Grupo IV Professor Gilberto Câmara 23/07/2010 Introdução a modelagem do Sistema Terrestre CST-305-3.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso: AdministraçãoDisciplina: Administração Financeira I Professor: Daniel ADM. FINANCEIRA I AULA 11.
Advertisements

1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
Trabalho de Administração de Recursos Materiais & Patrimoniais II Custos de Estoque, LEC & LEF Prof.ª Dr.ª Patrícia Tavares.
Funções Prof. Márcio.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
CADASTRO AMBIENTAL RURAL: ANÁLISE DA SUA INFLUÊNCIA NA DINÂMICA DO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL Andrea Azevedo 1 Raoni Rajão 2 Marcelo Costa 2 Marcelo.
Propriedades de um Sistema de Engenharia
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
A Atmosfera e a Radiação Solar
A ULA 6 B IOESTATÍSTICA Inferência Pontual, Intervalar e Testes de Hipóteses.
Monopólio Hal R. Varian Intermediate Microeconomics, 8th edition Capítulo 24 Tradução: Sergio Da SilvaSergio Da Silva.
O SEMIÁRIDO DO NORDESTE PROPOSTAS E DESAFIOS. PRINCIPAIS FATORES FÍSICOS QUE INFLUENCIAM OS RECURSOS HÍDRICOS Semi-árido; Trópico-Equatorial; Geologia.
Calorimetria John Física Disciplina Professor. (Unesp 2011) Uma bolsa térmica com 500 g de água à temperatura inicial de 60 ºC é empregada para tratamento.
Evaporação Condensação Formação de NUVENS Evapotranspiração Precipitação Escorrência Infiltração.
LIMITES DE FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL
INE5408 Estruturas de Dados Introdução a Árvores - Conceitos - Árvores Binárias - Métodos e algoritmos de percurso - Métodos e algoritmos de balanceamento.
Sequência Numéricas: Termos e Ordem
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Proposta de Tecnologia para Controle de Velocidade de PIGs Instrumentados C. G. Pereira, R. R. G de Oliveira, G. F. de Lima, A. O. Salazar, A. L. Maitelli.
TÍTULO IV Administração Tributária CAPÍTULO I Fiscalização (...) CAPÍTULO II Dívida Ativa Art A omissão de quaisquer dos requisitos previstos no.
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
Problema do Empacotamento (Bin Packing) Heurística Simulated Annealing Dionatan de Souza Moura Lucas Nowaczyk Seadi Tobias Brignol Petry.
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
Cap 27 – O oligopólio. Sumário Introdução Diferentes estratégias – Liderança Quantidade – Liderança Preço – Simultâneo Quantidade – Simultâneo Preço –
Estruturas Lineares de Dados Revisão Wolley W. Silva.
Jean Carlo Mendes
Capítulo 5: SCRIPTS ALUNOS: CARLOS EDUARDO C. DESIDERIO / EDUARDO MATHEUS VOLANSKI JADER JEPSEN SCHMIELE / LINDOLFO.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Mecânica dos Fluidos.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
PRODUTIVIDADE A CURVA DE APRENDIZAGEM DA MANUTENÇÃO
Área de Projecto 12ºAV Apresentação Final Professor: Nuno Casalta.
DILATAÇÃO. Como já percebemos, muitos termômetros utilizam a dilatação dos materiais para medir a temperatura.
Orçamento Empresarial Contabilidade para Contabilidade para Gestão de Negócios.
Bombas.
Esalq/USP Curso de Ciências dos Alimentos Les 144-Introdução à Economia Teoria do funcionamento do mercado.
INE5408 Estruturas de Dados Estruturas de Dados básicas utilizando Vetores - Listas.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 15 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al.
Hidrodinâmica Aula 08 (1 0 Sem./2016) 1. A viscosidade e a Equação de Navier-Stokes 2.
Regras de divisibilidade.
Medida Provisória n  687/2015: Considerações do CADE/MJ Luiz A. Esteves (Economista-Chefe) 01 de Outubro de 2015.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
ROTAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I Prof. Bruno Farias.
1 1 Slide Programação Dinâmica Prof. Dr. Alexandre Pereira Salgado Junior.
Metodologia Da Pesquisa Científica Analise Estrutural de Dissertação Restauração e Interpolação de Imagens do Satélite Landsat por meio de técnicas de.
TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
8.2 – Transmissão de Calor Site:
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Sistemas Puxados de Manufatura. criar valor através da eliminação das Perdas. Tempo de Espera * Produção em excesso * Inventário * Processamento em excesso.
Aula 11. Regressão Linear Múltipla. 1. C.Dougherty “Introduction to Econometrics” 2. Capítulo 16. Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
LIDERANÇA VARIÁVEIS INTERVENIENTES.  Medeiam as variáveis causais e as variáveis resultado.
Reconhecimento de Padrões Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura.
Pesquisa e Decisões Criativas Alunos: Andrews Miguel Queiroz Ericka Reis Barros Filipe Souza Guilherme de Paula Souza Pedro Mendonça Rhayane Borges Ricardo.
Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas
Propriedades Periódicas
INE5408 Estruturas de Dados Listas Encadeadas - Pilhas encadeadas - Filas encadeadas - Listas duplamente encadeadas.
1 Exercício: Vending Machine Mecatrônica, Requisitos gerais R1: Cadastro de produto Quantidade Localização Preço R2: Carga de dinheiro para troco.
PROGRAMAÇÃO BÁSICA NA HP-12C. A MÉMÓRIA BÁSICA DA HP-12C A MÉMORIA BÁSICA DA HP-12C GOLD/PLATINUM/PRESTIGE POSSUI 8 LINHAS A HP-12C GOLD/PLATINUM/PRESTIGE.
Investimento – Modelo Acelerador Investimento mede a variação no estoque de capital ocorrida em determinado ponto do tempo. Def. A formação bruta de capital.
Capítulo Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões Programação Linear Resolução Gráfica Prof. Utilan Coroa.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Algoritmos Grupos de Slides No 3. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão composta "se senão" if else end Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof.
Transcrição da apresentação:

Grupo IV Professor Gilberto Câmara 23/07/2010 Introdução a modelagem do Sistema Terrestre CST-305-3

Projetar o tamanho futuro do lago (Mono Lake) dada diferentes hipóteses acerca da quantidade de água que foi transferida para Los Angeles. Objeti vo

Tomada de Decisões Como o tamanho do lago muda em função das variações na quantidade de água que é exportada.

Á gua total no lago de 2228 KAF, rodada anual e á rea do lago (39 mil acres), evapora ç ão (146 KAF/yr) e á gua de outros pontos (50 KAF/yr) são constantes durante as integra ç ões. Observa-se que a água no lago (water_in_lake) diminui de forma linear com passar das simulações e alcança o valor zero próximo de Se a simulação fosse continua, este volume continuaria a declinar, porém não há sentido em analisar valores negativos de volume de água. O problema com o Modelo 1 não está nos parâmetros de entrada, mas sim na sua estrutura. Estas melhorias serão implementadas nos próximos modelos. Propósito Modelo 1

Código – Modelo 1

Propósito Modelo 2 A forma do lago é de uma xícara rasa a área da superfície diminuindo a medida que o volume cai. O modelo muda a área da superfície, que diminui com a diminuição do volume de água, ou seja, a área deixa de ser variável exógena e passa a ser endógena. O desafio do modelo é de representar a área da superfície como uma função do volume d’água. A evaporação fica em torno de 146 KAF/yr no começo da simulação e cai é a medida em que o lago diminui de tamanho. Neste modelo é adicionado a elevação.

Modelo 2

Propósito Modelo 3 Este modelo trata do estado em que se encontra o ecossistema do lago, sem simular as complexidades da teia alimentar. O modelo tem o mesmo comportamento do anterior. O objetivo é detalhar a natureza dos fluxos. A água no lago segue o mesmo comportamento do modelo 2. A elevação é uma nova variável e segue um caminho irregular decaindo, principalmente em torno de 2040.

Modelo 3- Parte1

Modelo 3 – Parte2

Propósito Modelo 4 A gravidade especifica é utilizada para determinar o multiplicador da taxa de evaporação.

Modelo 4 – Parte1

Modelo 4 – Parte 2

EXERCÍCIOS Capítulo 4

Exercício 1 -parte1

Exercício 1 -parte2

Exercício 1-parte3

Exercício 2- parte1

Exercício 2-parte2

Exercício 2-parte3

Exercício 2-parte4

Exercício 3- parte1

Exercício 3- parte2

Exercício 3-parte3

Exercício 3- parte4

Exercício 4-parte1

Exercício 4- parte2

Exercício 4- parte3

Exercício 4-parte4

Exercício 5- parte1

Exercício 5- parte2

Exercício 5- parte3

Exercício 5- parte4

Exercício 6- parte1

Exercício 6- parte2

Exercício 6- parte3

Exercício 6- parte4