TINTAS / PIGMENTOSTINTAS / PIGMENTOS Grupo - 3 Beatriz Rodrigues Cristovão Rodrigo Luciana Pereira Nicole Queiroz Paulo César.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tintas e Vernizes 1ª Parte.
Advertisements

CIÊNCIA E ENG MATERIAIS 1 DIAGRAMA DE FASES A compreensão dos diagramas de fases para sistemas de ligas é extremamente importante, pois existe uma forte.
QUÍMICA ORGÂNICA PROFª: LOURDES EUFRÁSIO. SURGIMENTO DA QUÍMICA ORGÂNICA Torbern Olof Bergman Química Orgânica é a química dos compostos existentes nos.
Professora Cláudia Bacchi 6C6C. Química Orgânica Química Orgânica é um ramo da química que estuda os compostos que contém carbono, chamados de compostos.
Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Prof. Paulo Baltazar, eng mecânico Práticas de Manutenção Solventes e Lubrificantes.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Michelly Titonelli.  Produto  Missão, visão e valores  Diferencial do produto  Composição  Preço e promoção.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Redação de Texto Científico Acadêmico
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS
Métodos para combate à Corrosão
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
Lugar, paisagem e espaço geográfico
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental CIRCUITO ELÉTRICO Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
Sabe quem está chegando? A família Real de Marte, uma simpática família extra-terrestre. E sabe o que eles acharam de mais intrigante em suas primeiras.
Misturando as coisas... Prof.: Silvio.
Revestimentos metálicos Processo de eletrodeposição
Bases Líquidas Timewise®
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
ESCURECIMENTO NÃO-ENZIMÁTICO
M.Sc. Alice Ferreira Souza. ROCHAS E MINERAIS Minerais: são elementos ou compostos químicos com composição química definida dentro de certos limites,
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Profa Michelle Rodrigues Ayres de Almeida
Quimica 11º.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
QUÍMICA GERAL Processos de separação de misturas PROF. BETO.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi.
Hábitos Saudáveis Para a saúde do organismo!!
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
AÇOS PARA CONCRETO ARMADO
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.
Líquidos e soluções Aula 11.
RADIAÇÃO GAMA (RAIOS GAMA) Por : Matheus Luz. Os raios gama também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética.
Água.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Fundamentos da Administração
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Paixão, A. Processos de recuperação de espólio Quinta do Contador nº13, Estrada da Serra, Tomar (Portugal) Telf (ext. 3183)
TOLUENO OU METIL- BENZENO
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
1. 2 ÁGUA NÃO FATURADA PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PERDAS APARENTES MODALIDADE - PERFORMANCE “O contrato de performance é baseado na idéia de remuneração pela.
II Grupo Dilone Alexandre Ernesto Zeca Joaquim Orlando Zacarias Milvia Baçopo Parte I Polarímetro.
Poliamida..  Histórico: A primeira poliamida foi sintetizada na DuPont, por um químico chamado Wallace Hume Carothers, em As poliamidas como o.
 Uso em Alimentos. “Aditivo alimentar é toda e qualquer substância ou mistura de substâncias adicionadas intencionalmente aos alimentos sem o propósito.
A Transposição Museográfica da Biodiversidade no Aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais Maurício de Mattos Salgado Orientadora:
Aula 10 – Diagrama de fases
A.A. Mancio 1, S. A. P. Mota 2 e N. T. Machado 3, M. E. Araújo 3, D. E. L. Lhamas 2, D. H. S. Abreu 3, R. M. Oliveira 3 1 Universidade Federal do Pará,
Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

TINTAS / PIGMENTOSTINTAS / PIGMENTOS Grupo - 3 Beatriz Rodrigues Cristovão Rodrigo Luciana Pereira Nicole Queiroz Paulo César

 Resina(s).  Solventes.  Aditivos.  Pigmento(s).

As resinas são a “alma” das tintas, pois são as responsáveis em determinar qual será seu tipo, bem como suas características físico-químicas. A resina representa a parte não volátil da tinta e tem a função de “aglomerar” as partículas dos pigmentos. São formadas por processos de polimerização através da condensação ou adição. Ex.: Resina poliéster é formada por poliácidos + poliálcoois.

São líquidos voláteis e na maioria dos casos com baixo ponto de ebulição utilizado principalmente para dissolver a(s) resina(s) nas tintas, e com isso mantendo todos os seus componentes em uma mistura homogênea. Outra característica importante é que os solventes são utilizados para manter uma viscosidade ideal para cada tipo de aplicação. Para cada tipo de tinta utiliza-se os solventes mais adequados, tais como: acetatos (revestimentos poliésteres), aromáticos (tintas metálicas), éter glicólico (revestimentos automotivos).

Embora são geralmente utilizados em pequenas concentrações nas tintas, possuem funções específicas para atribuir características singulares à mesma. Existem vários tipos, cada qual, utilizado para proporcionar um efeito desejado imediatamente (antiespumante, desaerante, agente de flow, secante, umectante, dispersante), ou preventivamente (anti- sedimentante, agente reológico, estabilizante, fungicida).

Os pigmentos serão abordados com mais detalhes ao longo desta apresentação, porém, podemos adiantar que eles são os responsáveis em determinar a cor, o tom de uma tinta, e sem eles teríamos apenas um clear (verniz), ao invés de uma tinta, embora saibamos que haja vernizes coloridos, pigmentados normalmente por corantes (anilinas), as concentrações são bem menores, e o efeito visual de um verniz se dá justamente pela sua transparência, ou seja, o destaque do substrato a ser revestido.

Desde os primórdios a humanidade era desafiada por uma vilã impiedosa: A CORROSÃO, com isso houve a necessidade de tentar eliminar ou ao menos minimizar seus efeitos negativos, foi onde surgiu assim a principal função das tintas, que é a de PROTEÇÃO. Ainda não satisfeito com isso, o homem decidiu usar toda sua inteligência e criatividade para complementar sua obra e a partir daí as tintas ganharam mais uma função, a de DECORAÇÃO. A frase a seguir dita pelo vice-presidente da PPG, Marco Wismar, exemplifica bem isto: “Nós protegemos e embelezamos casas e edifícios, carros, eletrodomésticos, além de uma variedade imensa de produtos industriais.”

É muito importante ressaltarmos que antes de uma tinta ser produzida em escala industrial, geralmente as empresas que se preocupam com a alta performance e qualidade de seus produtos realizam todos os processos que serão mencionados abaixo, em menor escala, ou seja, em seus laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. Após termos uma breve introdução sobre o que é uma tinta e qual é sua funcionalidade, precisamos agora entender quais são as etapas dos processos envolvidos na sua fabricação. Os processos básicos na fabricação de uma tinta são: pré-mistura (também denominado empastamento), moagem, completagem, tingimento, controle de qualidade, filtração e enlatamento.

PRÉ-MISTURA

MOAGEM

COMPLETAGEM

TINGIMENTO

CONTROLE DE QUALIDADE

FILTRAÇÃO

ENLATAMENTO

Existem diversos tipos de pigmentos, dentre eles podemos ressaltar os inorgânicos, orgânicos, metálicos, pigmentos de efeito “pérolas”. Os processos de fabricação de pigmentos variam de acordo com o tipo de pigmento, e da resistência que o mesmo deve apresentar.

Como o próprio nome sugere, e tendo conhecimento prévio da química orgânica, os pigmentos orgânicos são pigmentos que contém carbono em sua composição. Algumas características desses pigmentos são que eles possuem as cores mais brilhantes e costumam ser bastante duráveis no uso de exteriores o que favorece muito sua utilização no mercado de tintas, pois suas características físico-químicas contribuem para aumentar a proteção das tintas nas quais são aplicados.

Os pigmentos orgânicos possuem em relação aos inorgânicos algumas vantagens, dentre elas: 1. as cores são mais brilhantes; 2. são mais transparentes; 3. possuem alto poder de tingimento; 4. há grande variedade de cores; 5. boa resistência ao intemperismo; 6. são de baixa toxicidade;

PIGMENTOS ORGÂNICOS

A principal desvantagem da utilização de um pigmento orgânico está diretamente ligada ao custo, pois devido as suas características especiais, o processo possui custos elevados e sua fabricação envolve processos complexos e demorados. Outro fator de desvantagem é o baixo poder de cobertura.

1-FAZENDA, Jorge M. R. Tintas e vernizes: ciência e tecnologia. Blucher. 3ed., São Paulo, BATISTA, Marcos A. J. e BATTONYAI, Miklos. Apostila - Curso de Introdução a Tintas e Resinas. Tekno/Divisão Tintas Kroma, Guaratinguetá, Apostila – Treinamento Básico Pigmentos, Ciba. Pigmentos Orgânicos, disponível em: Acesso em : 01 nov