Autoras: Maria José Bezerra da Costa Vieira Maria Silva de Brito Rafaelle Batista de Oliveira Prof.ª Cibelle Santiago QUAL O TIPO DE LIDERANÇA EXERCIDO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
TREINAMENTO E PRODUTIVIDADE
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
Pedagogia da pesquisa-ação
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Delegação, centralização e descentralização
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Profª. Selma Maria da Silva
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Liderança e Comportamento Empreendedor
GRADUAÇÃO EM SAÚDE Disciplina de Pedagogia e Didática
Autores Lívia Maria de Pádua Ribeiro (UNI-BH)
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
LÍDER (PESSOA ESPECIAL)
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Estratégia Organizacional
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
ANTONIO ALVES DE ARRUDA O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008 O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008.
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico: Uma abordagem simplificada.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
Os Estilos de Liderança
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny.
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
Capítulo 7 Direção.
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DISCIPLINA: FONTES DE INFORMAÇÃO II PROF.ª URSULA BLATMANN ACADÊMICA: TICIANA COSTA
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Processos Administrativos Aula 1
Liderança Contingencial
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
A Liderança e seus Conceitos
T1M2U1 Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa I Básica.
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Capítulo 7 Direção.
Introdução à Administração
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
Gestão de Pessoas no Setor Público
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
Orientação de Estágio Supervisionado III 7º período noturno – 2015/2
Habilidades e características do líder
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
Gestão de Carreira: a importância de um conhecimento interdisciplinar Profº. Edimilson Martins
Objetivos-Minuto Elogios-Minuto Repreensões-Minuto M inuto Gerente.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Transcrição da apresentação:

Autoras: Maria José Bezerra da Costa Vieira Maria Silva de Brito Rafaelle Batista de Oliveira Prof.ª Cibelle Santiago QUAL O TIPO DE LIDERANÇA EXERCIDO PELO SECRETÁRIO EXECUTIVO NAS ORGANIZAÇÕES?

OBJETIVO GERAL APRESENTAR OS ESTILOS CLÁSSICOS DE LIDERANÇA: AUTOCRÁTICO, DEMOCRÁTICO E LIBERAL, PRESENTES NA ATUAÇÃO DOS GRADUANDOS DE SECRETARIADO DA UFPB. OBJETIVOS ESPECÍFICOS VERIFICAR O TIPO DE LIDERANÇA EXERCIDO PELO EXECUTIVO IDENTIFICAR O TIPO DE LIDERANÇA EXERCIDO PELO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO; IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA SER UM LÍDER.

PERGUNTA-PROBLEMA DENTRE OS TIPOS DE LIDERANÇA CLÁSSICOS EXISTENTES, QUAL É O PREDOMINANTE NO EXERCÍCIO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO E DO SEU EXECUTIVO?

REFERENCIAL TEÓRICO 1. OS TIPOS CLÁSSICOS DE LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO AUTOCRÁTICO

REFERENCIAL TEÓRICO 1. OS TIPOS CLÁSSICOS DE LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO Democrático

REFERENCIAL TEÓRICO 1. OS TIPOS CLÁSSICOS DE LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO Liberal

2. A ARTE DA LIDERANÇA ATRIBUÍDA AO SECRETÁRIO EXECUTIVO. A liderança é uma característica imprescindível para a atuação dos secretários nas organizações, uma vez que é formado para atuar como cogestor, consultor e empreendedor de maneira que essas áreas de atuação exigem que o secretário se relacione com as pessoas, envolva-as na missão organizacional, busque por resultados e, com isso, apresente um estilo de liderança eficaz. REFERENCIAL TEÓRICO

3. Procedimentos Metodológicos 10 pessoas questionadas 6 empresas públicas (terceirizados) 4 empresas privadas

Executivo Líder Autocrático Secretário Não atua como líder Executivo Líder Liberal Secretário Não atua como líder Executivo Líder Democrático Secretário Líder Democrático 4. RESULTADOS OS TIPOS DE LIDERANÇA EXERCIDO PELOS CHEFES E SECRETÁRIOS

Cruzando os dados coletados, percebeu-se que os executivos da liderança democrática permitem que seus secretários atuem como líder (fazendo jus à participação democrática na tomada de decisões), os quais refletem ser o tipo ideal de liderança para a organização e, consequentemente, adotam o mesmo tipo de liderança.

HABILIDADES COMUNICACIONAIS, TOMADA DE DECISÕES, PODER DE PERSUASÃO, CARISMA, EMPATIA E ESPÍRITO DE EQUIPE. 4. RESULTADOS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA O SECRETÁRIO SER LÍDER

 A liderança democrática foi o estilo predominante tanto para o executivo quanto para o profissional de secretariado refletindo, assim, a aprendizagem organizacional.  Por isso, o profissional de secretariado executivo deve desenvolver habilidades em prol da liderança democrática, sendo conhecida como o tipo mais ideal para a organização. 5. CONCLUSÕES FINAIS

CNE - CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. RESOLUÇÃO CNE/CES N. 4, DE 23 DE JUNHO DE INSTITUI AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SECRETARIADO EXECUTIVO. BRASÍLIA, PEREIRA, ALONSO LUIZ. A LIDERANÇA COMO UM FATOR DE DIFERENCIAL COMPETITIVO PERIÓDICO CIENTÍFICO NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO. VOL. 5. Nº 1. DISPONÍVEL EM: ROJECAO1/ARTICLE/DOWNLOAD/360/293. ACESSADO EM 11 MAIO ROBBINS, STEPHEN P. ET AL. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO. 14 ED. SÃO PAULO: PEARSON PRATICE HALL, REFERÊNCIAS

O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força da sua humildade e experiência da sua fragilidade. (Augusto Cury) Obrigada !