FERRAMENTA 5 S / HOUSEKEEPING Facilitador: Prof. MSc. Juliano Monteiro de Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Advertisements

Prof. Edson Costa Aildefonso
5's Os Passos do.
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
É o primeiro passo recomendado para atingir
Programa 5S.
Método "5s".
Metodologia e Ferramentas para a Melhoria da Qualidade
5S (House Keeping) Fabiola Andrea Cucit Dutka Flavia Vieira Pinto
5S JEFFERSON BUENO.
PROGRAMA 5S “Sempre é hora de arrumar.”.
TOCA ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS
Metodologia dos 5s.
5 S A BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
O início de uma grande mudança
5S – Um programa de Qualidade e Produtividade
O QUE É 5 S? 5S é uma metodologia utilizada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho. Promove integração entre colaboradores e mudança de.
por Paulo Roberto Gil Cavina
Método 5 S's Seiri Seiso Seiton 5S´s Seiketsu Shitsuke.
História Conceito Total Profit Management
ORIGEM DO PROGRAMA “5S” Desenvolvido no Japão, através do qual os pais ensinam os filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois.
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Os 5 Sensos da Qualidade.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
5S’s Princípios e regras.
Programa 5S.
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
5S's DA QUALIDADE EM BUSCA DA ISO
PROGRAMA.
Programa 5 “S” A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será.
O Enfoque básico desta metodologia é a qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho que permite maior produtividade com qualidade. A representação.
Princípio no.12: Seja consciência em ação. Ser exemplo. Estar consciente.
5S Qualidade de vida a partir do ambiente de trabalho.
Vai mudar muita coisa nesta empresa!!!
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
Administração da Produção Trabalho realizado para o curso Técnico em Administração que sintetiza a Administração da Produção baseando-se no sistema Toyotismo.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
Treinamento Introdutório de Segurança para Recém-admitidos
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
5S ‘‘Um bom ambiente depende da gente’'
Administração de operações
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
Comércio Exterior. Introdução e Finalidade Esta cartilha foi elaborada pelo curso de Comércio Exterior para fornecer uma orientação às pessoas envolvidas.
Dione Oliveira Padilha Gustavo Nunes Lucas Carissimi Marco Aurélio Coelho Michael Borges Tommasini.
GESTÃO DO TEMPO.
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Workshop 5S.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
O QUE FAZER? QUEM VAI FAZER? ONDE FAZER? QUANDO FAZER? POR QUE FAZER? COMO FAZER? Retirar equipamentos quebrados OperáriosLinha de produção e manutenção.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO
5 S.
Estudo Evangelho no LarEstudo Evangelho no Lar Estudo mensal de setembro/2012Estudo mensal de setembro/2012.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
O NOSSO FOCO ESTÁ ONDE VOCÊ PRECISA: EM SUA EMPRESA.
Introdução a atividade acadêmica
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

FERRAMENTA 5 S / HOUSEKEEPING Facilitador: Prof. MSc. Juliano Monteiro de Oliveira

ORIGEM DOS 5 S A origem dos 5S que é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão foi utilizado inicialmente pelas donas-de- casa japonesas para envolver todos s membros da família na administração e organização do lar.

ORIGEM DOS 5 S No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.

ORIGEM DOS 5 S Depois de ocidentalizada, esta técnica foi difundida e aplicada em diversas empresas de manufatura, tendo como objetivo a melhoria do ambiente de trabalho no “chão de fábrica”. Juntamente com as técnicas do TQC (Total Quality Control), que chegaram ao Brasil no início dos anos 80, com o nome de Qualidade Total.

OBJETIVOS DOS 5 S Melhoria do ambiente de trabalho; Prevenção de acidentes; Incentivo à criatividade; Redução de custos; Eliminação de desperdício; Desenvolvimento do trabalho em equipe; Melhoria das relações humanas.

O QUE SÃO OS 5S? 1.SEPARAR, DESCARTAR (Seiri) - Eliminar o inútil; 2.SITUAR, ORDENAR (Seiton) - Colocar em ordem, arrumação; 3.SANIDADE (Seiso) – Limpeza; 4.STANDARDISAR (Seiketsu) – Padronizar, Documentar procedimentos; 5. SUSTENTAR (Sitsuke) - Manter um esforço contínuo, disciplina.

O QUE SÃO OS 5 S? Forte impacto na organização (sensos operacionais) 1. SEPARAR (Seiri) - Eliminar o inútil 2. SITUAR (Seiton) - Colocar em ordem, arrumação 3. SANIDADE (limpeza) Asseguram que as melhorias conseguidas são normalizadas e continuadas no futuro (sensos comportamentais) 4.STANDARDISAR (normalizar procedimentos) 5.SUSTENTAR (manter um esforço contínuo)

1) SEPARAR (SENSO DE UTILIZAÇÃO) Consiste em identificar os materiais e objetos que são NECESSÁRIOS dos que são DESNECESSÁRIOS ao POSTO DE TRABALHO. TUDO O QUE É DESNECESSÁRIO É RETIRADO DO LOCAL DE TRABALHO OS MATERIAIS E OBJETOS que são NECESSÁRIOS serão classificados de acordo com a sua frequência de utilização.

1) SEPARAR (SENSO DE UTILIZAÇÃO) SE É USADO TODA HORA, MANTENHA COM VOCÊ OU O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DE VOCÊ EM SEU LOCAL DE TRABALHO; SE É USADO TODO DIA, COLOQUE O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DE VOCÊ EM SEU LOCAL DE TRABALHO;

1) SEPARAR (SENSO DE UTILIZAÇÃO) SE É USADO TODA SEMANA, DEIXE NO POSTO DE TRABALHO OU LOCAL PRÓXIMO; SE É USADO EM INTERVALOS MAIORES QUE 30 DIAS, ENCAMINHE PARA A ÁREA RESPONSÁVEL.

1) SEPARAR (SENSO DE UTILIZAÇÃO) SE A RESPOSTA FOR NÃO, OU SEJA, VOCÊ E SEUS COLEGAS NÃO PRECISAM E NÃO USAM, ENCAMINHE PARA A ÁREA DE DESCARTE. ARQUIVO MORTO, LIXO, ETC. NÃO SE ESQUEÇA QUE ESSE MATERIAL DESCARTADO PODERÁ SER REAPROVEITADO OU RECICLADO.

1) SEPARAR (SENSO DE UTILIZAÇÃO) Manter objetos desnecessários no ambiente de trabalho demonstram: Desordem Apego Insegurança Preguiça

FOCO NO DESNECESSÁRIO SOBRE A MESA Porta-treco com: Trecos em geral; Canetas que não escrevem; Lapiseiras sem grafite; Clipes enferrujados; Borrachas ressecadas; Pedaços de papel com recados antigos mas que não tenho certeza se anotei o telefone na agenda Relatórios desatualizados esperando um “tempinho” para serem arquivados.

FOCO NO DESNECESSÁRIO NAS GAVETAS Papeis que não sei para que servem, mas devem ser úteis; Chaves que devem abrir alguma porta, gaveta ou armário aqui na empresa ou na minha casa; Formulários antigos sujos, amassados e rasgados que podem dar um bom papel de rascunho para emergências; Agendas usadas nos últimos 4 anos mas que preciso passar os telefones para a agenda nova.

RESULTADOS Fotografar ou filmar os locais de trabalho antes de iniciar este programa é uma boa prática, com vista a comprovar mais tarde as melhorias obtidas com cada uma das etapas dos 5S. Estes registos servem de fatores de motivação para outras áreas. Fotografar ou filmar os locais de trabalho antes de iniciar este programa é uma boa prática, com vista a comprovar mais tarde as melhorias obtidas com cada uma das etapas dos 5S. Estes registos servem de fatores de motivação para outras áreas.

2) SITUAR (SENSO DE ORGANIZAÇÃO) Na prática este passo consiste: Definir onde se colocam e como se tem acesso aos materiais e objetos necessários. Arranjar os materiais e objetos de um modo funcional. Criar um sistema de acesso usando um código de cores, etiquetas e rótulos que facilitem o ordenamento das coisas. Mantenha cada material ou objeto no seu lugar próprio.

2) SITUAR (SENSO DE ORGANIZAÇÃO) Desenvolve o hábito de armazenar, procurar, remover para uso ou retornar ao lugar correto de todos os artigos necessários; Poupança de tempo; Melhora o processo de comunicação e interação com o local de trabalho; Arranjar um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar. Exemplo Exemplo de matriz de documento Exemplo

Armário 1 Porta A Porta B Prateleira 1 Prateleira 2 Prateleira 3 Porta A Porta B Armário 2

3) SANIDADE (SENSO DE LIMPEZA) Na prática significa: Remover toda a sujeira do local de trabalho; Limpar cuidadosamente; (Permite identificar as fontes da sujeira) Identifique e elimine as origens da sujeira, ou pelo menos tente isolá-la; Inspecione continuamente a limpeza do local de trabalho. Pergunte sempre: Porque é que isto está sujo? De onde vem este derrame? De onde vem este lixo?...

BANHEIROS

REFEITÓRIO

CORREDORES

3) SANIDADE (SENSO DE LIMPEZA) Melhoria do nível da segurança operacional e pessoal; Prevenção, limpeza depois de uso; Melhor identificação e solução dos problemas. Nova atitude : LIMPE NÃO SUJANDO

3) SANIDADE (SENSO DE LIMPEZA) Manter as coisas que utiliza sempre limpas; Prevenção para não sujar ; Retirar causa de sujeira, pó, vazamento de óleo, etc.; Incluir limpeza nas atividades diárias (10 minutos).

4) STANDARDIZAR (SENSO DE PADRONIZAÇÃO) Na prática consiste: Mantenha o nível de limpeza do local de trabalho, das máquinas e equipamentos; Defina standards (padrões de limpeza) e implemente programa de melhorias; Motive as pessoas através de painéis que reflitam as melhorias conseguidas pelos servidores; Promova o controle visual.

4) STANDARDIZAR (SENSO DE PADRONIZAÇÃO) Ser organizado para reduzir a desarrumação; Criar um ambiente de trabalho que fomente as sugestões vindas do servidor; É sempre possível melhorar o posto de trabalho; Não se conforme com a situação atual.

4) STANDARDIZAR (SENSO DE PADRONIZAÇÃO) BENEFÍCIOS 1)O trabalho diário torna-se mais agradável; 2)Redução do stress do pessoal; 3)Atividades padronizadas; 4)Melhoria da performance global; 5)Consolidação da equipe de servidores e maior autonomia; 6)Sentidos de reconhecimento e responsabilidade mais fortes.

5) SUSTENTAR (SENSO DE DISCIPLINA) A DISCIPLINA é uma qualidade pessoal, difícil de quantificar, e talvez seja o S mais difícil de atingir; Praticar o SUSTENTAR é executar o que está estabelecido com os colegas, com a empresa e com a comunidade. Objetivo: Manter uma atitude de esforço contínuo por parte de todos.

BIBLIOGRAFIA Origem do programa 5 S. Disponível em: 167/origem-do-programa-5s> Acesso em: 01 de julho de O que é a metodologia 5 S e como ela é utilizada. Disponível em: a-metodologia-5s-e-como-ela-e-utilizada/ Acesso em: 01 de julho de O que é a metodologia 5 S e como ela é utilizada. Disponível em: a-metodologia-5s-e-como-ela-e-utilizada/ Acesso em: 01 de julho de 2016.