Apresentação do SEMINÁRIO DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUGESTÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE CURSOS
Advertisements

APRESENTAÇÃO Professor Roney Ricardo
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PARCERIA NUTRA E SRH: INTERVENÇAO EM CONTEXTOS.
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
1 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA COEPP – Coordenação de Extensão Pesquisa e Pós- Graduação. CURSO – Lato Sensu em Didática para o Ensino Superior.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
Conceitos básicos Conceitos básicos O que estuda? O que estuda? Qual a finalidade? Qual a finalidade? Qual metodologia? Qual metodologia? Prof Dr. Robson.
Gestão ministerial e administrativa fronteiras e complementações Parte 4 - Gestão Ministerial-
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
EBD PROJETO COORDENAÇÃO REV. FÁBIO BEZERRA SUP. MARCO AURÉLIO SEM. IDELFONSO REV. FÁBIO BEZERRA MARCO AURÉLIO SEM. IDELFONSO PRESB. ETEVALDO DIAC.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PROF. ELCIO HENRIQUE DOS SANTOS – 2010.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
INSTITUCIONAL Treinamento de Formação Básica Fev-14INSTITUCIONAL Fev-14.
MINIISTERIO IDE PORTODO MUNDO INFORMAÇÕES Graça e Paz!Em janeiro, com a graça de Deus, teremos mais um projeto Missionário Transcultural de Curto Prazo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Transcrição da apresentação:

Apresentação do SEMINÁRIO DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL Prof. Robson Santos: (27) 9 9824-7238 / robson_dinamico@hotmail.com & Roney Ricardo: (27) 9 9978-4158 / roneycozzer@hotmail.com

Proposta Foi considerando a importância, relevância e impacto da Escola Bíblica Dominical (EBD), não apenas para a Igreja, mas para a sociedade como um todo, como também a necessidade constante de aperfeiçoamento que tem todos os professores e gestores da EBD, que esse seminário foi preparado.

Proposta Para o Pr. Antonio Gilberto, a Escola Dominical, “é a escola de ensino bíblico da Igreja, que evangeliza enquanto ensina, conjugando assim os dois lados da comissão de Jesus à Igreja, conforme Mateus 28.20 e Marcos 16.15” (GILBERTO, 2014, p. 125).

Proposta Diante do exposto, o Seminário de EBD tem como proposta as seguintes metas: 1. Possibilitar o aprofundamento no exercício das respectivas atividades no contexto da EBD. 2. Fomentar o exercício da docência cristã, bem como a formação de novos professores que contribuirão para a continuidade da EBD.

Proposta 3. Conscientizar toda a igreja da importância do ensino bíblico e da EBD como a maior agência promotora da Educação Cristã. 4. Fornecer “ferramentas” práticas para o exercício da docência cristã e da gestão escolar na EBD.

Público Alvo 1. Professores e demais atuantes da EBD. 2. Professores de EBD em potencial. 3. Egressos de Cursos de Teologia, em qualquer nível (básico, médio e bacharelado)

Público Alvo 4. Pregadores(as), pastores, líderes de departamentos e todos os interessados em geral, tendo em vista que a EBD se relaciona com todas as áreas do ministério cristão. 5. TODA A IGREJA pode e deve ser alcançada pelo Seminário de EBD, tendo em vista que, como exposto antes, a EBD é a própria igreja fazendo educação cristã.

Ministração 1. Sugerimos pelo menos dois formatos possíveis, tendo em vista o fato de que a disponibilidade de cada igreja varia conforme suas próprias demandas locais: Um sábado, de 8 às 16 hs, com intervalos para café e almoço, Um final de semana, sendo ministradas duas palestras ao sábado e duas no domingo, no próprio horário da EBD. Obs: é importante ressaltar que os dois formatos, acima apresentados, são os mais usados pelas igrejas onde o seminário tem sido ministrado. Mas são sugestões e a proposta, nesse sentido, não é fixa. Ficamos assim abertos à ajustar com a igreja conforme a sua necessidade específica.

Material Didático Para o seminário, disponibilizamos à igreja que o hospeda duas opções quanto à material didático: O nosso livro “Escola Dominical: o que você precisa saber”, ou, material próprio, personalizado com as características da igreja e produzido especialmente para o encontro.

Nosso livro

Os Eixos Temáticos do Seminário Por “eixos temáticos” referimo-nos àquelas áreas da Teologia e do conhecimento secular que dão base para os assuntos abordados e consequentemente, os temas das palestras. Tendo esses eixos como diretrizes, conseguimos assim produzir um seminário que dialogue com disciplinas fundamentais para o bom andamento da Escola Bíblica Dominical.

Os Eixos Temáticos do Seminário Assim, nossos eixos temáticos são os seguintes: Educação Cristã Didática Pedagogia e Andragogia Introdução Bíblica Hermenêutica e Exegese Bíblicas Homilética Eclesiologia Família Cristã Teologia Contemporânea

Alguns Temas de Palestras do Seminário A Educação Cristã na Pós-modernidade O que é o ensino bíblico A educação de crianças A educação de jovens e adultos Escola Bíblica Dominical: história, desafios e relevância para a Igreja O educador cristão e seu preparo A importância do preparo adequado da aula As sete leis do ensino Relações humanas e a Educação Cristã Intervenção e avaliação da aprendizagem

Alguns Temas de Palestras do Seminário 11. Marketing para Escola Dominical 12. Pedagogia Relacional VS Pedagogia Impositiva 13. O uso da Hermenêutica na preparação da aula 14. Professor preparado, professor atraente 15. Técnicas e Métodos de Aula 16. Como nascer um professor? Dentre outros...

O s Palestrantes Professor Robson Santos é presbítero na Assembleia de Deus de Nova América, Vila Velha / ES. Graduando em Pedagogia e Ciências da Religião, Pós-Graduado em Metodologia do Ensino da História e da Geografia pela Facibra, Bacharel em Teologia pelo Instituo Daniel Berg - ES, Graduado em Gestão de Comércio Exterior pelo CET-FAESA, Coordenador de curso teológico, escritor, coautor do livro: “Escola Dominical o que você precisa saber”. Palestrante nas áreas de família, teologia e educação cristã.

O s Palestrantes Professor Roney Ricardo teve sua primeira experiência como educador cristão a partir da Escola Dominical, aos 14 anos. Hoje, com 31 anos de idade, vem proferindo palestras sobre Educação Cristã em diversas igrejas do Espírito Santo, além de escrever sobre o assunto. É coautor do livro “Escola Dominical, o que você precisa saber”, escrito em 2014. Serve a Deus e a igreja como presbítero na Assembleia de Deus de Santa Mônica, Vila Velha, ES (Pr. Samuel Aguiar), é graduado em Teologia, Psicanalista Clínico, licenciado em História e Pedagogia, pós-graduado em Metodologia do Ensino da História e Geografia, Psicopedagogo, mestrando intra corpus em Teologia Histórica pelo Centro Teológico e Psicanalítico do ES (CETAPES), mestrando em Teologia na Linha de Pesquisa “Leitura e Ensino da Bíblia” pela Faculdades Batista do Paraná (FABAPAR) e aluno no Curso de Extensão Universitária "Iniciação Teológica" da PUC-RJ.

Referências GILBERTO, Antonio. Manual da Escola Dominical: um curso de treinamento para professores iniciantes e de atualização de professores veteranos da Escola Dominical. 18 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2014. SANTOS, Robson. RICARDO, Roney. Escola Dominical: o que você precisa saber. Vila Velha: Edificar, 2014.