  - é o produto final da relação do corpo – espaço e às qualidades do movimento. Onde são trabalhados tanto a individualidade quanto a coletividade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FEPART - FESTIVAL PARANAENSE DE ARTE E TRADIÇÃO PAULO CELSO NOGUEIRA DA SILVA DANÇAS DE SALÃO.
Advertisements

REDAÇÃO FINAL DA PESQUISA “Construindo o produto final do trabalho”
O QUE É LITERATURA?. O que é Literatura Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com.
O conceito de modernidade e pós-modernidade e a relação ciência,tecnologia e sociedade. Acadêmicos: Allan Ramos Cristina da Silva Eduardo Marques.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS PEDAGOGIA º SEMESTRE PROFESSOR: CARLOS EDUARDO RODRIGUES.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
Mito e Filosofia Prof. Abimael F Silva. Problema Inicial A filosofia nasceu realizando uma transformação gradual sobre os antigos mitos gregos ou nasceu.
Lgbtfobia: um caminho para a argumentação
Redação_ Linguagem Visual e Verbal
Introdução e Conceitos.
Medições – parte I: Precisão.
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DOS TRÊS REINOS 2ª Parte DO MUNDO DOS ESPÍRITOS
Prof Carlos Oberdan Rolim Empreendedorismo em Informática
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
BARBOSA, Rosângela Nair de Carvalho
ASPÉCTOS TÉCNICOS de PSICANÁLISE
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Práticas interativas de comunicação
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
Fichamento acadêmico:
Dança e teatro para pessoas com deficiência
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
Obrigações de dar: COISA INCERTA
SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU
Terapia do Arthur Nogueira, psicólogo..
ESTRATÉGIAS ou MÉTODOS DE ENSINO
Tecnologias e Linguagens
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Pesquisa Social Teoria, método e criatividade
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Apresentação.
Pibid como encontro do fazer docente
Espaço Geográfico, Paisagem e Território
O Projeto “O exército do Rei Corpo contra a Bruxa Sida” é um livro com trilha sonora que pode ser lido como uma aventura para crianças ou como um instrumento.
CICLO DE APRESENTAÇÕES
BANDA DESENHADA!....
Expressão e Linguagem Corporal
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
MENSAGENS REFLEXIVAS A LIMITAÇÃO DOS NOSSOS SENTIDOS
Modernismo - vídeo Sentimento de nacionalidade Busca da identidade.
Sociologia e Senso Comum
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Aula 3.2.
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Modalidades – Chula e danças GAÚCHAS de salão Critérios técnicos
FARMACOTÉCNICA I APRESENTAÇÃO: PROFESSOR LUIZ FERNANDO CHIAVEGATTO
Orientações ao professor
FENOMENOLOGIA.
Como montar uma apresentação de slides
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
A vida cristã é vitoriosa
Manuais Administrativos
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
Cartografia: ciência ou arte?
“É uma obra grandiosa transformar um ser aparentemente insignificante e desamparado numa bênção para o mundo e uma honra para Deus. Os pais não.
O padrão do primeiro slide é obrigatório
Portefólio reflexivo Eutuedanca.wordpress.com
PRATICANDO PARA APRESENTAR
Conceitos importantes para o estudo da História
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2009/2
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
PROJETO DE PESQUISA.
Deus não nos obriga a obedecê-Lhe; Ele nos dá o poder da escolha Deus não nos obriga a obedecê-Lhe; Ele nos dá o poder da escolha. Mas quando nos.
Transcrição da apresentação:

  - é o produto final da relação do corpo – espaço e às qualidades do movimento. Onde são trabalhados tanto a individualidade quanto a coletividade procurando sempre uma aliança entre objetividade e subjetividade. E devem ser trazidos a tona sensações – emoções – sentimentos. Buscando a sensibilização e a expressividade. O QUE É COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA?

  - chamamos de CORÊUTICA e EUKINÉTICA é a denominação dada por Rudolf Laban ao estudo do movimento no espaço tanto do corpo humano em ação – quanto do corpo aparentemente imóvel. Auxilia na compreensão do corpo em relação a si mesmo e em relação ao espaço circundante. E também das dinâmicas e das qualidades dos movimentos. O TRABALHO COM O CORPO!

  - O espaço é visto como matéria prima na qual o artista esculpe seu corpo em movimento – com frases de movimento e sua gestualidade. O QUE É ESPAÇO?

  - CORÊUTICA: relação espaço e corpo.  - EUKINÉTICA: relação entre o corpo e sua expressão RESUMO

  - Para um entendimento do processo de criação da composição coreográfica é preciso compreender os conceitos de corpo.  - Para que este processo de composição possa ter sucesso qualitativo é necessário um corpo disponível – aberto a reflexões e a experimentações – que seja entendido como um corpo pensante – ativo – crítico – sensível – carregado de memórias coletivas e individuais – subjetividade e de imaginação. Um corpo que se entenda além de um mero instrumento técnico.  - O corpo que dança não é um simples reprodutor de movimento – mais um corpo que pode se tornar expressivo de acordo com o treino proporcionado. O CORPO UM EMARANHADO DE SIGNIFICAÇÕES

  É a mais antiga forma de expressão do ser humano pois mesmo antes da utilização da fala – o homem já se expressava por meio de movimentos e da dança – desde que fosse para exaltar o nascimento de um filho ou para estabelecer uma conexão com aqueles fenômenos que não compreendia.  - As frases de um movimento serão compostas por movimentos – gestos organizados espacialmente e com ritmo que dará a entonação do discurso - o que a letra da musica nos diz. O QUE É MOVIMENTO?

  - O corpo que dança pode ser comparado a um poema a um romance ou a um simples texto – no qual se nota que a fala significa não só pelas próprias palavras – mas também pelos gestos – pelo tom e fisionomia – podendo revelar o que há para além dos pensamentos da pessoa que fala. O corpo do artista se empresta ao mundo para transformá-lo em arte. O CORPO ARTE!

  - Respeitar cada categoria – a composição coreográfica deve ser realizada conforme a categoria apresentada como: mirim – juvenil – adulta – veterana e xirú.  - Observar os quesitos da planilha. OBS.:Revisar as planilhas de entrada e saída se necessário. -Cuidar com dramatização – mais que composição coreográfica. - Trabalhar habilidades psicomotoras em cada categoria para que a composição coreográfica sempre enriqueça mais. COMO CONSISTE A AVALIAÇÃO

 - Cuidar com acessórios e cenários para que não tenham quedas durante a apresentação. - O grupo de dança pode ter a livre escolha de realizar sua coreografia de frente para o público ou de frente para a avaliação. Mais lembrar que se escolher realizar de frente para o público alguns quesitos não poderão ser avaliados com qualidade - podendo o grupo de dança ser prejudicado em sua composição coreográfica. - Aspectos que fazem a diferença na composição coreográfica: harmonia – expressão corporal – expressão facial – ritmo – gestos e movimentos com qualidade.

 - Cuidar erros individuais. - Quando trabalhar com dramatização e coreografia – sempre observar a relação do corpo de dançarinos com os dramatizadores – para que a composição coreográfica tenha sentido. - Cuidar com gestos e movimentos que tenham sentido na letra musical. - A pesquisa de entrada e saída é uma fonte importante para a qualidade da avaliação. Ela não é obrigatória – mas é eficaz.

  SEMPRE LEMBRAR QUE O CORPO DEVE IMPRIMIR DIVERSAS SENSAÇÕES ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS E GESTOS. PORTANTO O CORPO FALA – REALIZANDO ASSIM UMA TRANSFIGURAÇÃO POÉTICA DO TEMA TRABALHADO. DICA

  OBRIGADA À TODOS  E SE TIVEREM DÚVIDAS PODEM ENTRAR EM CONTATO PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS.  IVANA CARLA CORDEIRO DA SILVA FRANCOS  CONTATO:   Fone: (42)

 BOA SORTE! ! ! PAINEL 2016