Eco-innovation in business models ? theoretical considerations Anais Rossana Filetti Soranz Sandro.

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Transcrição da apresentação:

Eco-innovation in business models ? theoretical considerations Anais Rossana Filetti Soranz Sandro

1.Pergunta 1a – Com base no texto análise criticamente os conceitos de eco-inovação e de modelo de negócio, destacando aspectos que possam favorecer ou dificultar o uso destes conceitos na pesquisa ou na prática da gestão da inovação.

Descrições e Definições ECOINOVAÇÃO Conceitos atrelados à inovação tecnológica; A autora descreve duas definições: 1.(ETAP) Environmental Technology Action Plan – necessidade de melhora substancial) “ defines eco-innovation as ―the production, assimilation or exploitation of a novelty in products, production processes, services or in management and business methods, which aims, throughout its lifecycle, to prevent or substantially reduce environmental risk, pollution and other negative impacts of resource use (including energy)” A definição da ETAP menciona ciclo de vida, mas não claramente que as mudanças sistemáticas organizacionais e sociais seria o objetivo final. 2. MEI (measuring eco-innovation)/ OECD /methodological report “ concept as ―Ecoinnovation is the production, assimilation or exploitation of a product, production process, service or management or business method that is novel to the organization (developing or adopting it) and which results, throughout its life-cycle, in a reduction of environmental risk, pollution and other negative impacts of resources use (including energy use) compared to relevant alternatives” A principal diferença é que um tem o objetivo e o outro o resultado. Porque o benefício ambiental pode ocorrer mesmo que não seja esse seu objetivo e vice- versa; A definição da MEI está mais alinhada com outras e é a definição que o autor “prefere”.

1.Modelo de Negócios como explicação de criação de valor – sobre como as empresas criam valor para elas e outros STK; 2.Modelo de negócio como um quadro conceitual, abstraindo elementos de planejamento atual ou do futuro da empresa 3.Modelo de negócio como uma camada intermediária teórica entre estratégia de negócios e os processos reais; 4.Modelo de negócio como uma ferramenta para a empresa, ou um ativo intangível para apoiar a tomada de decisão estratégica. Descrições e Definições Modelo de Negócio e Inovação do Modelo de Negócio CONVERTER CAPACIDADES POTENCIAIS DA EMPRESA EM VALOR ECONÔMICO No item 1 se fala de valor – link com inovação; Os autores propoem a definição de modelo de negócios de Osterwalder et al. (2010), onde os autores discutem a diferença entre modelo de negócios e estratégia e argumenta que ambos lidam com questões semelhantes, mas em camadas diferentes do negócio. Os autores vêem o “ modelo de negócio como a implementação da estratégia em um modelo conceitual lógico para se ganhar dinheiro. “

Modelo de negócios CVP – costumer Value propositions – DIFICULDADE A inovação faz parte do modelo de negócios quando dois ou mais elementos do modelo de negócios são “reinventados” para dar um novo valor ao negócio. FACILITA a visualização dos elementos e de suas importâncias na criação de valor; Pergunta 1b – Ilustre com um caso real ou hipotético a aplicação da ferramenta Canvas para modelos de negócios. Justifique e ilustre suas colocações.

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