Rádio - uma fonte de imaginação A estrutura do texto radiofônico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IBOPE - Julho/2009. A boa música do Brasil e do mundo o público baiano encontra há 20 anos na Globo FM. Repertório musical de qualidade, reconhecido pelos.
Advertisements

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 25/03/11 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS Sérgio Lira ABRAÇO.
RÁDIO CENTRAL AM IBOPE – nov/07 a Jan/08.
RÁDIO CENTRAL AM IBOPE – Setembro a Novembro de 2007.
Posicionamento Target
África do Sul 2010, é aqui na Super Rádio Tupi AM + FM!!!
EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <-
Criação e publicação de podcasts educativos
Rádio: Gênero publicitário
FORMATOS RADIOFÔNICOS DE CURTA DURAÇÃO Marciel Consani.
IBOPE – Julho a Setembro de 2009 Salvador. Conceito A Nova Brasil FM é uma emissora moderna que nasceu para valorizar o artista brasileiro. Em seu DNA,
6 Cordas Dedilhadas - Atividades
Rádio Radiodifusão Radiodifusão é a transmissão de sons no espaço, em forma de ondas semelhantes às da luz e do calor, mediante variações de correntes.
O Rádio na Educação Profa. Roseane Andrelo.
Aluno: Ivan César Seara Gomes Pub. e Propaganda - UNIEURO
A força da identidade sonora.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Linguagem Sonora Propriedades físicas do Som Profa.Deise Mirian Rossi
APRESENTAÇÃO – O FUTEBOL
I como se inicia o processo de desenvolvimento de uma Propaganda?
Estrutura roteiro publicitário de Rádio
Professora: Aíla Rodrigues
MÚSICA PCNPs: Benilde Matias Oliveira – Arte Luis Antônio G
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Apresentação ao público
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
PROGRAMAÇÃO GERAL.
MÍDIA KIT 2010 SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 98,3 FM.
Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela interessante.
Metodologia do Ensino de Arte
Prefeitura Municipal de Santos Secretaria da Educação EMEF “Lourdes Ortiz” PROJETO RÁDIO / ESCOLA.
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Jingles Profa. Marilene.
Rádio como forma de propaganda
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
TIPOLOGIA E DESIGN.
Linguagem publicitária
Textos dos media Maria Serafina Roque
Comercialização e Formatos
AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
FORMATANDO TRABALHO NO WORD 2007
Programa Nas Ondas do Rádio O Rádio, por conta de seu uso centrado nos serviços, notícias e lazer,
INSTRUÇÕES e Modelo para apresentação
Ambientação de jogos ABNT.
Musicalização no Prolicenmus C
PESQUISA DE MARKETING 11a Aula
Profa. Dra. Lígia Beatriz Carvalho de Almeida
Acesse o site da escola e veja o link com as regras e dicas completa.
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
Projeto: História Pelas Ondas do Rádio
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Neste ano de 2010, os principais campeonatos de futebol têm espaço privilegiado nas emissoras do Sistema de Rádio da Organização Jaime Câmara. Estamos.
C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
Linguagens , Códigos e suas Tecnologias.
Vulgarmente conhecido por: Poder do Ponto. Cuidados a ter: Cada diapositivo tem no máximo 6 a 8 linhas; Cada linha tem no máximo 6 a 8 palavras; Evitar.
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
Como apresentar meu TCC ? Boa tarde a todos.
Estratégias de Promoção
Produções de áudio - SPOT comerciais publicitários veiculados no rádio, que geralmente transmitem mensagens especialmente elaboradas com a intenção de.
Jingle Vem do inglês e quer dizer música pequena
“Um país se faz de homens e livros”
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
ORATÓRIA.
TÍTULO: CAIXA ALTA, FONTE ARIAL, TAMANHO 60, CENTRALIZADO
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
  CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA DISCIPLINA: PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA SONORA.
1 Produção de Áudio A PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA DO RÁDIO 1. LOCUÇÃO E INTERPRETAÇÃO APLICADA À PUBLICIDADE 1.1 Quanto a clareza – dicção e inflexão vocal e.
FOLDER PUBLICITÁRIO.
Transcrição da apresentação:

Rádio - uma fonte de imaginação A estrutura do texto radiofônico JULIANA LAMAS

Algumas características É o meio de comunicação de massa com maior abrangência social. Comunicação sem imagens (sonoridade que leva à imaginação). É acessível (aparelhos de rádio variados em tamanhos e preços). Permite velocidade de informação. A programação de cada emissora varia bastante (popular, notícias, etc).

Apresentadores AM (comunicador) Predomínio de programas populares, de notícias e da narração esportiva. FM (locutor) Programação musical variada. Programas humorísticos e apresentadores de músicas. Rádio na WEB (particularidades)

Alguns tipos de propaganda no rádio Jingle Propaganda cantada. Composição produzida especialmente para o anunciante. Spot Propaganda interpretada por meio da narração, baseada em texto. Com efeitos sonoros e/ou fundo musical. Spot .seco. Locução sem apoio sonoro(efeitos e/ou fundo musical).

Testemunhal O locutor ou comunicador aceita o produto e emite opinião pessoal a respeito. Texto-foguete A marca e/ou slogan é inserida na narração, no contexto. Exemplo: narração de uma partida de futebol. Programete Programa curto, específico e dinâmico.Permite patrocínio e merchandising.

Considerar na criação e na produção do spot: Secundagem Tempo: 15”, 30”, 45”, 60” (spot ou jingle) Em programas e/ou programetes: 5 em 5, 10 em 10 minutos, com intervalo (break/ comercial). BG /fundo musical e efeitos sonoros.

Na elaboração do texto é importante considerar: Frases curtas. O ritmo (manter o ritmo é importante, rever a pontuação). Estrutura básica do texto: Introdução ( inserir elementos sonoros que despertem atenção). Desenvolvimento ( é a maior parte do texto, conteúdo). Desfecho (situação final que pode levar à ação). Leitura do texto em voz alta, com interpretação. Direcionamento ao ouvinte. Imaginar que o mesmo está ouvindo sozinho.É interessante o “você”.

Atenção especial com o Repertório do público ouvinte. É importante conhecer e utilizar palavras do universo do público, do ouvinte. A interpretação na locução, músicas/efeitos sonoros devem ser bem cuidados. Rádio é imaginação, envolvimento. O buraco e o silêncio, ausência de som, são perigosos. Evitar as palavras: veja, repare, olhe, observe.

Modelos de lauda em rádio UMA LINHA equivale a, aproximadamente, 70 toques = 5.(segundos). Fonte: TIMES ou ARIAL. Corpo 12, caixa alta (maiúscula). O modelos de lauda a seguir pode ser utilizado na elaboração do texto e na apresentação de Spot,Testemunhal, Boletim, Programas e Programetes.

Lauda de rádio modelo Cliente: Técnica Tempo: LOCUÇÃO: FUNDO Musical: 5” _________________________(70 toques/ corpo 12/ TIMES ou ARIAL) 10” ___________________________________________ 15”___________________________________________ _ 20”___________________________________________ _ 25”___________________________________________ _ 30”___________________________________________ _

Sugestão de Bibliografia: Rádio: Oralidade Mediatizada. Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva. Edit. Annablume Versos, sons e ritmos. Norma Goldstein. Edit. Ática Estratégias de persuasão: em textos jornalísticos, literários e publicitários. Elêusis Camocardi e Suely Flory. Edit. Arte e Ciência

Atividades: Pesquisar jingles, vinhetas, spots, testemunhais,textos foguetes e programetes que estejam inseridos na programação das emissoras Escolher uma emissora de rádio e analisar os seguintes pontos: - qual o perfil da programação? (estilo musical) - público alvo? - programas jornalísticos: temática abordada - qual o enfoque das notícias: direita, esquerda, imparcial - estilo das propagandas (informativas, lazer, educativa, política) - perfil dos anunciantes (ramo de atividade)