipação profissional e para a consolidação de uma profissão que é autônoma na produção dos seus saberes e dos seus valores.” FORMAÇÃODE PROFESSORES E PROFISSÃO DOCENTE. António Nóvoa, página 15 Coordenadoria Pedagógica Junho/2016.