PROFª Mauro Junior  O.M.S. como elemento de uma organização de caráter medico social, cuja a função consiste em assegurar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO OPERATIVO ESTADUAL – DISTRITO FEDERAL   Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes  em Conflito com a Lei,  em Regime de Internação e Internação Provisória.
Advertisements

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Noções de administração em enfermagem II
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
O hospital. Profª Simone Paixão.
Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Serviços de Saúde
Portaria nº 312 de 02 de Maio de MINISTÉRIO DA SAÚDE
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Gestão Farmacêutica – Organização Hospitalar
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
HOSPITALIZAÇÃO.
Auditoria em Enfermagem Prof Bruno Silva Rio de Janeiro 2007
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Saúde Integrada Modelo de Gestão Vale Novembro 2015.
O HOSPITAL Enfª. Adriana santos. Hospital Hospital Produto Produto Cenário Cenário Empresa Empresa Saúde Saúde Sistema de Saúde/ Sistema de Saúde/ Sistema.
“ A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos. Se distancia dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos mais. Por mais que.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Treinamento Introdutório de Segurança para Recém-admitidos
PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E PREPARO PARA A CIRURGIA DA OBESIDADE MÓRBIDA E GRUPO PÓS-CIRÚRGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SERVIÇO DE MEDICINA PREVENTIVA.
Natiele Zanardo Carvalho Biologia e Saúde Humana.
Projeto Gestão em Rede: Prevenção da Mortalidade Materna e Neonatal Termo de Outorga n º / Processo n º FAPESC1436/2012 SEMINÁRIO GESTÃO EM.
ENCONTRO NACIONAL UNIMED DE ASSISTENTES SOCIAIS 2010 a nossa vida é cuidar da sua.
Parte 1.VISÃO ARQUITETÔNICO DO CENTRO CIRÚRGICO PARA ENFERMAGEM. Prof. Enf. Thiago Silva Mestre em Enfermagem Doutorando em Educação FACULDADES INTEGRADAS.
APARECIDA MARIA M. A. COSTA GERONTÓLOGA E EDUCADORA FÍSICA.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Declaração de Caracas Documento que marca as reformas na atenção à saúde mental nas Américas. ESUDA, 12 de maio de 2014 Rossana Rameh
Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS
Prontuário do Paciente Prontuário O prontuário é um documento elaborado pelo profissional e é uma ferramenta fundamental para seu trabalho. Nele constam,
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
GESTÃO DO PAIF.
SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social – SETAS Superintendência de Políticas de Assistência Social –
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PREVALÊNCIA DE COMORBIDADES NO MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE - VARGEM – SC E INTERVENÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Secretaria de Estado da Saúde.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
Projeto Multiplicadores Unimed Piracicaba Responsável: Simone Gonçalves Barreto Categoria: Capacitação.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Administração de Serviços de Saúde - Unidades -
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Portaria que define parâmetros para a validação e publicação das informações declaradas ao Censo Escolar visando o controle de qualidade.
46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
O HISTÓRICO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL. “O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
Protocolo de prevenção de úlcera por pressão: cuidados de enfermagem conforme escala de risco Enfermeiro Jaci Simão Boing, Msc.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO. CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema fundado em 1985.
Trabalho por turnos Outra forma de organização dos horários de trabalho é a que é feita nos locais de laboração contínua, normalmente vai rodando entre.
FACULDADE de MEDICINA ITAJUBÁ M.G Organização e Administração de Serviços de Saúde O. A. S. S Luiz Marcos Ribeiro.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Disciplina de Epidemiologia Geral.
Transcrição da apresentação:

PROFª Mauro Junior

 O.M.S. como elemento de uma organização de caráter medico social, cuja a função consiste em assegurar assistência medica completa, curativa e preventiva a população e cujos serviços externos se irradiam ate a célula familiar considerada em seu meio; é um centro de medicina e de pesquisa biossocial.

 - PREVENTIVA : retorno do cliente após a alta  EDUCATIVA: promoção e prevenção, práticas sanitárias, educação continuada  PESQUISA: hospital como centro de pesquisa científica  REABILITAÇÃO: retorno ás atividades  CURATIVA: tratamento

 DE ACORDO COM TRATAMENTO (geral, especializado)  DE ACORDO COM NÚMERO DE LEITOS  DE ACORDO COM A CONSTRUÇÃO  DE ACORDO COM A MANTENEDORA

 Pequeno Porte : o hospital que possui capacidade normal ate 50 leitos.  Médio Porte: o hospital que possui capacidade normal de 51 a 150 leitos.  Grande Porte : o hospital que possui capacidade normal de 151 a 500 leitos.  Extra ou Especial E o hospital que possui capacidade de acima de 500 leitos  NÃO é considerado leito hospitalar :cama destinada a acompanhante, camas transitórias utilizadas no serviço diagnostico de tratamento, cama de pré- parto, recuperação pos-anestesica, camas instaladas no alojamento de médicos.

 Monobloco : o caso do prédio ter somente um bloco como Hospital das Clinicas em SP, primeiro da America Latina. Pavilhonar: Em forma de pavilhões como o Hospital Municipal de Itumbiara

 Oficial  Municipal  Estadual  Federal.  Particular Lucrativo  Filantrópico.

 DEPENDE DO TIPO DO HOSPITAL  O hospital e composto pelos seguintes serviços: SERVICOS MEDICOS,laboratório de Analise,Raio X,Anestesia,Fisioterapia,Anatomia,patológica,Banco de Sangue,Serviço de Enfermagem,Serviço de Nutrição Dietética,Serviço Social,Arquivo Medico Estatística,Farmácia,Departamento Pessoal,Registro Geral,Lavanderia,Servico de Limpeza Manutenção e Portarias

 Quando o paciente e internado, SERÁ tratado por uma equipe denominada equipe de saúde. A equipe de saúde e a "reunião de cientistas sociais, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, dentistas e pessoal auxiliar de saúde. Que tem como finalidade oferecer a comunidade de indivíduos doentes e sadios assistência integral a saúde, através de esforços coordenados e participação especifica".

 MATRICULA OU REGISTRO :E definido como a inscrição de um paciente na unidade medica hospitalar que o habilita ao atendimento  INTERNACAO :a admissão de um paciente para ocupar um leito hospitalar.  LEITO HOSPITALAR : cama destinada a internação de um paciente em um hospital

 CENSO HOSPITALAR DIARIO : a contagem a cada 24 hora de numero de leitos ocupados.  DIA HOSPITALAR : período de trabalho, compreendido entre dois censos hospitalares consecutivos.  LEITO DIA : unidade representada pela cama a disposição de um paciente no hospital.  OBITO HOSPITALAR : óbito que se verifica no hospital apos o registro do paciente.

 ALTA :E o ato medico que configura a cessação da assistência prestada ao paciente.  PRONTUARIO MEDICO E o conjunto de documentos padronizados, destinados ao registro da assistência prestada ao paciente desde a sua matricula a sua alta.

 TRANSFERENCIA DO PACIENTE : A transferência pode ser dentro do próprio hospital de uma enfermaria para outra ou de um hospital para outro. Ela deve ser anotada no censo hospitalar diário.