Leandro Innocentini Lopes de Faria Roniberto Morato do Amaral São Carlos, 02/06/2016 Workshop IEAE- Tecnologias e Materiais para Saúde Ferramentas para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Advertisements

PROGRAMA NUCLEAR 3 a CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.
Pós-graduação em Odontologia. Tipos de Cursos Lato Sensu Lato Sensu –Especialização –Aperfeiçoamento –Atualização Stricto Sensu Stricto Sensu –Mestrado.
Programa de Pós Graduação - FCS Dourados – MS Ciências da Saúde DISCIPLINAS -Alvos moleculares em doenças crônicas e infecto- parasitárias -Bioestatística.
Gerencie sua franquia educacional com tranquilidade e segurança.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL Estratégias legislativas para o investimento privado em ciência, tecnologia e inovação 1 PAINEL TEMÁTICO II Políticas de inovação.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
PLANO DE EXPANSÃO DA UFGD 2011/2020 Plano Nacional de Educação Projeto de Lei nº 8035/2010.
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
FEM 2003Faculdade de Engenharia Mecânica1 Departamento de Energia Departamento de Energia - Desenvolve pesquisas nas áreas de termodinâmica, mecânica dos.
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
PINTEC 2003 Data 17/11/05. PRINCIPAIS ESTATÍSTICAS DE C&T P&D Inovação Tecnológica Balança de Pagamentos Tecnológicos Recursos Humanos em C&T Patentes.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Formação Docente para o Ensino Superior Síntese dos encontros regionais do ForGRAD Espírito Santo – maio 2006.
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Modelo de Apresentação Oral de Artigos do IX CONAC & CONES – 2015 Nome do Autor A Formação (Graduando, Graduado em...) – Instituição a qual pertence –
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Agência de Inovação Inova Unicamp Professor Milton Mori Diretor-executivo da Inova Unicamp 29 de junho de 2015.
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC Equipe PROEX 1.
LISTA DE TEMAS DE PESQUISA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I Analise técnico-econômica comparativa das novas tecnologias de dispositivos de iluminação.
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Conhecer o mercado adequado LogísticaAspectos técnicos Inteligência Estratégica Inteligência Estratégica Movergs-SebraExport.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Reitoria Supressão de Regime Especial de Trabalho Docente Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini 2011.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

Leandro Innocentini Lopes de Faria Roniberto Morato do Amaral São Carlos, 02/06/2016 Workshop IEAE- Tecnologias e Materiais para Saúde Ferramentas para Análise da Pesquisa

Atuação do NIT/Materiais Unidade de Extensão do DEMa/UFSCar com participação do DCI – 24/08/1995: Rede de Núcleos do IBICT – 2002: Mudança => Extensão x Inteligência Ensino: graduação, pós lato/stricto sensu, cursos sob demanda Pesquisa: Métodos e ferramentas em indicadores, prospecção e diagnóstico tecnológico, inteligência tecnológica e acadêmica

Indicadores de C,T&I Situação atual e tendências em C,T&I Foco em um país, estado, instituição, grupo de pesquisa, área da ciência, tecnologia específica... Comparações, causas e efeitos, implicações

Informação para compreender C,T&I Estudo indicadores de C,T&I em SP e 2010

Exemplos de indicadores personalizados Caso: a UFSCar

Índice de produtividade - Dados

Divulgação: indicadores no vídeo institucional Visibilidade para a UFSCar

Exemplos de indicadores personalizados Casos: PPGs da UFSCar

Produção científica: Docentes unidade organizacional UFSCar Estrato Qualis

Comparativo: PPGs UFSCar x UFMG x UFRGS

Exemplos de indicadores personalizados Caso: estudo para FINEP

Tecnologias N o de artigos em 1990 N o de artigos em 1995 N o de artigos em 2000 Fonte: Rapra Moldes para injeção de plásticos Tecnologias potencialmente emergentes Hot Runner Molds Rapid Prototyping Stereolithography CAD Exemplos de emergentes

Moldes para injeção de plásticos Opinião de especialistas sobre as tecnologias emergentes 30 a 38 - Tecnologias de materiais Impacto: médio Brasil: nível acima de intermediário Menor necessidade de suporte 19 a 29 - Tecnologias de manufatura Impacto: alto Brasil: nível insuficiente Maior necessidade de suporte

Desafio Ferramenta para análise de dados extraídos dos Currículos Lattes

Uso dos Currículos Lattes para análise da Ciência Arquivos RIS Relatórios ScriptExtracts ScriptSucupira Indicadores sob medida Indicadores pré-estabelecidos Arquivos RIS Relatórios Indicadores sob medida Indicadores pré-estabelecidos (UFMG) (UFABC, USP, UFSCar ) WebService + Proxy (UFSCar) RelatóriosIndicadores pré-estabelecidos

Palavras nos títulos dos artigos brasileiros sobre Nanotecnologia Doutorado de Aline G C Brito / Luc Quoniam Desenvolvimento e aplicação de sistemática para mapeamento de áreas prioritárias da ciência utilizando a plataforma lattes: o caso da nanotecnologia

Cockpit UFSCar

Agradecemos o apoio de: ProGeP