Disciplina Economia 30 de março a 03 de abril. História da Moeda Escambo Moeda mercadoria Moeda simbólica Moeda escritural Moeda sofisticada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
Advertisements

“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Administração Financeira
DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DA POLITICA MONETÁRIA
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
Conceito de moeda A mercadoria que funciona como medida de valor e também como meio circulante é o dinheiro. A moeda é o signo do valor: ouro, prata, papel.
SISTEMA MONETÁRIO.
Economia e Mercado 10ª AULA.
MOEDA.
Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 1 CAPITALISMO:Forma de organização de uma sociedade econômica, onde as decisões de produção.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS (Parte 1)
Fundamentos de Economia
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Disciplina: Mercado Financeiro
Apostila 2 – Economia II Prof. Ms. Nilson Aguilar Slide 1 MOEDA Monetização e Desmonetização: - É a quantidade de moeda disponível na economia (Não confundir.
“O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E VOCÊ” Prof. Jorge Luiz de Oliveira.
Aula Teórica nº 7 Sumário: 4. Consumo Privado, Poupança das Famílias e Investimento 4.1. Consumo privado, poupança das famílias e riqueza Bibliografia:
INTRODUÇÃO - SISTEMA FINANCEIRO.
CENÁRIO ECONÔMICO, ALOCAÇÃO DE ATIVOS E GESTÃO DE RISCOS Ricardo Weiss 25/09/2012.
1 Banco Central do Brasil Transformações em Curso no Sistema Financeiro Março de 2002 Ilan Goldfajn.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Mercado Financeiro 1/15. Mercado Financeiro 2/15 Aula 1 Intermediação Financeira ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª.
Disciplinas Online Prof. Dr. Gustavo Esperança Vieira Direito Econômico Cruzeiro do Sul.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 10.
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.
Aula 1 de Mercado de capitais Orientações gerais A estrutura do Sistema Financeiro Nacional Professor Eduardo Olbera Ferrer.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS Parte 1 SÍLVIA MIRANDA LES-ESALQ/USP OUTUBRO/2015.
Profa. Leonice Oliveira CONTABILIDADE CONTINUAÇÃO.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
1 O SPB Pós-implantação Luiz Fernando Figueiredo Seminário de Auditoria Interna e Compliance Nov
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Capitalista Socialista Misto
1 Luiz Augusto de Oliveira Candiota Novembro/2003 A viabilização do crescimento econômico e o papel do Mercado de Capitais.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações.
O HIATO DO PRODUTO E A REGRA DE TAYLOR TEORIA, APLICAÇÕES E COMENTÁRIOS.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Estrutura e análise das demonstrações financeiras
BALAN Ç O OR Ç AMENT Á RIO 2012 RECEITASDESPESAS PrevisãoExecuçãoDiferença PrevisãoExecuçãoDiferença RECEITAS CORRENTES , , ,57.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária FEA-PUC-SP OPERAÇÕES DE OPEN MARKET São Paulo,
Assuntos Finais Concurso Banco do Brasil Prof.Nelson Guerra (Jan / 2011)
Trabalho de Finanças Compulsório e Taxas de Redesconto Grupo: 1NAS6 Ana Paula Lima Felipe Fanton Flávia Pereira Sonia A J Souza.
NOME DO CLIENTE NOME DA APRESENTAÇÃO MB000.
NOME DO CLIENTE NOME DA APRESENTAÇÃO MB000.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
Análise Econômica e Social do Brasil Prof. Jorge Luiz FACULDADES ANHANGUERA.
CH. 60h Prof. ORIGENES A. MARTINS JUNIOR. O aluno irá participar de debates sobre a ciência econômica, desde a sua definição como ciência social, passando.
CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL YOSHIAKI NAKANO DIRETOR DA ESCOLA DE ECONOMIA DE SAO PAULO FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS.
O cenário macroeconômico brasileiro atual e suas perspectivas
Contexto Econômico Manutenção do Saldo de Dívidas da União com Bancos Públicos (
Ativos financeiros ao valor justo contra resultado - FVTPL
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 6.
O setor externo Aula 11.
RELATÓRIO DE INFLAÇÃO Setor Externo ( 대외 부분 ) 브라질 학과 김지수.
Consumo e Investimento Candido Neto, Diego Marques, José Mauro, Madson Kalil, Rayana França Wankley Ayrton e Wellison Nascimento. UNIVERSIDADE ESTADUAL.
O Plano Cruzado Amaury Gremaud Economia Brasileira Contemporânea
Mercado Financeiro e de Capitais Professor: Manoel Messias Santos de Oliveira Graduado em Economia - UEFS Especialista em Administração Pública - FUNDESP.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS- parte 2 SÍLVIA MIRANDA LES-ESALQ/USP OUTUBRO/2015.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
POLÍTICA CAMBIAL.  Mercado cambial são os mercados nos quais se compram e vendem as moedas dos diferentes países. A TROCA DA MOEDA NACIONAL PELAS MOEDAS.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL.
Pós-graduação em Políticas Públicas Introd. Pol. Macroeconômica Aula 4 O Balanço de Pagamentos Paulani & Braga (2000), cap. 5 Curado (2008), cap. 3.
Economia Monetária I Programa.
MICROECONOMIA PONTO DE EQUILIBRIO
Políticas Macroeconômicas: Monetária e Fiscal
Transcrição da apresentação:

Disciplina Economia 30 de março a 03 de abril

História da Moeda Escambo Moeda mercadoria Moeda simbólica Moeda escritural Moeda sofisticada

Trocas de Mercadorias TM = n(n – 1) / 2 Onde TM é o número de trocas de mercadorias e n a quantidade de produtos disponíveis em uma economia

Produtos Disponíveis e Trocas de Mercadorias Necessárias Produtos Disponíveis (n)Troca de Mercadorias TM

Ativo: Propriedade física. Ex: Prédio, equipamentos, conjunto de bens, valores, créditos. Passivo: Dívidas, obrigações, etc. Liquidez: Facilidade pela qual um ativo pode ser convertido em dinheiro.

Funções da moeda 1 - Meio ou instrumento de troca 2 - Unidade de conta 3 - Reserva de valor

Características da Moeda Indestrutibilidade e inalterabilidade Homogeneidade Divisibilidade Transferibilidade Facilidade de manuseio e transporte

Demanda por moeda Transação Precaução Especulação

Funções da Teoria Monetária - Troca de recursos entre unidades superavitárias e deficitárias; - Aumento do grau de liquidez dos ativos; - Aumento da eficiência produtiva; - Existência de um canal para a condução da política monetária.

Divisão dos instrumentos Financeiros: Papel Moeda, Depósitos à Vista, Futuros etc. Política Econômica: Taxa de Redesconto, operações de mercado aberto, alíquota dos depósitos compulsórios dos bancos comerciais etc.

Oferta de Moeda É dada pela disponibilidade de ativos financeiros de liquidez imediata, os chamados meios de pagamento. Esses ativos de liquidez imediata seriam o papel moeda em poder do público e os depósitos a vista do público nos bancos comerciais.

Para o dia atual, 23/03/2008, esta página é atualizada a cada hora. A última atualização ocorreu no dia 23/03/2008 às 10:35:24 horas. O Meio Circulante Nacional: As cédulas e moedas metálicas (inclusive as comemorativas) do padrão monetário Real, que estão em poder do público e da rede bancária, constituem o meio circulante nacional. DenominaçãoQuantidade 1, , , , , , , Total =

Agregado Monetário Ao classificar-se o total de moeda de um país utiliza-se o conceito de agregado monetário ou meio de pagamento. Cada país classifica seus agregados- monetários por ordem de liquidez. No Brasil (1997), existem 5 agregados monetários: MO; Ml; M2; M3 e M4.

M0 = Moeda em poder do público (papel- moeda e moedas metálicas). M1 = M0 + depósito a vista nos bancos comerciais. M2 = M1 + títulos públicos em poder do público + fundo de investimento de curto prazo. M3 = M2 + depósitos de poupança. M4 = M3 + títulos privados (depósitos a prazo e letras de câmbio).